Quinta-feira, 21 de março de 2019
Com 16 anos na FNAC, a palestrante Paula Alves, Gerente de Marketing da marca em solo português, tem bastante bagagem para falar sobre aprendizados do negócio. Há 60 anos, a FNAC começou no varejo como os primeiros a vencer em seu campo de atuação. Em 2019, um dos desafios atuais se configura em entender a jornada de compra do usuário mobile e otimizar as vendas com foco neste consumidor.
“[Há 60 anos ] Vendíamos máquinas fotográficas por catálogo e somos um dos Top 3 varejistas na Europa. Agarramos a oportunidade do digital. 50% dos negócios [hoje] são online. Aproveitamos a recorrência de compra que nos é dada [para aprender com o comportamento do usuário]”, disse Paula Alves, Gerente de Marketing da FNAC Portugal.
Para quem não conhece a FNAC em Portugal, eles foram o primeiro varejista a criar um site transacional, segundo a gerente. “Na primeira fase, não servia mais do que um montra [vitrine, no português do Brasil]. Mas hoje temos 7 milhões de utilizadores. E 3 milhões fazem compras online.”
O marketplace foi implantado em 2010 e depois, conscientes de como os smartphones estavam entrando na vida das pessoas, em 2016, aumentaram a rapidez de entrega para até uma hora, marco alcançado em 2018.
Alguns aprendizados e desafios da FNAC Portugal por Paula Alves:
Formas que encontraram para estarem na viagem do consumidor sem obrigá-lo a nada; ter uma sinergia de maior visibilidade quanto aos outros clientes que compraram anteriormente; possuir rating e comentários que os clientes fazem dos artigos.
Tratar os colaboradores tão bem quanto tratamos nossos clientes. “Nos orgulhamos da expertise dos colaboradores que sabem dar boas recomendações aos clientes com o espirito de isenção”, afirmou.
Encaram as lojas como uma mais valia, dando visibilidade ao cliente que vem ao site e partilhando o estoque, além de dizer onde estão as lojas mais próximas. Cliente entra online mas pode comprar pessoalmente.
Como de fato as redes sociais trazem tráfego para o site e converte em loja? Citou o exemplo da campanha do “Festival da Canção”.
Óbvio dizer, mas não obvio de implementar; a dificuldade é resolver uma questão de costumer service. “Há cinco anos, implementamos o chat para resolver questões imediatas do que respostas por e-mail”.
30% dos sites de e-commerce usam pelo smartphone, mas ainda encontra-se dificuldades e desafios de integração de mobile e desktop. Exemplos: quando vão ao desktop, a oportunidade já passou; no momento, fazem um carrinho pelo smarphone, mas no carrinho do desktop não está mais lá.
Permite o máximo de oferta aos clientes da forma mais rápida possível. “Esse parceiro distribui e-books e temos 3 milhoes de livros disponíveis. Vendemos um pequeno device, muito semelhante ao Kindle”, que ajuda no consumo do conteúdo. Eles chamam isso de parceiro de sinergia.
Outros vendedores podem chegar ao nosso site; vendem diversos produtos graças aos 600 parceiros.
Claro que existe a questão da sustentabilidade do negócio, mas existem programas de fidelização para portes gratuitos para encomendas acima de 15 euros, que influencia compras online. Além disso, portes rápidos também são muito interessantes! No mesmo dia, no máximo na mesma noite, mas claro que se paga um preço pela necessidade
“Medir, medir , medir! Sem dados somos apenas pessoas com opinião. É importante medir os objetivos e fazer o AB testing o tempo todo”. Ela mostra o funil das visitas do site até a encomenda final. A questão da medição analisada ao longo do túnel todo ajuda a encontrar soluções para o cliente não sair da jornada de compra.
DICA EXTRA: crie sinergias. Disponibilize os métodos de entrega e acompanhe resultados para ir melhorando continuamente.
“Estão indo cada vez mais ao mobile. Esse também é um desafio. Estamos a acompanhar com interesse o Google sobre o aplicativo de voz.
Omnicanal vai continuar a existir.
Tema das entregas: por exemplo, não há entregas ao final de semana.
Personalização mais do que nunca é fundamental. “Os clientes nos pede que usemos de forma inteligente se os dados forem bem utilizados.”
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