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Indústria automobilística: Nissan Intelligent Mobility traz inovações para o setor

Executivo da Nissan revelou as inovações para a indústria automobilística no Fórum E-Commerce Brasil 2019

 

Por Gabriel Dias*

A indústria automobilística sofre constantes incertezas no mercado. O público está mais exigente e pede inovações das fabricantes para solucionarem problemas de mobilidade nas cidades. O automóvel deixou de ter apenas a função de transportar o cliente. Agora, o carro precisa promover a integração do motorista com o ambiente ao seu redor e trazer comodidade para a vida humana. Entender esse público é um dos desafios das grandes montadoras. Para a Nissan, a solução para tal desafio é mudar a visão convencional e atender às novas exigências do consumidor.

O Diretor de Marketing e Vendas da Nissan, Humberto Campusono, contou no Fórum E-Commerce Brasil 2019 que a empresa mudou a visão há dez anos e projetou soluções com zero emissões de gases e zero fatalidades no trânsito. O projeto recebeu o nome de “Nissan Intelligent Mobility” e integra as modificações que são conhecidas como Transformação de Mobilidade.

De acordo com Campusono, a mobilidade não é mais um conceito simples de apenas levar de um ponto para o outro. Agora, o conceito de mobilidade é melhorar vidas.

“As fabricantes devem abandonar a crença convencional de que a tecnologia afasta as pessoas dos carros para a tecnologia faz dos carros parceiros e divertidos”, disse Humberto Campusono.

 

Pilares para a inovação automobilística

A Nissan entendeu que o futuro da indústria automobilística é pensar em três pilares de inovação: direção inteligente, energia limpa e conectividade.

 

1- Direção autônoma

Promover direção inteligente faz parte do projeto “Nissan Intelligent Mobility” e iniciativas como assistente de estacionamento e piloto automático estão nos planos da empresa. A capacidade de fazer um carro andar totalmente sozinho está muito próxima da realidade, de acordo com Campusono.

 

Foto: slide de palestra sobre Indústria automobilística

 

A multinacional projetou quatro estágios para a direção autônoma dentro de seus projetos internos. Em 2016, iniciou com a Single Lane Highway, que em português significa estrada de mão única. Aqui, os carros teriam capacidade de conduzir em pistas únicas. 2018 foi a vez das faixas de mão dupla. Em 2020, está prevista a possibilidade de carros conduzirem livremente em cidades e, já em 2022, a Nissan projeta carros totalmente autônomos/sem motorista.

 

2- Energia sustentável

Humberto Campusono afirma que os carros que utilizam energia sustentável vão ser as primeiras opções para os usuários. “A informação é fator chave para aumentar o interesse das pessoas em carros de energia sustentável. Depois que as pessoas descobrirem as facilidades, será fator decisivo na escolha”, relatou. Hoje, 40% dos brasileiros ainda não ouviram falar sobre carros híbridos e elétricos.

Campusono declarou que a estimativa é que, em 2030, 55% de todos os carros vendidos no mundo poderão ser elétricos. Em pesquisa encomendada pela Nissan, 56% das pessoas acreditam que o carro elétrico será uma realidade no Brasil em até 10 anos e 20% acredita que seja realidade no país em até 3 anos.

 

3- Conectividade e integração

Integração inteligente será algo comum em pouco tempo. A possibilidade de manter contato com o mundo exterior irá trazer benefícios na mobilidade urbana. Promover troca de energia e informação entre carro/casa/cidade poderá trazer impactos positivos para a vida humana, como, por exemplo, evitar acidentes e congestionamentos.

A conectividade será um diferencial no mercado, carros que possuírem as tecnologias terão potencial para gerar faturamento maior. Aliás, recursos como entretenimento, reconhecimento de voz, navegação e comunicação com outras estruturas do veículo serão cada vez mais comuns.

 

Resultados significativos na indústria automobilística

Portanto, para manter a competitividade no mercado automobilístico, a solução é modificar a visão de mobilidade. Ou seja, investir em tecnologia e procurar transformar a vida humana positivamente. Seguindo esses conceitos, a Nissan possui hoje o carro elétrico mais vendido do mundo, o Nissan Leaf. No Brasil, o automóvel foi lançado neste ano, no dia 18 de julho, e teve sucesso na pré-venda, segundo Humberto Campusono.

*Gabriel Dias é jornalista formado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Analista de Comunicação no Digitalks, Gabriel também tem experiência nas áreas de jornalismo político. Trabalhou em agências de comunicação e na Câmara dos Deputados. Gosta de produzir conteúdos digitais e foca no Marketing Digital.

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