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Estudo sobre compra de jogos de aplicativos apresenta queda

Estudo com base na solução Consumer Insight revela dificuldade para manter os resultados obtidos em 2014 na iTunes Store

Provedora global de soluções de dados, a Return Path, apresenta nova análise de mercado, que aponta o declínio no volume de compra em jogos populares por consumidores na iTunes Store, sinalizando a dificuldade dos desenvolvedores dos games em manter os índices de 2014, na compra via aplicativos. Os sinais de queda foram identificados na amostra do painel da Return Path de mais de quatro milhões de usuários de e-mail. O levantamento faz parte da solução Consumer Insight da empresa, lançada recentemente e que analisa dados detalhados do comportamento do consumidor em tempo real.

O Game of War, por exemplo, após um pico positivo de vendas em janeiro de 2015, apresentou declínio de 3% em fevereiro e, no mês seguinte, mais 18% de queda. Tudo isso, mesmo com o alto investimento da empresa em anúncio, que teve a modelo Kate Upton como garota-propaganda.

Outros dois games também vêm amargando resultados negativos, na comparação entre janeiro e março. O Clash of Clans registrou queda de vendas de 27% e o Candy Crush, caiu 30% em encomendas. “Nossa análise revela informações potencialmente surpreendentes sobre uma categoria cujo desempenho é difícil de avaliar, credenciando a Return Path como fonte de inteligência de negócios”, conta Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para América Latina.

Por meio da solução Consumer Insight ainda foi possível analisar que, embora o volume de compras do Game of War venha caindo, quando analisamos apenas o comportamento dos painelistas – cerca de 4 milhões de usuários de e-mail cadastrados no banco de dados da Return Path – os resultados são mais positivos: no total, eles aumentaram o volume de faturamento em 5% no mês de fevereiro e, em seguida, mantiveram-se praticamente constante, diminuindo seus gastos totais em apenas 1% no mês março. Como reflexo, houve a elevação dos valores médios de compra na ordem de 9% (67,28 dólares) em fevereiro e de 21% (81,10 dólares) em março, o que significa que os usuários compensaram a queda em volume com encomendas de valores maiores.

Os jogos Farm Heroes Saga, Game of War, Hay Day e Pet Rescue Saga, apresentaram queda significativa na receita do primeiro trimestre de 2015, se compararmos ao mesmo período de 2014, considerando os painelistas do banco de dados da Return Path, mas todos tiveram aumento nos valores médios dos games.

Entre os jogos analisados, o Game of War foi o que apresentou maior arrecadação no primeiro trimestre de 2015, com faturamento de cerca de US$ 511,76, se considerarmos os painelistas que adquiriram o jogo por meio do iTunes. Na verdade, 62% dos jogadores que efetuaram operações no primeiro trimestre de 2014 e 2015 gastaram menos de 100 dólares no jogo, durante o período. Ou seja, um pequeno grupo de jogadores representara a maior parte da receita do game.

“No caso dessa análise de games, os dados reunidos pelo Consumer Insight indicam a necessidade da mudança de estratégia dos fabricantes, que devem direcionar seus esforços aos jogadores mais engajados, já que aqueles classificados como casuais tendem a perder o interesse e gastar menos”, explica Bucciarelli. “É importante ressaltar, porém, que, com base em dados de e-mails, essa inteligência pode ser aplicada de forma eficiente em qualquer indústria”, completa.

O Consumer Insight aumenta ainda mais a capacidade da Return Path de orientar as companhias na tomada de decisões mais inteligentes com relação a seus clientes. As informações coletadas nessa solução permitem ainda rastrear preferências, identificar tendências de investimento e prever o desempenho das marcas, o que tende a resultar em melhores resultados para o negócio.

Metodologia

As conclusões do Consumer Insight da Return Path baseiam-se nas compras de uma seleção de jogos da iTunes Store, da Apple, realizadas no período entre janeiro de 2014 e março de 2015, considerando o comportamento de cerca de 18 mil consumidores norte-americanos. O painel de dados da Return Path é composto por 4 milhões de usuários de e-mail. Para reduzir a taxa de erro na avaliação dos resultados, a análise considerou apenas as compras de usuários de e-mail ativos durante todo o primeiro quadrimestre de 2014 e de 2015. Os jogos avaliados foram: Candy Crush, Clash of Clans, Farm Heroes Saga, Game of War, Hay Day e Pet Rescue Saga.

O painel de dados da Return Path permite analisar as mensagens de correio eletrônico comerciais de forma anônima, com o objetivo de ajudar as marcas a entender melhor as preferências e tendências de consumo. Mais detalhes sobre a solução Consumer Insight estão disponíveis no site da Return Pathhttp://returnpath.com/pt-br/solucoes/consumer-insight/

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