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Competitive Intelligence, Marketing Preditivo e outros conceitos que a sua empresa precisa prestar atenção

Entenda a relevância e o os principais benefícios que esses conceitos podem trazer para a sua marca ou empresa

 

*Por Bianca Borges

 

Os clientes estão cada vez mais exigentes e empoderados e, para impactar esse público, as empresas precisam se manter atualizadas e reformular suas estratégias de negócios constantemente. Diante desse cenário, muitas organizações já têm adotado o uso de conceitos como Competitive intelligence, Marketing Preditivo e VUCA. Luis Madureira, Managing Partner da UBERBRANDS, estará presente no Expo Digitalks 2018, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro, para explicar como esses conceitos podem ser aplicados à estratégia das marcas e empresas e, além disso, falar sobre a abordagem da nova economia para a liderança de Marketing e Negócios.

O Digitalks conversou com o Luis para que você entenda mais sobre esses tópicos que serão abordados no principal evento de negócios digitais do país. Confira a entrevista: 

 

[Digitalks] A Competitive Intelligence (CI) está sendo adotada por muitas organizações. Qual a relevância dela para o mercado nacional e mundial?

[Luiz Madureira] A CI, ou Inteligência Competitiva como é chamado no Brasil, é hoje crítica para a sobrevivência de qualquer empresa. Um estudo publicado na Harvard Business Review mostrava que 2015 foi um ano record na mudança de funções dos CEO, mais especificamente, 1 em cada 5 foram despedidos! Isso acontece cada vez mais as organizações estão perdidas e sem estratégia, resultado de um ambiente competitivo que muda cada vez mais rápido, fruto de mudanças como o aparecimento do Social Consumer, o amadurecimento de várias tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial, ou o desenho de novos modelos de negócio. A CI é o que torna possível a navegação com sucesso deste ambiente competitivo. É também o que serve de base à Transformação Digital das organizações, suportando todo processo de gestão da mudança. Realço que o impacto da CI é transversal a qualquer industria, qualquer função e qualquer nível na organização. Num futuro não muito distante, quem não usar CI na seu trabalho diário, vai ficar obsoleto e fora do mercado.

 

[D] Quais os principais benefícios que a Competitive Intelligence traz para as empresas?

[LM] A CI permite a tomada de decisão informada e o desenvolvimento de estratégias e tácticas de sucesso. Isto resulta em vários benefícios:

1) Aumento da receita: através da exploração de oportunidades identificadas antes de todos os concorrentes, reguladores, e stakeholders em geral;

2) Redução de custos e tempo de reação: ter uma função de CI na empresa baixa os custos de aquisição de informação e sua conversão em intelligence (insights acionáveis) e evita duplicação de tempo na análise, assim como reduz o tempo de resposta aos acontecimentos;

3) Redução do risco: permite identificar e prever riscos resultantes do ambiente competitivo, ou de movimentos estratégicos dos concorrentes, o que permite a defesa através da mitigação dessas ameaças.

 

[D] Com clientes cada vez mais exigentes, a assertividade é um aspecto que não pode faltar nas campanhas publicitárias, por isso, o marketing preditivo se tornou uma opção viável para muitos negócios. Mas qual a real efetividade dessa técnica?

[LM] Se tivermos como referência que o Predictive Marketing (PM) é o processo de extração de informação de dados do consumidor, e determinar um padrão para prever tendências e resultados futuros, então vemos que na verdade estamos a falar de CI. Posso dar o exemplo de um cliente da UBERBRANDS que analisamos todas as Comunicações de Marketing Digital do principal concorrente, e percebemos que fazia campanhas com cerca de 10 meses para todos as verticais em que trabalhava (i.e. setores). Começava por identificar o problema, depois promovia a sua marca global e, por fim, a solução (produto e serviços) para aquele setor. Conseguimos assim prever o seu modus operandi, o que na prática nos permite saber como ele iria fazer a partir do momento que lançasse uma campanha.

Assim, a nossa estratégia passou a ser deixar o concorrente comunicar o problema nos primeiros 1 e 2 meses e depois comunicar a nossa solução antes do concorrente. Isto resulta em um aumento significativo da taxa de conversão de leads com uma fração do investimento.

Como o aparecimento do Social Consumer que deixa uma pegada digital cada vez maior, temos acesso a uma quantidade de dados que antes não estava disponível, o que nos permite desenvolver insights e prever o que o consumidor pretende. Depois é só oferecer produtos, serviços, e inovar em termos de processos, serviços e modelos de negócio, para entregar uma experiência de consumo muito superior e manter a lealdade do consumidor.

 

[D] E em um mundo tão inconstante com mudanças rápidas, será que esse tipo de marketing tem futuro?  

[LM] Esse tipo de Marketing já é o presente, e será o também o futuro! Cada vez mais é necessário antecipar. As grandes tendências levam tempo para se formar, e se recolhermos Weak Signals (sinais fracos) de forma contínua e estruturada, conseguimos juntar esses dados para poder responder com decisões e estratégia, em tempo útil, às mudanças no ambiente competitivo. A Artificial Intelligence é cada vez mais importante ao permitir encontrar padrões que, por vezes, o humano não consegue, pois é muita informação para processar. Esta tecnologia suporta o Marketing Preditivo (PM), o que por sua vez permite a uma organização ser Customer Centric, condição essencial para a sobrevivência do negócio através da manutenção da relevância da sua oferta junto do seu público alvo. Se pensarmos bem, isto é a essência do Marketing, manter a preferência do Consumidor de forma rentável.

 

[D] A definição do termo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), reflete um pouco o momento que a estamos vivendo hoje. No contexto do marketing e da publicidade, por exemplo, tudo muda muito rápido, uma campanha publicitária que fez sucesso ontem pode cair no esquecimento no dia seguinte. Impactar clientes se tornou uma tarefa mais complexa. Que habilidades são necessárias para ter sucesso nesse cenário? 

A resposta mais curta é: Marketing Intelligence. Marketing Intelligence é Competitive Intelligence, mas o seu foco principal é suportar o decisor e o estratégista de Marketing. Podemos definir como a habilidade/capacidade de desenvolver insights acionáveis na tomada de decisão e desenvolvimento da estratégia de Marketing. O escopo desta habilidade vai desde a estratégia de Marketing da organização, passando pelo de Marca até aos Marketing e Digital Analytics. Ou seja, compreender todas as alavancas que nos permitem tornar o marketing mais eficaz e eficiente.

 

Quer entender mais sobre esses temas? Então assista a palestra de Luis Madureira no Expo Digitalks 2018. O especialista estará no palco Congress, no dia 04 de setembro a tarde.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

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