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Marketing digital na construção civil

A construção civil sempre foi um dos alicerces da economia brasileira. Afinal, é uma área que gera muitos empregos e cujos resultados são visíveis

 

Por muito tempo, a construção civil e muitos que trabalham com ela pensavam que não precisavam ou que qualquer ferramenta de marketing não se aplicava a essa área.

A construção civil foi, durante muito tempo, uma área sem muito marketing, afinal os negócios eram fechados exclusivamente entre clientes e gestores. Não havia marketing divulgando dados ou fazendo propaganda.

Mas com a popularização da internet, é preciso perceber que há muitos clientes em potencial que utilizam a internet. A pergunta fundamental que você deve se fazer é: “Como posso chegar nesses clientes em potencial?” e “Como o marketing digital pode trazer benefícios à minha empresa de construção civil?”

O objetivo desse texto é mostrar como o marketing digital deve fazer parte da construção civil e como excelentes resultados podem ser obtidos quando o marketing digital entra na estratégia de uma empresa de construção civil.

 

A Construção Civil No Brasil Hoje

A construção civil é um dos termômetros da economia no Brasil. A previsão para 2020 é que haja um crescimento no setor de até 3%. Ou seja, a queda apresentada pelo setor desde 2014, acredita-se, não irá se repetir nesse ano. [1]

Dentre os itens que lideram esse crescimento estão edificações e segmento de construção, manutenção e reformas (aqueles feitos por pequenos empreiteiros e os próprios compradores de insumos) seguirão liderando a recuperação e mantendo o ritmo de crescimento da construção civil no país.

O setor da construção civil movimenta mais de 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e gera cerca de 10 milhões de empregos, todos os anos.

 

Marketing Digital Na Construção Civil

O conceito de marketing digital na construção civil foi implantado por Ênio Padilha, em seu livro “Marketing Para Engenharia, Arquitetura e Agronomia”.

O livro destaca as características de marketing de serviços, comportamento de compras e os principais canais de aquisição de clientes.

Esse foi um livro um tanto quanto revolucionário, uma vez que impactou o setor. Mas muito mudou após o surgimento da internet.

Pare para perceber e olhe ao seu redor: certamente irá encontrar alguém com o celular nas mãos (ou quem sabe você mesmo esteja lendo esse texto por meio do seu celular?).

É possível perceber que estamos praticamente o dia todo conectados via internet e isso abre uma nova era de possibilidades para comunicação e, por que não, negócios.

Só para se ter uma ideia, hoje acredita-se que 3,2 bilhões de pessoas estejam conectadas ao redor do mundo.

O Brasil ocupa uma posição de destaque, de acordo com o relatório da UNCTAD (Conferência das nações unidas pelo comércio e desenvolvimento), o país ocupa a 4ª. posição global em usuários de internet, com mais de 120 milhões de pessoas conectadas, o que representa a 59% da população brasileira.

 

Vantagens do marketing digital na construção civil

Existem diversas vantagens em abraçar o marketing digital na construção civil.

1 – Baixo custo

Se formos comparar uma campanha de marketing digital a uma campanha impressa, com anúncios impressos ou outdoors, ou uma propaganda na televisão ou rádio, certamente a campanha digital ganha em termos de valores mais baixos.

Como não há impressão, nem horas na televisão ou rádio, o valor de campanhas é comparativamente diminuto. Além de que há inúmeras possibilidades de diferentes campanhas, dependendo do seu orçamento ou seus objetivos.

2 – Segmentação do público

Quando você põe um anúncio em jornal, revistas, TV ou rádio, você não sabe exatamente qual público vai atingir.
E isso pode não ser nada bom, uma vez que muitas vezes, há um público específico que você deseja (ou precisa) atingir.

Já com o marketing digital, você pode fazer campanhas específicas, para tipos de público específicos. Por exemplo, você pode selecionar seus clientes mais antigos e fazer uma campanha só para eles.

Ou então, fazer uma campanha só para parceiros ou para um público mais jovem, tudo depende de quais são seus objetivos.

3 – Medida do retorno

Um dos fatores mais interessantes do marketing digital é a possibilidade de mensurar o retorno.

Com uma boa campanha de marketing, é possível medir a quantidade de acessos a uma campanha específica, bem como o retorno dessa campanha, mensurando novos clientes ou novos contratos fechados.

Portanto, você terá um panorama muito claro do retorno do marketing digital.

4 – Autoridade na web

Existem muitos sites. Mas quando você cria conteúdo relevante, da maneira correta, há divulgação do seu site e, com isso, você consegue demonstrar de maneira muito clara que sua empresa é confiável e entende tudo sobre o tema.

Assim, a desconfiança que muitos têm sobre empresas e negócios online cai, se afastando da sua marca.

5 – Engajamento

Por meio do marketing digital, é possível associar a sua empresa de construção civil a diversas ações e ideais, tornando-se engajado com conceitos atuais.

 

Como Fazer Marketing Digital Na Construção Civil?

Primeiramente, você precisa entender alguns conceitos, fundamentais em marketing digital.

1 – Objetivo da campanha de marketing digital

A primeira ação é ter em mente qual é o objetivo da campanha de marketing. O que você deseja com ações de marketing? Divulgar o nome da empresa (seu brand?)? Aumentar as vendas?

Objetivos são sempre importantes porque uma das grandes vantagens do marketing digital é que o retorno pode ser mensurado. Ou seja, mediante seu objetivo é criada uma estratégia e com ela é possível medir o retorno.

Não é nenhum exagero dizer que o plano de marketing na construção civil está para o profissional de marketing como a planta de uma obra está para o engenheiro.

É um passo essencial para que tudo saia conforme a programação.

2 – Tráfego no site

A primeira coisa que você precisa entender é que para gerar vendas para sua empresa, você precisa atrair visitantes, para o site da sua empresa de construção civil e para o seu blog. Além disso, essas visitas têm que virar clientes, fechando vendas.

Para tudo isso acontecer, há uma série de estratégias e técnicas.

Uma delas é a forma e a linguagem que se utiliza em textos na internet. Isso é chamado de SEO (Search Engine Optimization), ou seja otimização para mecanismos de buscas.

Se uma maneira bem simples, quanto “melhor” seu texto estiver, seguindo esse conjunto de regras que chamamos de SEO, mais bem posicionado seu texto estará (ou seja, ele ficará bem ranqueado) e assim, quando alguém for fazer uma pesquisa sobre o assunto da sua empresa de construção civil, o texto da sua empresa vai aparecer.

Quando os usuários da internet chegam naturalmente ao site ou blog da sua empresa, sem investimento ou anúncio, denominamos isso tráfego orgânico.

Outra opção que a internet oferece são links patrocinados. Ou seja, tendo verba, é possível colocar link do site da sua empresa de construção civil em outros sites, com mais acessos, como por exemplo, de lojas de materiais de construção.

Essas campanhas pagas geram tráfico para sua página, por meio de plataforma de publicidade como Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads, etc.

3 – Inbound marketing e Funil de vendas

Inbound marketing é a tática que concilia táticas de marketing digital em um único sistema.

Basicamente, tem como objetivo atrair, converter, fechar um negócio e fazer com que se tornem advogados, promotores da sua empresa, da sua marca.

Esse sistema é baseado no chamado funil de vendas e gera excelentes resultados.

Um dos conceitos mais importantes para quem pretende entrar no mundo do marketing digital é o funil de vendas. Se você não tiver um funil de vendas bem definido e monitorado, você está certamente perdendo clientes. Mas o que é isso?

O funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

Portanto, é a representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra, acompanhando ou conduzindo seu cliente desde o momento que ele entra em contato com a solução vendida pela sua empresa de construção civil até o momento que ele fecha o negócio com você.

Assim como um negócio tem várias etapas, o funil de vendas também tem.

1 – Topo do funil

Também chamada de etapa da consciência, porque aqui o seu cliente era indiferente à própria necessidade ou problema.

Ou seja, ele não estava buscando nenhum serviço, mas entrou em contato com sua empresa de construção civil. É nessa hora que você deve apresentar sua empresa como sendo especialista no assunto.

É o momento de educar o seu cliente, fornecer muito material e conhecimento para ele. Assim qualquer dúvida que ele tiver, vai entrar em contato direto com você, no caso, com a sua empresa de construção civil.

2 – Meio do funil

Se o seu cliente entrou em contato com o rico material sobre construção civil que você fornecer, agora ele estabeleceu que tem um problema.

Essa é a etapa essencial entre o topo do funil e o meio do funil, reconhecer que tem um problema.

Ou seja, agora que o cliente começa a pensar: “Realmente, preciso fazer essa obra/reforma”, ou então “Está mais do que na hora de construir uma casa naquele terreno” ou “Hora de iniciar um empreendimento no novo bairro”.

Aqui começam os leads, ou seja, os visitantes começam a ganhar nome, uma vez que iniciam o contato com sua empresa, seja por e-mail, seja por preenchimento de um formulário online.

O objetivo dessa etapa é estabelecer uma relação de confiança com seu cliente. Não adianta pensar em vender o serviço a ele a todo custo. Você precisa ser sincero, oferecer alternativas e responder às possíveis dúvidas que seu lead te traz.

3 – Fundo do funil

Aqui entra a decisão de compra. Nessa etapa, o seu cliente compara preços e avaliações de várias empresas no seu ramo, o de construção civil.

Uma dica é sempre incluir depoimentos de clientes, uma vez que isso ajuda a tomada de decisão do cliente.
O cliente fecha o negócio com você e na entrega final da obra, você também manda um e-book, com dicas de manutenção e dúvidas do pós-obra.

O seu cliente torna-se um promotor e deixa um depoimento no seu site, deixando claro como ficou feliz com toda a condução do negócio pela sua empresa.

 

Estratégias Para Marketing Digital Na Construção Civil

Agora você já deve ter percebido algumas estratégias que podem ser utilizadas pelo marketing digital na construção civil. Mas vamos resumi-las:

> Ter um site da empresa e um blog;

> Ter perfil profissional da empresa em redes sociais;

> Aumentar o número de visitantes ao site e blog da sua empresa de construção civil, bem como às redes sociais;

> Aumentar os leads;

> Ter sempre um bom retorno do contato digital dos seus clientes;

> Utilizar anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads.

Como trabalhar o marketing digital na construção civil

Algumas estratégias são de extrema importância para sabermos trabalhar bem o marketing digital na construção civil.

1 – Anúncios pagos

Plataforma digitais de vendas pagas, como Google Ads, Facebook Ads e Twitter Ads são excelentes, pois permitem que seu cliente entre em contato com sua marca quando está buscando outro assunto, ou em lojas destinadas ao que você trabalha.

É importante fazer uma boa pesquisa e saber qual a verba que você pretende investir nesse tipo de publicidade digital.

2 – Redes Sociais

Ter um perfil profissional da sua empresa de construção civil no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter aproxima você do seu cliente.

E é importante manter o perfil sempre ativo, publicando conteúdo de qualidade.

Ou seja, faça links dos textos publicados em blogs ou conteúdos e ações divulgadas pela empresa.

E lembre-se sempre de ter alguém (ou você mesmo) para interagir com as dúvidas dos clientes nessas mídias sociais.

3 – Website e blog

Acho que já ficou bem claro como é importante ter um site da sua empresa de construção civil bem-feito, que chame atenção dos clientes e gere leads.

Você também pode ter um blog, no qual divulga textos e conhecimentos, sempre associados ao site da sua empresa, para que quem ler o texto, possa também acessar o site da sua empresa.

Nesse ponto, é importante perceber que contratar um profissional para fazer seu site e manter seu blog é uma boa ideia. Afinal, um dos primeiros processos no SEO é organizar a estrutura de um site. Um site mal estruturado é mal organizado sofre para ranquear.

Portanto, considere a possibilidade de investir no profissionalismo nessa hora.

 

Dicas para marketing na construção civil

Se você se interessou pelo o que o marketing digital pode trazer pra sua empresa de construção civil, veja algumas dicas.

1 – Saiba quem é sua persona

Persona é o conceito atual para o antigo “público-alvo”. Ele se encaixa perfeitamente aos meios digitais, no qual as pessoas são cada vez mais exigentes.

Trata-se de um personagem fictício que tem nome, sobrenome, hábitos, costumes e problemas.

Esse elemento é criado no planejamento e auxilia na construção de todos os materiais utilizados na estratégia.

2 – Tenha um bom plano estratégico

Agora que você já sabe sobre algumas ferramentas que o marketing digital dispõe, tenha um bom plano estratégico, sabendo exatamente onde você pretende chegar.

3 – Contrate profissionais, se o orçamento permitir

Se você puder investir em marketing digital, essa é hora. Procure empresas especializadas para estabelecer, com elas, o plano de ação para sua empresa de construção civil.

4 – Mantenha website, blog atualizados e com conteúdo relevante

De nada adianta tudo isso se você não atualiza o blog da sua empresa há dois anos. Blog tem que ser atualizado, sempre. E postar conteúdo relevante.

Portanto, se você mesmo mantém o site e o blog da sua empresa, busque escrever bons textos, com conteúdo e seguindo as regras de SEO (há sites que podem te ajudar a escrever melhor, voltado para o público da internet).

5 – Redes sociais

Tenha perfis profissionais em Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, lembrando sempre de divulgar os conteúdos postados no website da sua empresa e no blog nas redes sociais, bem como as ações da sua empresa.

6 – Depoimentos de clientes

Inclua sempre depoimentos de clientes na página da sua empresa, bem como nas redes sociais. Isso pode ser determinante para o cliente que ainda está em dúvida se fecha negócio com você ou não.

7 – E-mail marketing

Lembre-se sempre que o e-mail é uma ferramenta poderosa para entrar em contato com seu cliente e divulgar conteúdos. Mantenha sua caixa de correio sempre ativa e responda a todos que te enviarem e-mails com dúvidas.

 

Conclusão

O marketing digital pode auxiliar muito a construção civil, uma vez que pode gerar mais vendas e clientes.

Saber os termos e ter informações sobre o que se pretende, bem como quais são as possíveis estratégias que podem ser utilizadas pela sua empresa de construção civil no que se relaciona a marketing, pode fazer a diferença em quantos clientes fecham negócio.

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