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Live Content: por que essa tem sido a maior aposta de 2017?

Representante do Facebook, Cláudia Gurfinkel, revela cases e insights sobre o Live Content, formato de conteúdo que já conquistou os usuários

 

É fato que as LIVEs já conquistaram os usuários, inclusive os brasileiros, e entraram no planejamento anual das marcas. Devido a relevância desse assunto, o Digitalks convidou o Facebook para falar sobre o tema no Fórum de Marketing Digital do Rio de Janeiro, que acontece nesta quinta-feira, dia 06 de julho.

Cláudia Gurfinkel, Líder de Parcerias de Mídia do Facebook para a América Latina, é a representante do Facebook no evento e vai contar cases de sucesso e dar alguns insights para os participantes aplicarem esse formato nos seus negócios de maneira eficaz.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto antes do evento? Então confira a entrevista que a equipe de redação do Digitalks fez com a Cláudia.

 

Digitalks – Pesquisas demonstram que as LIVEs têm ganhado destaque na estratégia das empresas para engajar usuários. Você diria que, mais que um formato, as LIVES podem ser consideradas experiências sociais? Por quê?

Cláudia Gurfinkel: Nós acreditamos que quando você̂ dá a qualquer pessoa o poder de transmitir ao vivo, surge uma nova experiência de consumo de conteúdo. E é exatamente isso que vem acontecendo no Brasil desde o lançamento da Live em 2015. Ao quebrar as barreiras de tempo e espaço, a Live possibilita uma nova forma de interação, muito mais pessoal, social e em tempo real.

Hoje, as pessoas compartilham, descobrem e se engajam mais com vídeos do que nunca antes. E os vídeos ao vivo trazem para elas uma nova forma de vivenciar e compartilhar momentos conforme eles acontecem, em qualquer lugar do mundo, e diretamente pela palma da mão. Como resultado, as pessoas comentam 10 vezes mais em vídeos ao vivo do que em vídeos tradicionais, e eles têm um tempo de visualização três vezes maior quando estão sendo transmitidos.
 

D – Consumir conteúdo em vídeo se tornou uma das preferências dos brasileiros. Você pode optar por publicar um vídeo editado ou fazer uma transmissão ao vivo. Que fatores as empresas precisam levar em consideração para decidir qual dessas duas maneiras é a mais adequada para divulgar o seu conteúdo?

CG: A forma e os tipos de conteúdo que compartilhamos hoje são diferentes de cinco ou até mesmo dois anos atrás. As pessoas compartilham agora de forma mais visual do que antes, e o vídeo é a linguagem favorita das pessoas no Facebook. Por isso, estamos constantemente explorando novas formas de ajudar os produtores de conteúdo a se conectarem com seus públicos em nossas plataformas.

No último ano, as pessoas criaram e compartilharam aproximadamente três vezes mais vídeos no Facebook do que elas faziam há um ano. Além disso, hoje, um em cada cinco vídeos no Facebook é ao vivo, e, no último ano, o tempo assistido por dia dos vídeos Live cresceu mais de quatro vezes.

Os vídeos ao vivo funcionam muito bem para notícias de última hora, bastidores, momentos autênticos e conteúdos que permitam a interação com o público em tempo real. Já vídeos tradicionais permitem explorar um conteúdo com mais produção, por exemplo.
 

D – Quais as principais vantagens e desvantagens que esses dois tipos de publicação (vídeo editado ou LIVE) podem trazer para as empresas ou marcas?

 
CG: A experiência visual (fotos e vídeos) é cada vez mais valorizada pelas pessoas. Esses formatos permitem criar conteúdos autênticos e de alta qualidade. Mas não existe uma regra a ser seguida, uma vez que os públicos são diferentes, e a forma como engajá-los também. Cada marca ou criador de conteúdo precisa encontrar o formato que funcione melhor para sua audiência e, claro, para o conteúdo que gostaria de compartilhar. E dependendo do seu objetivo esse conteúdo pode se adaptar melhor aos recursos de um vídeo tradicional (sob demanda), ao vivo, efêmero ou mesmo em 360 graus.
 

D – Durante a palestra, o Facebook vai apresentar maneiras para otimizar as estratégias de LIVE Content. Você pode dar alguma dica prévia?

 
CG: Há quatro aspectos principais que podemos considerar ao criar conteúdo no Facebook: consistência, autenticidade, relevância e engajamento. Nas transmissões ao vivo as pessoas querem ser transportadas para o conteúdo e sentir que podem interagir diretamente não apenas com quem está no vídeo, mas também com aqueles que estão assistindo. Dicas como responder às perguntas dos fãs, avisar com antecedência que a Live vai acontecer e ficar ao vivo por pelo menos 10 minutos para que as pessoas consigam encontrar o seu vídeo estão entre algumas das melhores práticas no uso da ferramenta. Porém, é importante lembrar que todo criador de conteúdo é diferente, assim como suas audiências e, dessa maneira, é preciso entender o que ressoa melhor com seus fãs.

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