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[PESQUISA] Cias do interior paulista adotam modelo “in house” de comunicação

Pesquisa na região de São José do Rio Preto (SP) mostra que agências são contratadas em apenas 26,5% dos casos

 

Quem cuida da comunicação em empresas de São José do Rio Preto (SP) e região é, em sua maioria, o próprio empresário, um departamento de marketing interno ou, ainda, um funcionário sem qualificação específica na área, segundo pesquisa realizada pelo Comuninter (Centro de Comunicação no Interior). A comunicação fica a cargo de profissionais externos, como agências de comunicação, em apenas 26,5% dos casos.

O estudo ouviu 195 pessoas no final de 2015 durante a realização do II Fórum de Comunicação no Interior, que ocorreu em São José do Rio Preto, cidade a 450 km da capital paulista e centro de uma região de cerca de cem municípios e 1,5 milhões de habitantes. Os respondentes foram divididos entre empresários, profissionais liberais, jornalistas, estudantes de comunicação e profissionais de marketing e comunicação. “Nosso intuito foi identificar como é feita e vista a comunicação corporativa em nossa região, revelando os desafios e as oportunidades para quem atua na área ou contrata serviços do setor”, diz Ligya Aliberti, gestora do Comuninter.

Uma das oportunidades observadas é a de aumento de investimentos, por parte das empresas, em serviços desse tipo, uma vez que 93,3% dos empresários entrevistados consideraram a comunicação como um item muito importante para o desenvolvimento do seu negócio. “Esse dado mostra que a comunicação corporativa deixou de ser vista como algo acessório, principalmente em razão do aumento da competitividade e da exigência, por parte do consumidor, de transparência e clareza de propósito das marcas”, avalia Ligya. Observa-se também uma tendência de esses investimentos terem como alvo prestadores de serviço da região, já que que 90% dos empresários entrevistados classificam o setor com notas entre 8 e 9.

Outro dado da pesquisa que reforça a visão da comunicação como algo estratégico para os negócios é a quantidade de empresários e de profissionais da área que se disseram interessados em aprender mais sobre gestão da comunicação – 35,5% dos empresários e 76,4% dos profissionais. De acordo com Ligya, a multiplicidade de ferramentas, como marketing digital, publicidade e assessoria de imprensa, obriga o gestor a ter uma visão sistêmica, entendendo um pouco de cada área e criando estratégias para que os processos fluam de maneira colaborativa.

O segmento que, hoje, mais recebe investimentos por parte dos entrevistados é o de marketing digital (40%), seguido do setor de publicidade e propaganda e de relações públicas, com 20% cada um. A área de comunicação interna ainda é pouco valorizada nas empresas, segundo a pesquisa, sendo foco de investimentos de apenas 5% dos entrevistados.

Quanto ao mercado de trabalho no segmento, observa-se uma tendência de aumento de profissionais de comunicação corporativa em Rio Preto e região, já que 71,6% dos jornalistas entrevistados planejam migrar para o setor. Além disso, 47% dos estudantes de comunicação respondentes afirmaram que querem permanecer no interior depois de formados. Planejam ir para o exterior 34% dos entrevistados e apenas 19% querem ir para a capital.

 

>> Mais dados da pesquisa AQUI

 

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