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[CURADORIA] Marketing Digital: fique por dentro das notícias mais relevantes da semana

Gastos globais com publicidade vão subir em 2017, voice commerce é uma das principais tendências para 2018 e mais: acompanhe as principais notícias da semana sobre o universo do setor de marketing digital

 

Por Gabriela Manzini*

Primeira semana de 2018. Nada mais natural do que vermos matérias sobre tendências e previsões para o universo de marketing digital. Assim como fazemos em nossos eventos, no qual reunimos os principais temas, cases, estratégias e conteúdo no palco para os profissionais da área – do CMO ao analista -, trazemos esse propósito de disseminar conteúdo relevante sobre o marketing digital para esta nova seção de Curadoria de Conteúdo aqui no portal.

Na inauguração da seção, em início de ano, trazemos então tendências do marketing digital junto das notícias que você não pode perder sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Bora se atualizar?

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Gastos globais com publicidade devem subir 4,1% em 2018

De acordo com a consultoria Zenith, a previsão dos gastos globais com publicidade em 2018 deve ser 4,1% maior do que no ano passado, movimentando US$ 578 bilhões no mercado.

Gastos com anúncios na internet devem continuar a crescer 10% ao ano entre 2017 e 2020. Em 2020, o orçamento com publicidade online deve chegar a 44% de todo gasto com propaganda no mundo. O mobile será responsável por 29% desse montante, ficando atrás apenas e ainda da televisão (31,4%). Se pegarmos apenas os gastos com publicidade online, o mobile deve totalizar 65% do orçamento publicitário na internet.

Displays, incluindo vídeos online e social media, devem ser a subcategoria mais crescente dentre as opções de publicidade online até 2020.

A empresa já havia dito, em dezembro, que os gastos com publicidade online eram “o maior meio publicitário no mundo e o que mais cresce”. “Nossa pesquisa mostra que marcas estão começando a usá-lo efetivamente depois de lutar para se adaptar nos últimos anos”, disse o head de Previsões e diretor de Inteligência Global da Zenith, Jonathan Barnard, em comunicado da empresa.

Já o IAB (Interactive Advertising Bureau) divulgou que a despesa com anúncios digitais atingiu o valor mais alto da história no primeiro semestre de 2017 (relatório patrocinado pelo IAB e preparado pela PwC). O gasto ficou em US$ 40,1 bilhões nos primeiros seis meses, representando um aumento de 22,6% ano após ano.

O mobile continuou a liderar como formato de anúncio, representando 54% da receita total de anúncios digitais totalizando US$ 21,7 bilhões no primeiro semestre de 2017. Leia mais AQUI.

 

[Marketing Digital – Tendências]

Voice commerce e chatbots para compras digitais

Comando de voz e conversas via chat se tornam populares, tendo os Chatbots como um de seus pilares — ferramenta que teve um pico de adoção grande em 2017 a avançar — e a estratégia de “voice commerce” como o outro pilar — o que nada mais é do que o recurso de busca feito por voz para facilitar a busca do consumidor pelo que se quer comprar.

Segundo a profissional Laura Heller, citada no artigo de Camaron Conaway na Reflektion, essa se torna a “tecnologia do dia” por ser de fácil assimilação para adoção e eficaz. É verdade que o recurso não gera o mesmo efeito “Uau” como vídeos de drones entregando pacotes com as compras do consumidor em sua casa, mas isso se dá exatamente porque muitos de nós já testamos o recurso, seja buscando por um destino no Waze ou Google Maps apenas falando ou conversando com alguma assistente virtual como a Siri ou a Cortana [ Alô alô, executivos, será que não vale aproveitar para refletir sobre esse movimento de assistentes virtuais também aumentando? ].

 

>> Leia também: 7 tendências do marketing online que vão dominar 2018

 

A questão é que, por ser algo mais ‘corriqueiro’ e eficaz, o voice commerce tem sido visto como uma das principais ferramentas e tendências para o marketing digital a avançar a partir deste ano, estando o recurso naquele ponto crítico de virada para a adoção em massa. Exemplo: lembra quando o uso do GPS deixou de ser uma “ferramenta legal de se ter” para se tornar um “eu não dirijo sem o Waze”, ou seja, um aplicativo must-have? Pois é.

Voice commerce – ao usar as capacidades de uma busca inteligente baseada na voz para empoderar uma experiência intuitiva de compra — se tornará, ao longo dos anos, de uma ferramenta encantadora usada primariamente por marcas da elite em uma expectativa do consumidor usada por todas as marcas que querem prosperar no horizonte digital.

“O trabalho de base [para o recurso] está sendo feito para que a busca por comando de voz se torne mainstream, e varejistas digitais deveriam começar a se preparar agora para surfar esta onda inevitável”, disse Cameron Conaway.

>>Leia mais sobre o assunto AQUI.

 

Não é à toa que o eMarketer já avisou que, em 2019, 67 milhões de dispositivos assistidos por voz já estarão sendo usados nos Estados Unidos por consumidores. Ou que a Adweek já levantou o debate sobre como ficarão os anúncios em um mercado que a inteligência artificial por voz toma forma, com Amazon Echo e Google Home desbravando os caminhos.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Livraria Cultura tem mais 4 mi de clientes na base com Estante Virtual

A Livraria Cultura anunciou a compra da empresa de e-commerce Estante Virtual aumentando sua base de clientes em quatro milhões de usuários. Em julho de 2017, a marca já havia adquirido a Fnac do Brasil, atuando mais fortemente na venda de eletrônicos. Já a Estante Virtual mostra potencial para ser o marketplace da Cultura, sendo mais uma ofensiva à Amazon, que já ampliou sua atuação no Brasil. O valor da negociação não foi divulgado.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Sears abandona TV e aposta em marketing digital no Natal

A Sears Holding, que detém as grandes varejistas americanas Sears e Kmart, tomaram uma decisão não ortodoxa para suas campanhas estratégicas de Natal: abandonar os anúncios televisivos e apostar em marketing digital. A decisão veio diretamente do chefe da Holding, Edward Lampert, sob objeção de outros executivos.

Segundo o Wall Street Journal e a Fortune, nenhum anúncio da Kmart e Sears foram feitos na TV desde 24 e 25 de novembro, respectivamente. Lampert tem encabeçado uma mudança para o digital junto da diminuição dos gastos com publicidade após “analisar a efetividade de vários esforços de marketing”. Leia mais AQUI.

 

[Marketing Digital – Mercado]

99 Taxi se torna a primeira empresa unicórnio brasileira

Concorrente direta do Uber, a empresa chinesa Didi Chuxing anunciou nesta semana a aquisição da 99 Táxi. O valor da compra não foi divulgado, mas Didi avaliou a startup em US$ 1 bilhão, elevando a 99 ao patamar de empresa unicórnio. Ela é a primeira a valer esse montante

 

[Marketing Digital – SEO]

O que os brasileiros procuraram no Google em 2017?

Segundo um levantamento da SEMrush, foram muitas as indagações dos brasileiros no Google no ano passado, de questões existenciais a salário de profissões.

Uma das perguntas mais estranhas do levantamento foi “O que é Pangolim?”, que gerou 110 mil buscas provocada por uma ação de Dia dos Namorados que homenageou o animal. Já a demissão de Geraldo Luiz da Record foi outra indagação bastante buscada (74 mil vezes), reforçando a tese do marketing digital de que os usuários ficam ligados na tela da TV e do celular, e são impactados pelo conteúdo da televisão ainda, gerando comportamentos digitais.

O TecMundo ainda ressaltou algumas buscas curiosas, brincando que o brasileiro estaria um pouco desorientado “geográfica, temporal ou psicologicamente” uma vez que, em 2017, quase 49,5 mil pessoas pesquisaram “que dia é hoje?”; 33,1 mil “por que eu te amei?”, e 27,1 mil digitaram “onde estou?”, “o que é o amor?” e “quem sou eu?” (quantidade empatada para cada pergunta).

Já sobre profissões, a busca pelo salário de um youtuber foi pesquisada 18,1 mil vezes, mostrando o interesse por esse novo influenciador que surgiu com a internet. Mais curiosidades AQUI.

 

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>> [CURADORIA] Marketing Digital: as notícias mais relevantes da semana de 08 de janeiro

 

* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

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