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[CURADORIA] Marketing Digital: as principais notícias da semana de 06 de março

Netflix investe em formato de video para mobile, Unilever reduz gastos com marketing, WeWork adquire Conductor e mais: veja as notícias mais relevantes do universo do marketing digital

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*Por Bianca Borges

 

Na semana do dia das mulheres, muitas empresas criaram campanhas interessantes (outras nem tanto) sobre o tema. Aqui no Digitalks discutimos a questão do empoderamento feminino na publicidade e o Twitter anunciou que pretende aumentar o número de mulheres em sua equipe de colaboradores. Além das ações relacionadas ao Dia da Mulher, essa semana também foi repleta de notícias relevantes para o mercado de marketing digital.

Confira abaixo os destaques selecionados pela nossa curadoria sobre diversos assuntos relacionados ao setor digital. Entre os tópicos estão publicidade, comunicação digital, marketing, estratégias, branding, tecnologia e outros.

Fazendo o update de noticias em 3,2,1…

 

[Marketing Digital – Mobile]

Netflix investe em videos verticais para conquistar mais visualizações no mobile

A Netflix está testando um formato de vídeo vertical curto, estilo Snapchat,  que se adapta aos dispositivos móveis e promete facilitar as buscas dos usuários por lançamentos de séries de TV e filmes. Para os clientes da gigante do streaming que quiserem assistir ao conteúdo de trailers das novas produções, basta acessar o app da empresa e tocar no título da série ou vídeo, a tela vertical do smartphone será preenchida.

Os dispositivos móveis e tablet representam menos de 20% das horas de visualização da Netflix em todo o mundo, como revelou o vice-presidente de produtos, Todd Yellin. Porém,  mais de metade dos membros da Netflix já usam o serviço da empresa mensalmente no mobile. O recurso será lançado em dispositivos iOS primeiro, seguido do Android em abril.  Veja o novo recurso em funcionamento:

As informações são do Quartz.

 

[Marketing Digital – Anunciantes]

Unilever investe na produção de seu próprio conteúdo publicitário e corta gastos com marketing

O relatório anual da Unilever, divulgado recentemente, mostrou que a empresa cortou 30% de suas despesas com o marketing. Segundo o documento, a multinacional optou por criar conteúdo internamente em função de dois fatores: economia de gastos e maior agilidade na produção.

Segundo as informações do AdWeek, esse é um movimento que está se popularizando no mercado dos grandes players. Empresas como a P&G e a Apple Beats estão se esforçando para diminuir custos com publicidade.

Para as agências essa tendência é um tanto quanto preocupante e precisa ser observada com cautela.

 

[Marketing Digital – Patente]

Blackberry alega que Facebook violou patentes do Intagram e do WhatsApp

A Blackberry acusou o Facebook e suas empresas subsidiárias (Instagram e WhatsApp) de usurpar sua tecnologia de codificação de mensagens e notificações e utilizar sete de suas patentes nas áreas de interface do usuário, segurança e eficiência de bateria.  O processo foi aberto em uma corte federal da Califórnia.

A porta-voz da Blackbary, Sarah McKinny afirmou que a empresa tem uma forte alegacao contra a violação da propriedade intelectual pelo Facebook.

O vice-conselheiro geral do Facebook, Paul Grewal, respondeu afirmando que a acusação e fruto da falta de inovação da Blackberry e que o Facebook pretende entrar na disputa.

As informações foram divulgadas pelo IDG Now.

 

[Marketing Digital – Mercado]

WeWork adquire Conductor, empresa fornecedora de serviços de marketing digital

Na última terça-feira, a WeWork, empresa dona de diversos espaços de coworking pelo mundo, anunciou a aquisição da Conductor, organização provedora de serviços de marketing de conteúdo que atende mais de 1.000 marcas globalmente. A ação faz parte da estratégia de fornecer aos membros dos coworkings da WeWork as melhores ferramentas para impulsionar os seus negócios.

A Coductornos ajudou a melhorar o nosso marketing digital e a presença on-line, tornando mais fácil para nós alcançar novos membros potenciais do WeWork com base no que eles estavam buscando. A plataforma nos ajudou a expandir nossos negócios e queremos ajudá-los a escalar para que possam ajudá-lo a crescer o seu”, informou a WeWork em seu blog.

A Conductor continuará a operar como uma linha de negócios independente, com o CEO Seth Besmertnik desempenhando seu papel e também se reportando ao presidente e diretor financeiro da WeWork, ArtieMinson.

A nota oficial foi divulgada no Blog da WeWork.

 

[Marketing Digital – Liderança]

 Atual vice-presidente da Amazon é nova contratação da Airbnb

A Airbnb está trazendo para o seu time Greg Greeley, atual vice-presidente da Prime & Delivery Experience da Amazon. O executivo, que assumirá seu cargo no dia 18 de março, se junta à Airbnb após 18 anos de trabalho na Amazon, onde ocupou vários cargos de liderança sênior.

Greeley será responsável por liderar a Startup’s Homes, unidade que envolve a oferta padrão da Airbnb, bem como sua oferta Plus recentemente lançada, voltada para os viajantes de alta qualidade que priorizam “qualidade e conforto”. Ele também supervisionará as coleções Airbnb, o programa Superhost e o eventual programa Superguest. Ele se reportará direto ao CEO da Airbnb, Brian Chesky.

As informações são do TechCrunch.

 

[Marketing Digital – Mercado de Trabalho]

Twitter pretende incluir mais profissionais mulheres em sua equipe

Na semana do dia das mulheres, o Twitter informou que tem como objetivo aumentar o quadro de profissionais do gênero feminino na empresa. Até o final de 2019, as mulheres deverão representar 43% da força de trabalho da empresa no mundo.

Segundo os dados do Relatório de Diversidade do Twitter de 2017, atualmente elas representam 38,4% do quadro total de funcionários.

As informações são da Propmark.

 

[Marketing Digital – Inovação]

Caminhões autônomos da Uber já transportam carga nos EUA

A Uber anunciou nesta terça-feira, dia 6, que seus caminhões autônomos já estão transportando produtos nos EUA. A empresa entrou no ramo dos transportes de cargas em maio de 2017 com o aplicativo Uber Freight, o qual possibilita a contratação de caminhões para enviar mercadorias de um lugar para outro.

A empresa considera esse um serviço relevante e com um potencial de crescimento porque elimina as despesas com a contratação do motorista que, segundo a Uber, representa a maior parte de suas despesas.

As informações são do Jornal do Brasil

 

[Marketing Digital – Social Media]

Facebook testa recurso de sinalização de noticias urgentes

No incio da semana, o Facebook anunciou a criação de um recurso que permite que veículos de comunicação classifiquem noticias como “urgentes”. O objetivo é mostrar aos usuários da rede social informações mais relevantes e atuais.

O primeiro teste aconteceu com um pequeno grupo de veículos de imprensa americanos , mas essa semana o Facebook vai ampliar os testes para outros territórios como America Latina, Europa e Austrália.

Segundo a rede social esse projeto ainda esta em fase inicial, mas já demonstra resultados importantes. As notícias destacadas como urgentes tiveram maior engajamento dos usuários e, ao longo do período de testes, alguns outros dados foram constatados:

  • 4% de aumento na taxa de cliques
  • 7% de aumento em Curtidas
  • Aumento de 4% em Comentários
  • 11% de aumento em Compartilhamentos

Veja mais detalhes sobre esse recurso no Facebook News Room.

 

[Marketing Digital – Liderança]

Giancarlo Civita assume a presidência do Grupo Abril

Atual presidente do conselho de administração e há mais de 30 anos na empresa que foi fundada pelo seu avó, Giancarlo Civita é também o novo presidente do Grupo Abril.

O ex-presidente, Arnaldo Tibyriçá, estava a quatro meses no cargo e a 15 anos na empresa e resolveu sair por motivos pessoas, conforme as informações divulgadas pela assessoria da empresa.

Giancarlo Civita já ocupou a função outras vezes e vai dirigir os negócios de Midia, Grafica e Distribuição do Grupo Abril.

A nota foi divulgada pelo AdNews.

 

[Marketing Digital – Negócios]

Carrefour investe em integração de canais on e off-line e adota Pincode do Pinterest

A rede de supermercados Carrefour decidiu integrar suas lojas ao ambiente online e vai utilizar ferramenta do Pinterest para fazer isso. A empresa será uma das pioneiras no Brasil e na América Latina a utilizar o Pincode, recurso de QR code customizado que permite que o usuário tenha acesso a um conteúdo a partir da leitura do QR code.

A primeira experiência com a ferramenta será realizada neste mês de março em quatro lojas da rede localizadas na cidade de São Paulo. De acordo com as informações divulgadas pelo AdNews, serão mais de 160 Pincodes espalhados pelas gôndolas que possibilitarão aos clientes acessarem diversas receitas da plataforma Chef Carrefour disponíveis no perfil da rede varejista.

 

[Marketing Digital – Concorrência]

Santander abre concorrência para contratação de agência de publicidade

O Banco Santander anunciou a abertura de uma concorrência para contratar uma nova agência que irá atender a conta junto à SunoUnitedCreators, uma das empresas que já prestam serviço para o banco.

De acordo com as informações divulgadas pela Propmark na segunda-feira, dia 5, o vice-presidente Marcos Madureira e o diretor Igor Puga irão conduzir o processo de seleção. As agências convidadas para participar da concorrência serão remuneradas pelo processo, entre elas estão: Accenture Digital, FCB, JWT, McCarryBowen, Talent, YR e Z+.

Sobre as empresas selecionadas, o Santander divulgou em um comunicado para a impressa que “A seleção dos participantes passou por uma curadoria neutra e técnica de players com vocação e reputação em planejamento e mídia, sem se basear no porte das agências”.

Em abril o banco divulgará o nome da agência vencedora.

 

[Marketing Digital – Gestão]

Edelman tem um novo CEO no Brasil

Martin Montoya, ex-presidente da WMcCann, é o novo CEO da Edelman, agência global especialista em Relações Públicas. Montoya assume as operações da empresa no Brasil bem como o comando da Zeno, integrante do grupo de Daniel J. Edelman.

O novo CEO possui mais de 27 anos de experiência na área de comunicação e já trabalhou com grandes multinacionais como Procter & Gamble, American Express, Unilever, Nestlé, Mastercard, L’Oreal entre outras.

De acordo com Allan McCreaSteele, CEO da Eldelman na América Latina,  Montoya dará continuidade a expansão da empresa no mercado e reforçará o posicionamento da Edelman como leadingagency global, além de promover os serviços integrados da empresa.

Veja mais informações aqui.

 

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*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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