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Falta um mês para a Black Friday

Neste ano, a data acontece em 24 de novembro (última sexta-feira do mês) e, como já está aí é preciso revisar com precisão todas as ações para este, que é um dos dias mais importantes para o comércio virtual. Segundo pesquisa do Google, divulgada em agosto, as vendas durante o período devem somar R$ 2,2 bilhões, com crescimento entre 15% e 20%.

O estudo também diz que 68% das pessoas pretendem comprar algo na Black Friday deste ano, enquanto no ano anterior o índice era de 61%. Assim, é fundamental garantir que tudo no e-commerce funcione da melhor forma possível. Entre os principais pontos que precisam ser checados estão infraestrutura e relacionamento com o cliente.

De acordo com a All iN, especialista em relacionamento digital, o e-mail marketing foi o principal canal de conversão entre os varejistas durante a Black Friday de 2016 e a tendência é que a ferramenta mantenha o desempenho neste ano. Ainda segundo a marca, o envio de e-mails tradicionais no período deve crescer 15%, enquanto o disparo de e-mails comportamentais aumenta 25%.

Segundo levantamento realizado pela Tray, umas das principais plataformas de e-commerce do país, a movimentação nas lojas virtuais durante a Black Friday cresce em torno de 20 vezes em relação a um dia normal. O estudo também concluiu que o tíquete médio para a data deste ano deve ser de R$ 350, em média.

Já pensou o que pode acontecer ao criar uma campanha e perder todo o trabalho porque o número de acessos ultrapassou o limite que o site suporta receber? Ou criar uma ação inovadora e falhar na comunicação com os clientes?

Por isso, abaixo estão três dicas para que você, empreendedor, possa se cercar de todos os cuidados para não perder nenhuma venda:

 

Como está o site?

Aproveite que ainda tem algumas semanas até a data e revise a estrutura das páginas e os conteúdos. Teste variações de cores e layouts, por exemplo, para deixar a navegação mais atrativa e intuitiva.

Inclua formulários de contato e/ou newsletters. Dessa forma, pode-se criar (ou aumentar) a base de clientes interessados em receber suas mensagens. Essa lista é fundamental para a divulgação de promoções e descontos, ou simplesmente para estreitar o relacionamento.

 

Para o site não ficar fora do ar

Faça uma análise do número de visitantes que o site recebe, acompanhe o histórico e, se possível, compare com o do ano anterior. Existem várias opções no mercado para ampliar a capacidade, mas é preciso ter em mente uma previsão do aumento das vendas para chegar a uma infraestrutura que suporte o número de acessos elevado.

Utilize o e-mail marketing a seu favor

É fundamental que os consumidores saibam o que acontece no e-commerce e sejam preparados para as compras. E não podemos negar que o e-mail marketing continua sendo a ferramenta mais importante para manter o público atualizado sobre as novidades, promoções e novos produtos ou serviços. Assim, quando a Black Friday chegar, já haverá uma base trabalhada e engajada.

 

Uma campanha de sucesso depende, e muito, de um bom planejamento e pesquisa.

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