Terça-feira, 31 de julho de 2018
Na indústria da moda, a inovação não é algo recente. Inovar é parte do mindset de grandes estilistas e criadores de moda. Esse mercado tem crescido a cada ano e, para 2018, de acordo com o estudo “State of Fashion 2018”, realizado pela McKinsey, o consumo de moda na média global deve crescer entre 3,5% e 4,5%. Já na América Latina, a projeção de crescimento esperada é de até 6%. É fato que grande parte da expansão do setor deve-se à criação de novos e-commerces e, claro, a aceitação dos clientes em relação à possibilidade de fazer compras no ambiente online.
Com clientes cada vez mais conectados, a concorrência do mercado de moda online aumenta a cada dia. O desafio agora é aplicar o mindset inovador, que já faz parte da rotina dos profissionais de criação de moda, também na hora de fazer o marketing dos produtos e da marca em si.
Além de oferecer bons preços e um excelente atendimento, o varejo de moda online precisa apresentar um diferencial a mais para chamar atenção dos clientes. De acordo com Luisa de Abreu, estrategista de marca e especializada em Comunicação de Moda, que concedeu uma entrevista exclusiva para o Digitalks, um dos diferenciais para chamar atenção do consumidor pode ser o marketing de conteúdo.
“Conteúdo de qualidade pode inspirar a compra e o desejo. Conteúdo de moda é muito mais do que apenas moda. Muitas marcas deste ramo criam um blog para apenas “estar lá”. Citam uma tendência ou duas, colocam alguns produtos e acham que o trabalho está feito. A moda é inspiracional, as marcas não vendem apenas produtos, e sim uma experiência de marca. A moda engloba um estilo de vida, tem a ver com comportamento e pode cobrir diversos tipos de necessidades diferentes. As marcas precisam saber o que seus consumidores querem e ser notáveis na promoção de produtos, criando apelo emocional, benefícios para o consumidor e um vínculo verdadeiro com seus seguidores”.
Luisa deu o exemplo da marca Insecta Shoes que não utiliza produtos de origem animal para fabricar os seus calçados. Para enfatizar essa opção da marca, o site contém diversos conteúdos relacionados à sustentabilidade que chamam a atenção do leitor para o tema.
Segundo a estrategista de marcas, é importante fazer uma análise da coleção da sua empresa e saber quais são os itens básicos, os mais vendidos, e quais tendências estão relacionadas com a coleção para gerar conteúdo inspiracional com fotos e/ou textos, mostrando como usar peças que estão à venda, por exemplo.
Outra forma de inspirar consumidores, de acordo com Luisa, é gerar conteúdo em parceria com famosos, influenciadores digitais ou clientes.
“A Amaro recentemente fez uma parceria com a modelo Duda Almeida, na qual ela escreve sobre a cidade de Barcelona e quais roupas ela usou lá no verão (o tema tem a ver lifestyle das suas consumidoras). Também destaco o conteúdo online gerado pela Schutz e Shoulder.O feed de conteúdo pode estar em um blog ou diluído no e-commerce, em pontos estratégicos.”, ressaltou a especialista.
Além disso, quando pensamos em conteúdo para e-commerce, além dos textos com assunto relacionados à moda e outros tópicos que façam parte dos valores e das referências que a marca quer passar ao cliente, é importante pensar na disposição dos itens do seu site de forma estratégica, além de dar uma atenção à descrição dos produtos.
“Um e-commerce com centenas de produtos “soltos” pode deixar o cliente confuso e com dúvidas. Temos que considerar que o e-commerce é uma extensão da loja física, e tentar oferecer a mesma experiência na loja online. Como? Fazendo uma curadoria que inspira e direciona as pessoas. A maneira que as roupas estão dispostas nas lojas e vitrines é estratégica e, por isso, é importante destacar promoções e itens por categorias para facilitar a compra nos e-commerces”, indicou Luisa.
Antes de divulgar qualquer post em uma rede social é necessário avaliar se a mídia escolhida está de acordo com o perfil da marca e da sua audiência, e se uma possível divulgação preencherá os objetivos de comunicação que você planejou.
Sem dúvida, hoje, o Instagram é uma das mídias mais utilizadas pelas marcas que querem promover seus produtos, isso porque, a rede social é totalmente focada na parte visual e na utilização de imagens.
Além de conteúdos relevantes e presença constante nas redes sociais, a tecnologia é uma forte aliada dos e-commerces de moda. Durante a entrevista para o Digitalks, a especialista em Comunicação de Moda, comentou que a aplicação de tecnologias como inteligência artificial, impressão 3D, a bio e a nanotecnologia já estão impulsionando inovações nesse mercado. Ela dá um exemplo:
“Posso citar como exemplo o conglomerado chinês Alibaba, que está usando a inteligência artificial para aprimorar a descrição de produtos. [A empresa] desenvolveu um “espelho inteligente”, que traz informações de produtos de modo automático e sugere combinações de roupas a partir do que o cliente toca ou experimenta. Além disso [o “espelho inteligente] indica onde determinado produto está localizado dentro da loja”.
Exemplo de um outro conglomerado de moda que tem investido fortemente em tecnologia é a Inditex. Uma das redes de lojas que fazem parte desse grupo é a Zara, que esse ano lançou inovou com caixas automatizados e robôs operando no estoque.
A Estrategista de Marcas, Luisa, também citou os chatbots e os wearables como tecnologias que serão cada vez mais utilizadas pelas marcas de moda. Segundo ela, os chatbots ajudarão na experiência de compra, no atendimento, vendas e marketing, para concluir pagamentos e rastrear produtos. Burberry, Tommy Hilfiger, H&M e Levi’s são algumas marcas que já apostam nessa tendência. Já os wearables serão adotados mais lentamente pelas marcas para auxiliar na produção de roupas e acessórios inteligentes.
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Uma dica que fica para as marcas de moda e os profissionais de marketing que atuam nesse mercado é nunca deixar de inovar. Como frizou Luisa:
“Não basta ser disruptivo apenas uma vez, as empresas e profissionais precisam ser disruptivos constantemente, ou sempre! Na moda e fora dela”.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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