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Marketing Digital: as notícias mais relevantes da última semana no mercado digital

Novo relatório IDC, morte de publicitário, anúncios do Instagram Stories e Uber: confira as principais notícias da semana no mercado de marketing digital

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Por Gabriela Manzini*

Na última madrugada, faleceu Júlio Ribeiro, ex-fundador da Talent e reconhecido publicitário brasileiro. A notícia chacoalhou o mercado nesta sexta-feira, mesmo com as várias divulgações da semana que movimentaram o setor digital.

Abaixo, as notícias mais relevantes selecionadas por nossa curadoria sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Um momento de silêncio nesta sexta-feira.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Morre o publicitário Julio Ribeiro, ex-fundador da Talent

Vítima de um AVC, morreu o publicitário Júlio Ribeiro aos 85 anos, na madrugada desta sexta-feira. Fundador da agência Talent, fez seu nome no mercado brasileiro antes de vender a empresa para o grupo Publicis, em 2010.

Em nota via Facebook, a agência homenageou o profissional:

Nós, colegas de Julio Ribeiro na Talent, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio“.

 

[Marketing Digital – Transformação Digital]

IDC divulga seu relatório de previsões para 2018 e alerta para urgência da Transformação Digital

Segundo o último relatório da consultoria IDC, divulgado nesta semana, o mercado de Tecnologia da Informação e Telecom terá uma retomada positiva já no primeiro semestre de 2017, implicando na necessidade de implementação de projetos de transformação digital dentro das corporações.

A Transformação Digital é um processo contínuo pelo qual as organizações se adaptam às mudanças disruptivas ou criam essas mudanças. Temos visto mais empresas se capacitarem digitalmente, mas ainda há uma distância significativa entre os pioneiros e os retardatários, e haverá consequências para as que não conseguirem fazer a transição para um modelo digital nativo. Ano passado alertamos que não havia mais espaço para postergar projetos de transformação e inovação, e agora, com um cenário econômico mais tranquilo e previsível, insistimos não só na necessidade mas também na urgência do Brasil retomar seus investimentos em tecnologia”, afirmou Denis Arcieri, Country Manager da IDC Brasil, em nota oficial.

 

Um dos setores que mais devem ser afetados é o de tablets e smartphones. Segundo a consultoria, em 2018, estima-se que o mercado corporativo demande 3,5 milhões de tablets e smartphones [olha o Mobile aí de novo!], o que representa 6% do volume total de vendas dos dispositivos no país.

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O segmento de Internet das Coisas (IoT) é outro em destaque no relatório. De acordo com o IDC, o mercado total de IoT no Brasil será responsável por US$ 8 bilhões, sendo US$ 612 milhões apenas no segmento doméstico.

>> Saiba mais sobre a Internet das Coisas aqui!

 

[Marketing Digital – Social Media]

Instagram divulga novo formato de anúncios sequenciais no Stories

O Instagram revelou que está disponibilizando um novo formato de anúncio que permite três peças sequenciais no Stories, em formato de Carrossel. A novidade facilita o storytelling por parte das marcas, melhora a criação de campanhas com conteúdos bons e criativos, e aumenta o potencial de engajamento e conversão das marcas.

A rede social já tem exibido desde o ano passado anúncios entre stories da timeline do usuário. Agora, o novo recurso permite que o usuário vá “para frente e para trás no conteúdo, até pausar quando eles quiserem ver” dentro do Stories.

O formato ainda não foi liberado para todos os perfis de negócios. Dentre as marcas globais, a Coca-Cola e a Paramount já estão utilizando. Aqui no Brasil, a Renault será a primeira a testar o recurso.

Novo recurso de anúncios sequenciais do Instagram Stories sendo utilizado pela GAP. Foto: Divulgação

 

 

[Marketing Digital – Inovação]

Uber lança serviço de utilização de bike em seu aplicativo

Em parceria com a startup JUMP, a Uber anunciou que está disponibilizando a opção de utilizar bicicletas elétricas dentro do aplicativo da marca. Um teste inicial está sendo feito em São Francisco, Califórnia, mas a empresa já anunciou interesse em expandir o serviço “em breve”, e conta inclusive com uma lista de espera — veja AQUI

 

[Marketing Digital – Mercado]

Profissionais de Marketing, Vendas com foco em digital terão mais oportunidades de atuação em novas vagas no mercado

Segundo reportagem da Exame, os segmentos de Vendas e Marketing devem voltar a contratar pessoal qualificado ao longo de 2018. Dentre os cargos que terão mais demanda, destacam-se aqueles relacionados ao ambiente digital, tais como: gerente de transformação digital, diretores de transformação digital (e-commerce, marketing ou tecnologia da informação), analista e gerente de mídias digitais, gerente de marketing e produto, profissional de marketing digital, profissional de inteligência de mercado, além de gerentes nacionais e regionais de vendas.

No que tange à área de TI, também faltam profissionais qualificados para os novos desafios e os que tiverem foco na experiência do usuário com domínio do inglês terão um diferencial competitivo diante do mercado. Alguns dos cargos mais demandados são para engenheiro ou cientista de dados, arquiteto de soluções e analista de Business Intelligence (BI).

Mais informações sobre o mercado de trabalho AQUI.

 

Complementar ao assunto, Seth Godin — um dos profissionais mais respeitados na área, empreendedor digital e autor de livros best sellers –, afirmou na semana anterior, durante participação no Fórum de Negócios Nórdicos, em Estocolmo, que o marketing como conhecemos “vai morrer”, e que os aspectos quantitativos serão totalmente automatizados muito em breve. O especialista encorajou os profissionais “sérios” a focar nos aspectos estratégicos ou artísticos do trabalho.

O marketing de hoje claramente se dividiu em duas disciplinas: um liderado pela “Inteligência Artificial (AI) e data-driven marketing, grind it out, sistêmico, marketing digital”, no qual haverá “pouco espaço para humanos”. A outra parte é “poesia, mágica”, com um “ser humano fazendo o que ninguém espera”.

 

Entre as consequências, ele pontuou a redução do salário e o aumento em importância da criatividade e “soft skills” (“habilidades leves”, na tradução do inglês, que contrapõem as capabilidades apenas técnicas). Leia mais AQUI.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Anúncios de TV são preferidos de gerações anteriores; Influenciadores digitais no Instagram crescem e influenciam público jovem

De acordo com o último relatório da Global Web Index, pesquisa com mais de 350 mil usuários de internet de 16 a 64 anos, anúncios na TV ainda se mostram o formato que mais trazem novos consumidores, com 36% dos clientes confirmando isso, contra 30% afirmando que são mais propensos a descobrir novas marcas com anúncios digitais.

Sem surpresas, as formas mais tradicionais de publicidade são citadas entre as mais impactantes dentre as gerações mais velhas, enquanto novos consumidores são mais receptivos a outros formatos. Os jovens são ainda são os mais influenciados com conteúdo produzido por marcas (Branded Content) e social media, o que nos remete a um aumento de poder entre os influenciadores digitais.

 

>> A Redação recomenda ainda:

Branded Publishing: como produzir conteúdo qualificado, que de fato, impacte a sua audiência

Social media marketing: como humanizar o relacionamento nas plataformas

Como os influenciadores digitais estão modificando o mercado do marketing

 

Foto: Reprodução eMarketeer/Relatório O Estado do Marketing de Influência 2018”

Complementar a este último fato, o Instagram se estabelece como o principal canal para o marketing de influência. Novos dados da empresa Klear, noticiados pelo eMarketeer, revelam que o número de posts de influenciadores quase dobrou entre 2016 e 2017, chegando próximo dos 1,5 milhão de postagens. Isso porque o levantamento considerou apenas posts com hashtags indicativas, como #ad ou #sponsored, prática recomendada por algumas autoridades que regulam o mercado.

 

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[Palestrantes divulgados no 2º lote]

 

 

[Marketing Digital – Comunicação]

94% dos brasileiros acreditam que posicionamentos sociais e ambientais precisam estar claros na comunicação de marcas

O novo consumidor brasileiro, exigente e questionador, anseia e cobra por posicionamentos mais claros por parte das marcas.

“Abraçar bandeiras, como diversidade e respeito às diferenças e preservação do meio ambiente é visto cada vez mais como papel das marcas”, relatou o PropMark. 

Esse é o entendimento de 94% dos brasileiros entrevistados para o estudo da MindMiners, a pedido do PropMark. O estudo foi feito com 300 brasileiros, divididos proporcionalmente entre as classes sociais. Mais informações AQUI.

Segundo o levantamento, o consumidor, inclusive, já tem notado esse retorno na comunicação e publicidade das marcas, com 52% dos brasileiros afirmando já terem percebido mudanças na postura das marcas em suas campanhas de verão dos últimos anos.

Os dados apontam ainda que 48% dos pesquisados enxergam melhorias no conteúdo das campanhas publicitárias dessa época; 47% consideram as propagandas atuais mais autênticas, e 38% reconhecem maior valor humano nas peças veiculadas.

 

[Marketing Digital – Social Media]

Posicionamento da marca de roupas A Mulher do Padre é criticado por clientes

Na tentativa de se posicionar socialmente, algumas marcas no entanto derrapam. Se inclui aqui a marca de roupas A Mulher do Padre, que rendeu comentários nas redes sociais nesta semana. A marca produziu uma camiseta similar ao uniforme da Casa Fundação, antiga Febem. A postura foi denunciada e criticada nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Facebook Igor Carvalho

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* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

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