Notícias

[DigitalksPT] A nova jornada do consumidor e o papel das marcas na Era da Experiência

Head of Digital no Pestana Hotels & Resorts, Marco Gouveia, compartilha dicas exclusivas com o público do Digitalks

 

Redação: Renata Ferraz
Edição: Gabriela Manzini

Marco Gouveia, Head of Digital no Pestana Hotels & Resorts, dá dicas de plataformas e metodologias que focam na experiência do consumidor

 

O mundo tornou-se cada vez mais digital. Sempre tivemos várias formas de impactar as pessoas. Radio, TV, outdoor, imprensa escrita eram as únicas formas de chegar às pessoas que iam numa agência de viagem baseada em insights. Quando adquiriam o produto, entrava na fase da experiência.

Mas dentro do Marketing, usa-se o termo ‘passe a palavra’, que foi evoluindo e, sempre que existe algo que gostamos de partilhar, algo novo, vamos fazer pesquisa na internet.

Considerando essa nova jornada do consumidor conectado, Marco Gouveia, Head of Digital no Pestana Hotels & Resorts, compartilhou alguns de seus truques e dicas exclusivamente com o público do Digitalks, durante o último EXPO Fórum Digitalks Lisboa 2019, que aconteceu no final de março no Centro Tecnológico de Lisboa – Lispolis.

Confira abaixo algumas dicas e comente neste post: você já usa essas ferramentas e metodologias? Quais outras sugere para outros leitores aqui da comunidade Digitalks?

Ferramentas de busca no processo de tomada de decisão:

  1.  Criar awareness: defina seu target. Você quer chegar até as pessoas nesta fase, mas não precisa chegar em todas as pessoas. Apenas as que querem o seu produto.
  2. As pessoas fazem pesquisa de forma cada vez mais criativa. Pense em termos que você, como consumidor, poderia pesquisas: “marcas a evitar”, “produtos a evitar”

 

Ferramentas para ajudar com anúncios:

As plataformas de anúncio pretendem ir de encontro às necessidades dos consumidores e nós estamos promovendo informações e dados pessoais o tempo todo. Use isso a seu favor [nota da editora: com ética 😉 ].

Seguem abaixo 4 ferramentas que Gouveia indicou por uso contínuo em seu trabalho:
1. consumer barometer ( em hotelaria praticamente se faz tudo online)
2. Google Market Finder
3. Similar Web ( quantas pessoas estão olhando os sites)
4. Statcounnter ( cota de mercado do Google em Portugal, por exemplo)

 

Outras ferramentas sugeridas por Marco Gouveia:

Awareness Channels – On e Offline ( anúncios em radio, jornais, outdoors, por ex);
• Gmail Ad – Possível fazer coisas fantásticas com essa ferramenta. Importante e barata;
• Facebook Ad – existe uma migração de FB para Instagram por parte da audiência;
• Youtube Kids Ad ( anuncios de 5 segundos).

 

4 ingredientes para fazer seus anúncios:

  •  logo da empresa;
  • voz off
  • humanizar ( ter uma pessoa )
  • adicionar botao do anuncio para o site

 

Reviews no processo de tomada de decisão:

Pessoas hoje vão aos Reviews para saber o que estão dizendo sobre a marca, assim, se informe bastante antes de adquirir um produto para encontrar informações válidas.

• Efeito Showroom – loja conceito
• Promoção – utilizadores de busca
• A experiência do utilizador conta
• Temos que focar na experiencia do utilizador e não só no design
• Google trends – peculiaridade a se considerar: as pesquisas são por bolachas ou biscoitos, tenis ou sapatilhas…depende de cada região. É preciso adaptar a mensagem a cada cliente

 

Ferramentas para performance:

  • Ubersugest: endereço de site bem posicionados (uma das melhores ferramentas dos dias de hoje);
  • Answerthe public: o que perguntam os utilizadores online?;
  • Publicidade Digital: aumenta a conscientização e consequentemente as vendas;
  • Retargeting: pessoa pesquisou no site mas não decidiu a compra; essas pessoas devem ser resgatadas. Como? E-mail marketing.

 

3 ferramentas de Web analytics para utilizar:

  1. Google Analythics;
  2. Hotjar;
  3. Yandex Metrica

EXPO DIGITALKS » Quer participar da edição 2020?
Aproveite os lotes promocionais e garanta sua vaga! Muito conteúdo e networking no principal evento de negócios digitais do país! Garanta sua vaga ;)

Comentários

PUBLICIDADE