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[Curadoria] Marketing digital: fique por dentro das principais notícias dessa semana

Rede social livre de anúncios chega ao mercado, Spotify e Dropbox anunciam entrada na Bolsa de Valores de Nova York, Toyota inova com anúncio interativo e mais: acompanhe as notícias mais importantes da semana no setor de marketing digital

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*Por Bianca Borges

 

Essa semana notícias sobre as plataformas de mídias sociais chacoalharam o mercado. O surgimento da rede social Vero, novas funcionalidades no Twitter e no YouTube e o WhastApp como mais uma opção para as marcas se comunicarem com seus clientes, foram algumas delas. Além disso, tiveram anúncios de novas parcerias e campanhas de publicidade inovadoras.

Abaixo, as notícias que você não pode perder sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

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[Marketing Digital – Negócios]

Vero: nova rede social é livre de anúncios e foca na privacidade do usuário

A Vero, idealizada pelo milionário Ayman Hariri, filho do antigo Primeiro-Ministro libanês, promete ser cautelosa com a privacidade do usuário e ser uma plataforma livre de anúncios publicitários.

A grande inovação dessa nova rede social não está na presença de funcionalidades inovadoras (nela os usuários podem compartilhar fotos, vídeos, receber curtidas e comentários em seus posts, assim como é feito no Facebook ou Instagram). O fator inovador está no modelo de negócio que se baseia na assinatura dos usuários.

A princípio, a Vero anunciou que somente os primeiros um milhão de inscritos não pagariam a taxa anual de assinatura, porém, a plataforma já atingiu esse número e, devido à alta procura do serviço acabou sofrendo interrupções em alguns períodos. Por conta disso, a rede social comunicou em seu site oficial que decidiu estender o benefício por tempo indeterminado.

A Vero ainda informou que em breve divulgará a data e o valor da taxa anual de inscrição e a data em que começará a fazer as cobranças para os usuários.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Spotify comunica entrada na Bolsa de Nova York

A líder mundial em serviços de música em streaming, a Spotify, anunciou que começará a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York. Com a negociação das ações, que não terão um preço fixo estabelecido, espera-se que o valor da empresa alcance os US$ 23 bilhões.

Apesar do prejuízo de US$ 1,5 bilhões que a Spotify teve nos últimos dois anos, a companhia conseguiu dobrar seu faturamento para US$ 1,5 bilhões no ano passado e teve aumento de 46% no número de assinantes do serviço.

Atualmente, a empresa possui 71 milhões de assinantes e o serviço está disponível em 61 países.

As informações são da Folha de S. Paulo.

[Marketing Digital – Social Media]

Nova funcionalidade do Twitter permite salvar conteúdo para ler depois

O Twitter divulgou a introdução de uma nova funcionalidade em sua plataforma. Agora os usuários vão ter a opção de salvar conteúdos diversos (de textos à lives) para ler posteriormente.

Quem quiser salvar um conteúdo precisa clicar o ícone “compartilhar” que aparece em baixo de cada publicação e selecionar a opção “salvar tweet”. Dessa forma, tweet ficará armazenado em uma lista de “itens salvos” no menu do perfil de cada usuário. Apenas os usuários tem acesso a esses itens que são armazenados de forma privada.

Essa novidade é global e está disponível para iOS e Android, Twitter Lite e mobile.twitter.com.

 

[Marketing Digital – Protesto]

Mercado livre e Netshoes têm um buzz considerável com campanha #FreteAbusivoNão

Para protestar contra o aumento de 8% na taxa de entrega dos correios, que foi anunciada recentemente e começará a valer a partir do dia 6 de março, o Mercado Livre criou a campanha #FreteAbusivoNão. A Netshoes decidiu se juntar a iniciativa para evitar que os aumentos cheguem aos comerciantes e aos bolsos do consumidor.

Conforme as informações divulgas pelo AdNews, a união das marcas nessa ação gerou interação nas redes sociais e rendeu um buzz considerável para ambas. O post da Netshoes no Instagram já possui mais de 3,6 curtidas e 130 comentários, já o post inicial do Mercado Livre no Facebook conta com mais de 20 mil likes, mais de 35 mil compartilhamentos e quase 3 mil comentários.

Em resposta a essa campanha, os Correios divulgaram em seu site e no no Facebook, uma nota justificando o motivo do reajuste dos preços. A publicação na rede social também teve um auto índice de engajamento, foram 7.058 compartilhamentos, 25 mil comentários e 17 mil reações.

 

[Marketing Digital – Liderança]

Wundermn contrata novo Chief Creative Officer

Danil Bonner é o novo Global Chief Creative Officer da Wundermn. No dia 5 de março, ele substituirá Lincoln Bjorkman, que estava no cargo desde 2013.

Alocado em Londres, Bonner ficará encarregado de cuidar da visão criativa da agência em 200 escritórios em 70 países, bem como um portfólio de clientes que inclui Microsoft, T-Mobile, Shell e BT Group. Ele vai se reportar diretamente ao CEO global Mark Read.

O executivo chega à Wunderman com duas décadas de experiência na área digital. Mais recentemente Bonner atuou como diretor-chefe global de SapientRazorfish, onde trabalhou com clientes, incluindo McDonald’s, Nike, Unilever, Mercedes Benz e Audi. Antes de ingressar em SapientRazorfish em 2011, ele passou mais de 14 anos com AKQA, onde atuou como diretor criativo.

A nota foi divulgada pelo AdWeek.

 

[Marketing Digital – Negócios]

WhatsApp pode ser o novo canal de comunicação das marcas, aponta pesquisa

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box  sobre mensageria móvel no Brasil apontou o WhatsApp como um novo canal de comunicação das marcas com os clientes.

O estudo, realizado esse ano, constatou que o WhatApp é o aplicativo de mensagem mais  popular entre os brasileiros, conquistando a preferência de 96% dos entrevistados. Além disso, 55% dos usuários ativos do app declararam que já estão acostumados a se comunicar com empresas através da ferramenta, mesmo antes da chegada do WhatsApp Business. Essa proporção é maior que a verificada no Facebook Messenger (51%) ou no Telegram (48%).

Crédito da imagem: Panorama Mobile Time/Opinion Box

 

Ainda de acordo com o estudo, 71% dos entrevistados aprovam a comunicação das marcas e empresas através do aplicativo, 53% concordam em receber promoções através do WhatsApp, 46% gostariam de usá-lo para comprar produtos e 42%, serviços.

Quando questionados por qual motivo os usuários poderiam deixar de usar o WhatsApp, o principal fator citado por 70% dos entrevistados foi caso a ferramenta se tornasse paga.

 

Crédito da imagem: Panorama Mobile Time/Opinion Box

 

Para ter acesso a pesquisa completa, acesse este link.

 

[Marketing Digital – Redes Sociais]

Pela primeira vez, Pinterest contrata diretor de operações

Depois de oito anos sem um diretor de operações, Francoise Brougher se tornará a primeira líder de operações do Pinterest em 12 de março.

De acordo com as informações divulgadas pelo AdWeek, o Pinterest declarou que essa é a hora certa para ter uma diretora de operações na empresa.  Sobre a contratação da diretora, a empresa afirmou: “Há apenas um punhado de executivos no mundo que têm experiência em negócios multimilionários e Francoise é uma delas“.

No Pinterest, a nova diretora fará parte da equipe de gerenciamento executivo, localizada na sede da empresa em São Francisco, Califórnia, e se reportará ao co-fundador e CEO Ben Silbermann.

Francoise vai liderar as equipes de vendas, parceiros de marketing, comunicação, medição, desenvolvimento corporativo e negócios. Com a nova contratação O Pinterest espera expandir sua base de usuários internacional e dimensionar seu programa de publicidade global.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Toyota inova e investe em anúncio interativo

Com o intuito de promover o modelo Camry 2018, a Toyota decidiu investir em um formato de anúncio diferenciado. Em março, os leitores da revista InStyle, veículo de comunicação onde será veiculada a propaganda, poderão ter uma experiência sensorial ao visualizarem o anúncio da marca.

Crédito Foto: Marketing Dive

 

Dinâmica do anúncio: em primeiro lugar, os leitores agarram as alças das portas, colocando os polegares nos sensores integrados. Quando puxado para abrir, o leitor consegue visualizar o interior do veículo, sente o perfume de couro e ainda visualiza os recursos que o novo modelo tem a oferecer, como a simulação da medição das frequências cardíacas de quem vê a propaganda.

Anúncios impressos interativos, como esse criado pela Toyota, podem ter custos altos e terem um tempo de produção maior que os demais, porém, são uma alternativa interessante para gerar buzz e aumentar as vendas de uma marca.

As informações são do Adnews.

 

[Marketing Digital – Parceria]

Ogivy e Hogarth anunciam parceria global

A Ogilvy, informou no dia 27, o estabelecimento da parceria com uma das empresas do grupo WPP, a Hogarth. De acordo com as informações divulgadas no AdWeek, o presidente e CEO mundial da Ogilvy, John Seifert, anunciou que as duas redes formariam uma nova “parceria global”, consolidando seus respectivos serviços em “um novo ecossistema de estúdio” que combina as capacidades de produção da Hogarth com as equipes de serviços criativos e de atendimento da Ogilvy em todo o mundo.

Há dois anos atrás essas duas empresas anunciaram a formação de uma nova organização chamada H&O, Hogarth e Ogilvy. Para Gunther Schumacher, Chief Delivery Officer, a parceria anterior foi feita com o objetivo de melhorar um sistema de estúdios internos, mas agora o intuito é  “dar aos clientes o controle sobre os gastos de produção … sem perder a fidelidade criativa “.

O CEO da Hogarth, Richard Glasson, observou que essa parceria ocorreu devido ao interesse crescente dos clientes de produzir mais conteúdo em diversas plataformas enquanto operam “sob uma certa quantidade de pressão de preços. ”

 

[Marketing Digital – Marca]

Johnnie Walker promove a igualdade de gêneros e lança versão feminina do seu logotipo

Com o intuito de atrair o público feminino para conhecer a marca e também promover a igualdade de gênero, a Diageo, detentora da marca de whisky Johnnie Walker decidiu criar uma versão feminina do logotipo do produto.

Crédito da foto: Diageo

 

De acordo com as informações divulgadas pela Bloomberg, a Jane Walker aparecerá em 250 mil garrafas em todo os EUA, no mês de março. A cada garrafa produzida, a Diageo doará um dólar para organizações que atuam para promover a igualdade de gêneros, incluindo Monumental Women e She Should Run.

Segundo Stephanie Jacoby, Vice-Presidente da marca, whisky é considerado uma bebida intimidante pelas mulheres e essa é uma oportunidade para convidar o público feminino para conhecer a marca.

Além dessa ação para promover a igualdade de gêneros, a Diageo pretende aumentar a representação feminina internamente e também aconselhou que as agências de publicidade que queiram trabalhar com a marca, apresentem pelo menos uma diretora no projeto.

 

[Marketing Digital – Social Media]

Lives no YouTube terão novos recursos à disposição dos usuários

O YouTube anunciou novas funcionalidades em suas LIVES para os criadores de conteúdo e os demais usuários da plataforma. Alguns dos novos recursos são: a capacidade de reproduzir o bate-papo ao vivo após o término da transmissão e o lançamento de legendas em inglês nos vídeos ao vivo.

Crédito da foto: Divulgação

 

Além disso, os criadores agora podem adicionar uma localização às suas transmissões em tempo real através de seus dispositivos móveis e compartilhar seus hot spots favoritos com os espectadores. É possível explorar outros vídeos com a mesma marca de localização simplesmente clicando nela, e também usar o filtro de localização na página de resultados da pesquisa para encontrar outros vídeos de um ponto específico.

 

O recurso Super Chat, que permite que os fãs comprem a atenção do YouTuber, deixando sua mensagem destacada em um fluxo de bate-papo, agora funciona com o IFTTT  (If This, Then That). A ideia aqui é automatizar o recurso que permite que um Super Chat desencadeie um evento do mundo real. Mais de 600 serviços e dispositivos conectados à Internet (como luzes, tarifas de animais de estimação e canhões de confete!) já estão disponíveis para o desktops e Android.

 

[Marketing Digital – Transformação Digital]

Telefônica apresenta sua assistente de voz digital ao mercado brasileiro

No início da semana, o Grupo Telefônica anunciou a chegada da sua assistente de voz ao Brasil e outros cinco países, entre eles: Argentina, Chile, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Conhecida como Aura, a assistente que é dotada de inteligência artificial, representa um novo modelo de atendimento e permitirá aos clientes gerenciarem suas experiências com a empresa no ambiente digital.

De acordo com as informações divulgadas pela Telefonica, esse novo recurso faz parte do processo global de transformação digital pelo qual a companhia está passando. Por enquanto, aqui no Brasil, a Aura está disponível para os clientes da operadora VIVO (marca comercial da Telefônica Brasil) no aplicativo Meu Vivo Mais, mas até o final do ano, a assistente digital será encontrada em outros canais de comunicação da empresa.

Para saber um pouco mais sobre as funcionalidades da nova assistente virtual da Telefonica acesse este link.

 

[Marketing Digital – Mercado]

IAB e Associação de Marketing Digital de Hong Kong se unem para impulsionar crescimento do mercado publicitário

O Interactive Advertising Bureau(IAB) e a Associação de Marketing Digital de Hong Kong (HKDMA) anunciaram, no último dia 26, que a HKDMA está se tornando o 46º órgão licenciado do IAB. A instituição será conhecida como IAB Hong Kong e dirigida pelos membros fundadores da HKDMA, comScore, Facebook, Google, Next Digital, Juramento, Pixels e South China Morning Post.

O objetivo dessa parceria é promover padrões e diretrizes globais, criar melhores anúncios, melhorar a experiência do consumidor e promover a confiança social e os interesses da indústria no mercado de Hong Kong.

De acordo com Dave Grimaldi, Vice-Presidente Executivo de Políticas Públicas do IAB, Hong Kong, é um importante mercado para o mercado publicitário global, visto que, a receita de publicidade digital da região deve superar US $ 1 bilhão esse ano.

As informações são do IAB.

 

[Marketing Digital – Economia]

Dropbox anuncia abertura de seus capitais na Bolsa de Nova York

Após 10 anos de existência, a empresa de armazenamento em nuvem instalada no Vale do Silício, EUA, solicitou sua entrada na Bolsa de Valores de Nova York e entregou toda a documentação à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC).

A empresa terá suas ações negociadas na Nasdaq sob o símbolo “DBX” e pretende arrecadar 500 milhões de dólares na sua oferta pública incial (IPO).

Atualmente a Dropbox possui 500 milhões de usuários cadastrados e mais de 11 milhões desses usuários pagam pelos serviços da organização. Em 2017, a receita da empresa foi de US $ 1,11 bilhão, representando um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Já o total de perdas no ano passado foi de US $ 111,7 milhões, cerca de US $ 100 milhões a menos que em 2016. Esses números mostram que a Dropbox está em processo de evolução com o aumento dos lucros e a redução das perdas.

As informações são do Mashable.

 

>> Sentiu falta de alguma notícia da semana? Conte pra gente nos comentários! 🙂 

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

 

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