Notícias

Pesquisa CIOs: falta de talentos em segurança da informação colocará empresas em risco

Relatório “Segurança da Informação – Defendendo o seu futuro” traz panorama sobre riscos e desafios para a proteção das empresas, com a visão de especialistas e dados inéditos.

 

O insucesso na proteção da informação tem como pilar fundamental o “componente humano”, segundo o relatórioSegurança da Informação – Defendendo o seu futuro, lançado pela Roberta Half, empresa global de recrutamento especializado eleita pela Revista Fortune como uma das “Empresas Mais Admiradas do Mundo”. Na opinião de 93% dos 100 CIOs brasileiros entrevistados na pesquisa, suas empresas ficarão mais vulneráveis devido a escassez de profissionais qualificados.

“As recentes tecnologias levantam novas preocupações de segurança. Essa tendência resultou num déficit de competências em segurança de TI – o conhecimento disponível não acompanhou o ritmo com as ameaças em evolução”, aponta Fabio Saad, gerente sênior da divisão de Tecnologia da Robert Half.

O executivo ressalta ainda que as empresas devem entender a segurança da informação como uma preocupação de toda a companhia e não apenas do departamento de TI.

 

Principais riscos

O estudo apresenta os três principais riscos de segurança que as empresas enfrentarão nos próximos cinco anos, na opinião dos CIOs brasileiros:

  • 73% – Crimes virtuais (fraudes, extorsão e roubos de dados);
  • 53% – Espionagem/spyware/ransomware (espionagem financeira); e
  • 52% – Uso abusivo de dados

destaque-pesquisa-digital-TI

Além das ameaças externas, as empresas também precisam ficar atentas aos riscos internos, à medida que é cada vez maior a interação dos dispositivos pessoais dos funcionários com a rede corporativa.  Os CIOs brasileiros apontaram as principais medidas adotadas para ampliar a segurança diante deste cenário:

  • 74% – Implantação de autenticação e autorização para conceder acesso à rede corporativa;
  • 55% – Assinatura de uma política de uso para manter as informações da empresa protegidas; e
  • 53% – Implantação de tecnologia de gestão de dispositivos móveis para reforçar a proteção.

 

Para ler ao material completo acesse aqui.

Comentários

PUBLICIDADE