Notícias

Destaques do 1º dia de Digitalks Expo 2020 | Digital Experience

Somente no período da manhã foram 2000 novas inscrições para o maior evento de economia digital do país. Primeiro dia contou com a participação de Abílio Diniz, Ana Paula Padrão e Tim Ash

 

Considerado o maior evento de negócios da economia digital e tecnologia do Brasil, o Digitalks Expo 2020 | Digital Experience começou na última quarta-feira (26) com um recorde de inscritos: 18 mil, sendo que 2.000 pessoas se inscreveram apenas no período da manhã. “Superamos nossa expectativa, que era ter em torno de 10 mil inscritos. Uma grata surpresa, especialmente por ser um formato diferente. Em 11 anos de evento, está é a primeira vez que o público acompanha as palestras de maneira virtual, porém com a mesma qualidade de conteúdo dos anos anteriores”, afirmou Flávio Horta, CEO do Digitalks.

Ao todo, são 160 palestrantes divididos em 12 trilhas de conteúdos ao longo dos três dias de evento (26 a 28/08). O primeiro Keynote foi Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, que destacou a importância de sempre buscar a excelência em tudo que se faz. “A tecnologia deve estar a serviço da excelência e o foco deve ser o cliente. Inteligência digital não funciona se não tiver inteligência estratégica”, destacou o executivo.

Segundo Diniz, está difícil lidar com a crise imposta pela Covid-19, mas acredita que ela vai passar, assim como as anteriores. “Precisamos nos preparar para o pós-pandemia. Há muito a fazer, mas prefiro olhar para frente e ter esperança. Às vezes me perguntam como será o mundo pós-pandemia. Respondo que será o mesmo, pois as pessoas são as mesmas e terão os mesmos desejos”.

Ao ser questionado sobre o principal diferencial dos grandes empreendedores, Abílio Diniz foi enfático: “O líder precisa ser estratégico, pensar grande e no todo. Também não pode perder a serenidade e separar bem os medos reais dos imaginários”.

A jornalista Ana Paula Padrão foi Keynote com o tema O digital como fio condutor para inovação, comunicação e empreendedorismo
A jornalista Ana Paula Padrão foi Keynote com o tema “O digital como fio condutor para inovação, comunicação e empreendedorismo”

 

A jornalista e empreendedora Ana Paula Padrão, que fundou a primeira escola brasileira de desenvolvimento de soft skills online para mulheres, Escola de Você, explicou como foi “tragada” para o digital, mesmo tendo uma trajetória sólida em mídia tradicional. A apresentadora do MasterChef Brasil explicou como o programa abraçou as mídias sociais, especialmente o Twitter, para alavancar a repercussão do reality show. “Há sete anos pensaria em qualquer coisa, menos que seria convidada para palestrar sobre o mundo digital”, comentou a jornalista.

“Se você tiver coragem de enfrentar todos os desafios do mundo digital, você verá no espelho uma pessoa que vive em seu tempo, uma pessoa que tem mais coragem do que medo”, complementou.

Na sequência, o keynote internacional Tim Ash, CEO do site Tuner e autor do best seller “Landing Page Optimization”, falou sobre o funcionamento do cérebro e como ele reage a campanhas publicitárias. De acordo com Ash, o cérebro do consumidor evolui de maneira lenta e, por isso, é preciso entender a mecânica da tomada de decisões das pessoas. “As pessoas são preguiçosas, impacientes e querem coisas simples. Estou falando dos visitantes do seu site. Os conteúdos precisam ser mais duráveis e ser focados nas necessidades do consumidor”, ressaltou o autor de Unleash Your Primal Brain (Dê Asas ao seu Cérebro Primitivo).

 

A tarde no Digitalks Expo 2020 | Digital Experience

No período da tarde, a Opinion Box apresentou uma pesquisa inédita em parceria com o Digitalks sobre “Como será a retomada dos negócios no mercado digital brasileiro pós-quarentena?”. Segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados pararam ou reduziram o seu funcionamento; 8% aumentaram a operação e 25% não tiveram impacto. Ou seja, sete em cada dez companhias foram impactadas negativamente. Dentre os efeitos da quarentena, 64% apontam redução de jornada na empresa, 48% afirmam que houve suspensão de contrato e outros 40% dizem que ocorreram demissões formalizadas.

O estudo aponta que apenas 39% das empresas tinham política de home office antes da pandemia. Enquanto, 56% já haviam começado a transformação digital. Ou seja, para uma parcela significativa das empresas está sendo necessário lidar com duas novidades ao mesmo tempo, buscando alternativas para melhor adaptação e potencializar o uso dos recursos disponíveis. Mesmo com o alto impacto do Covid-19, há uma percepção de que os serviços focados no mercado digital serão retomados em 2021.

No segundo dia de Digitalks Expo 2020 | Digital Experience, Martha Gabriel abriu o Palco Congress com o tema “HomoDigitalis: quem são, onde vivem e o que comem?”, seguido de talk show com Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil, sobre “Inteligência Artificial e os Negócios: mutualismo de cooperação”.

Comentários

PUBLICIDADE