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Digital Mission SP: Mercado Digital exige inovação e transformação de mindset

Visita da Digital Misson SP ao Magazine Luiza traz à tona a necessidade das empresas inovarem não apenas na tecnologia, mas também na mentalidade dos negócios

 

Por *Bianca Borges

 

No segundo dia da Digital Mission SP, os participantes visitaram o escritório do Magazine Luiza e também o Luiza Labs, laboratório focado em trazer tecnologia e inovação para a marca.

Rafael Montalvão, Gerente de Marketing de E-commerce do Magazine Luiza explica que o foco da empresa está nas pessoas e na inovação

 

Segundo Rafael Montalvão, Gerente de Marketing de E-commerce da empresa, que acompanhou os participantes na visita “o foco do Magazine Luiza está nas pessoas e na inovação“.

Além disso, o executivo destacou também a importância da comunicação omnichannel e apresentou dados evidenciando que, tanto o e-commerce como as lojas físicas cresceram, desmistificando a ideia de que a ascensão do comércio online provocaria o fim das lojas físicas.

 

Brasil é um mercado próspero

Durante sua apresentação, Montalvão ressaltou que o Brasil é um mercado próspero para a área de varejo online. Ele mostrou alguns drivers que revelam essa possibilidade de crescimento do mercado, entre eles: o aumento do uso das mídias sociais, população jovem e conectada, e a facilidade de pagamentos online.

Outros dados apresentados pelo gerente indicam que o crescimento do mercado de e-commerce brasileiro foi maior que em alguns países desenvolvidos. O comércio online no Brasil cresceu 20.1% entre os anos de 2010 a 2016, enquanto que o mesmo setor em países como Estados Unidos e Inglaterra a margem de crescimento ficou entre os 15.1%. E para os próximos anos a expectativa de crescimento continua.

Veja os dados abaixo:

 

Mudança de mindset para se adequar ao mercado

O setor de e-commerce tende a se expandir cada vez mais, porém, para as empresas da área acompanharem esse crescimento e se desenvolverem é necessário também se reinventar, pensar de forma diferenciada e ir além das inovações tecnológicas.

Aqui entra o processo de Transformação Digital que continua sendo muito discutido pelo mercado digital brasileiro e global, e trás desafios e metas diferentes para cada organização. Afinal, é bom lembrar que a Transformação Digital não é uma receita de bolo. Depende de cada empresa avaliar os seus pontos fortes e fracos, entender quais áreas precisam se reestruturar e quais são as mudanças que são necessárias para se adequar à nova economia.

No caso do Magazine Luíza, a estratégia de Transformação Digital é baseada em 5 pilares principais:

 

Um dos diferenciais que essa mudança de mindset trouxe para o Magazine Luíza, foi a personalização do conteúdo. São mais de 890 funpages de lojas que produzem conteúdos autênticos, regionalizados e efetivos.

 

Luíza Labs

A segunda parte da visita do grupo da Digital Mission SP aconteceu no Luisa Labs que é um laboratório voltado para inovações. Apesar de ser o local ideal para inovar, é importante ressaltar que não é apenas nesse setor que as boas ideias surgem, a inovação está no DNA da empresa.

Thigo Catto, IT Manager do Luísa Labs explica como funciona o laboratório de inovações do Magazine Luíza

 

Thigo Catto, IT Manager do Luísa Labs, apresentou para os participantes da Digital Mission SP um pouco sobre o funcionamento do laboratório. Ele também citou os propósitos dessa unidade de inovação, que são:

  • Construir algo relaxante através da tecnologia;
  • Promover agilidade com escala;
  • Resultado: Autonomia com responsabilidade.

 

E salientou: “Não queremos processos desnecessários. Isso gera muita burocracia e não queremos isso”.

Catoto finalizou sua palestra falando a respeito dos princípios da empresa que não foram feitos para ficar só no papel e devem ser seguidos por toda a organização para alcançar a verdadeira transformação digital que a nova economia pede. Veja abaixo quais são eles:

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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