Notícias

HubSpot divulga relatório sobre Inbound Marketing para AL

Inbound Marketing é a estratégia preferida dos profissionais que trabalham com marketing digital. A conclusão vem de um estudo exclusivo da Hubspot, plataforma de gestão de marketing e vendas, feito com 1.250 profissionais na América Latina, no qual 75% respondeu que acredita mais no Inbound Marketing do que nos modelos tradicionais de propaganda.

 Segundo a pesquisa, o crescimento do inbound marketing está intimamente ligado a uma melhora no ROI. “Isso ocorre porque ele agrega valor de uma forma mais rápida e sustentável do que o outbound, onde grande parte do investimento é direcionado para ações caras e pontuais, como comerciais ou eventos“, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil. “Enquanto a resposta a um comercial é imediata, algo como um post de blog pode continuar gerando leads e vendas por meses e até anos“, aponta.

Por outro lado, a estratégia requer constante monitoramento: a pesquisa mostra que, nas empresas cujo ROI de 2015 foi melhor que o de 2014, 55% dos profissionais responsáveis revisaram estratégias e resultados ao menos três vezes por semana, contra 40% nas companhias em que o índice diminuiu.

Esse comportamento também se mostrou essencial para o planejamento futuro dos departamentos de marketing. Segundo os entrevistados, quando o retorno do investimento melhorou, o orçamento do setor para o ano seguinte aumentou na maioria dos casos – 69% deles. Enquanto isso, nas empresas em que o desempenho piorou, o orçamento for cortado em 54% das ocasiões. “A conclusão é clara: consiga um retorno positivo no investimento deste ano e o budget do próximo aumentará”, explica Souto.

foto-hubspot

O relatório traz também dados de mercado. A América Latina tem a menor parcela de departamentos que monitoram os resultados: apenas 46% das empresas fazem isso, contra 63% na América do Norte e 55% na Europa, Oriente Médio e África.

Outro dado interessante é que o inbound marketing ainda é uma realidade mais presente nas startups e pequenos negócios: a estratégia é dominante em 88% das companhias com menos de 25 funcionários, contra uma parcela de 44% onde a equipe supera 200 pessoas.

Este foi o segundo ano em que a HubSpot realizou a pesquisa, a mais completa do segmento, na América Latina – ela já vem sendo feita há sete anos na América do Norte. Os brasileiros foram responsáveis por 33% das repostas e, se analisados isoladamente, mantêm os mesmos índices do total, com variação menor que 5%.

A pesquisa completa da HubSpot traz ainda dados sobre a terceirização de produção de conteúdo, objetivos principais dos departamentos de marketing, relação entre envolvimento de executivos e aumento de ROI e influências do inbound marketing em vendas, entre outras informações.

 

>> Baixe o relatório completo AQUI

Comentários

PUBLICIDADE