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Índice Nacional de Satisfação do Consumidor fecha dez em alta

O setor de bens de consumo registrou alta de 3,7pp na avaliação dos consumidores e, em dezembro, atingiu 82% contra os 78,3% verificados no mês anterior. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM. O estudo mostra que o aumento se deu em duas das quatro empresas analisadas, uma das quais recebeu vários elogios e recomendações de produtos de uma de suas marcas de sabonetes e desodorantes.

Globalmente, o INSC fechou dezembro com aumento de 0,7pp – de 52,7% em novembro para 53,4%. As empresas de saneamento básico não registraram variação em dezembro. Do total de 23 setores pesquisados mensalmente, 15 apresentaram alta na satisfação dos consumidores. Além de bens de consumo, são eles: vestuário (+ 8,4pp), supermercados (+ 0,8pp), drogarias (+ 1,3pp), indústria automobilística (+ 0,8pp), personal care (+ 0,1pp),  bancos (+ 2,3pp), seguradoras (+ 0,6pp), comunicações (+ 0,4pp), hospitais & laboratórios (+ 0,5pp), indústria farmacêutica (+ 0,9pp), convênios médicos (+ 3pp), transportes metropolitanos (+ 0,2pp), gás (+ 1,3pp) e construtoras (+ 1,2pp). Os outros sete segmentos tiveram queda na avaliação – lojas de departamento (- 0,9pp), eletroeletrônicos (- 1,7pp), indústria digital (- 1,4pp), bebidas (- 0,2pp), indústria alimentícia (- 2,1pp), aviação (- 0,3pp) e energia elétrica (- 2,7pp)

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mede mensalmente o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores da economia.

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