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Ebook: “Por que não consigo ganhar dinheiro com meu site?

Crescimento do ecommerce brasileiro cria cenário favorável para novos negócios, mas grande maioria dos empreendedores não se prepara para atuar no setor

 

“Por que não consigo ganhar dinheiro com meu site?” Esta é a pergunta que o consultor de marketing digital Denis Zanini ouve com frequência de empreendedores que, estimulados pelos mais de R$ 35 bilhões de faturamento do ecommerce brasileiro em 2014, lançaram-se em negócios virtuais mas não obtiveram o retorno desejado.

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“No Brasil existe os famosos 4 mitos, que negócios digitais são rápidos, fáceis, baratos e lucrativos. Muitas pessoas acreditam que não é necessário estudar o mercado, definir budget, fazer um plano de negócios, basta criar um site, investir um pouco em divulgação e ficar esperar o dinheiro entrar. Depois de alguns meses sem retorno, percebem que a situação é muito mais complexa do que imaginavam”, afirma o consultor.

Um exemplo dessa complexidade é a concentração das vendas em poucos sites: dez dos maiores sites brasileiros atendem a 86% das vendas online, restando, portanto, 14% para os demais. E o pior: 70% das lojas virtuais fazem menos de 10 vendas por mês.

Para ajudar os empresários a solucionarem a questão que os aflige, Zanini acaba de lançar o ebook “Por que não consigo ganhar dinheiro com meu site? Inspirações e soluções para ter um site de sucesso” em que fornece orientações sobre como o empreendedor deve agir para criar e desenvolver um negócio digital gradativamente, dentro de sua respectiva realidade.

O ebook lista, por exemplo, mais de 20 problemas (e fornece as soluções) que costumam atrapalhar o desenvolvimento de negócios digitais, entre eles a ausência de técnicas de otimização de sites (SEO), produtos ou serviços sem diferenciação, conteúdo escasso e/ou desatualizado, ausência de técnicas de persuasão e redutores do índice de insegurança, entre outros.

“A maior parte dos casos que analiso não apresenta problemas referentes às ferramentas, às plataformas de tecnologia. O que mais vejo são ‘gaps’ de gestão, de planejamento, ou seja, negócios sem previsão de break even, preços estabelecidos por feeling e desconhecimento de quem seja de fato o público-alvo”, diz Zanini.

O consultor recomenda que antes de criar um negócio online o empreendedor invista em planejamento. Ele cita como exemplo o Canvas, uma ferramenta usada pelas principais startups do mundo, em que são definidos público-alvo, proposta de valor, canais, parceiros, receitas, custos, etc. Recomenda também o uso de ferramentas clássicas de administração e marketing, como a Matriz SWOT, a Matriz BCG e a Pirâmide de Maslow.

Com 8 capítulos e 118 páginas, o ebook está disponível para download gratuito no site www.mentoriadigital.com.br

 

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