Notícias

Eduardo Muniz fala sobre o mercado na América Latina

Convidamos o sócio-diretor da Vitrio, Eduardo Muniz, para responder algumas perguntas sobre o mercado digital na América Latina.
 
imagesEduardo Muniz tem um vasto conhecimento na região latina. Foi gerente de marketing digital da DirecTV LATAM, responsável pela expansão em países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Porto Rico e Caribe. É colunista no Young Marketing , da Colômbia e já palestrou em eventos como Ecommerce Day Chile – May 2014 e Ecommerce Day Chile – June 2013.
Confira!
 
• Como está o mercado digital na América Latina?
O mercado digital latinoamericano está um pouco atrás do brasileiro em relação a alguns indicadores, mas está muito avançado em outros. No e-commerce, o Brasil ainda é uma potência na região e países como Colômbia, Peru e Chile crescem rapidamente. Argentina tem um histórico de grandes inovações e grandes empreendedores no mundo digital (vide MercadoLibre) mas devido aos problemas econômicos do país, parou no tempo.

 

• Que iniciativas latinas servem de exemplo para os brasileiros?
Argentinos e colombianos têm uma atitude empreendedora muito similar a dos brasileiros, no entanto conseguem ser mais ágeis em alguns fatores como, por exemplo, expansão internacional. O latino já tem a cabeça feita para a expansão regional e o brasileiro ainda é muito local, parcialmente por causa do tamanho do mercado, parcialmente por falta de entendimento do contexto regional.

 

• O que falta no mercado da América Latina para competir com outras regiões, como EUA e Europa?
Em relação a Europa e EUA, a América Latina está muito atrás. Há vários fatores socioeconômicos e culturais que nos afetam como região, mas acredito que nós temos que nos levar mais a sério e acreditar e apostar em projetos, empreendedores e empresas desta região que muitas vezes entendem melhor a América Latina que empresas consolidadas globalmente que estão entrando no mercado local. Há muito preconceito por parte dos brasileiros em relação ao que vem da América Latina – mas há profissionais e ideias muito inovadoras e de muito sucesso no mundo digital (é só buscar algumas criações de agências digitais argentinas por exemplo).

 

• Há uma diferença de profissional digital brasileiro e profissional digital latino?
O latino-americano, quando comparado ao brasileiro, lida com mercados menores, volumes menores e menos eventos e oportunidades de negócio. Por isso, o faz um profissional ávido por aprender e aberto a assimilar novas ideias. Na minha experiência de uma maneira geral, argentinos, chilenos, peruanos e colombianos são muito profissionais e comprometidos. O brasileiro em contrapartida muitas vezes lida em um só projeto, volumes de investimento equiparáveis a 10, 20 ou até 50% dos mercados digitais de alguns dos países da América Latina. Isso faz com que ele seja mais acostumado a trabalhar sob pressão.

Comentários

PUBLICIDADE