Notícias

Como encontrar o balanço ideal entre o digital e o analógico na educação das crianças

É inegável a importância das ferramentas digitais na educação infantil. Afinal, o mundo de hoje se faz justamente em torno do mundo virtual, seja por meio das redes sociais, dos apps, dos livros digitais, entre tantos outros recursos.

No entanto, quando se trata de crianças, a preocupação de pais e professores é sempre com relação aos possíveis malefícios que o universo on-line poderia causar ao desenvolvimento dos pequenos.

De fato, passar muito tempo usando celulares e tablets pode ser prejudicial para o desenvolvimento infantil e afetar negativamente a saúde como um todo, em especial a cognitiva, a emocional e, é claro, a dos olhos.

Entretanto, os especialistas em educação infantil já sabem que, se usada na medida certa e com a correta metodologia, as ferramentas de educação digitais podem ajudar e muito no desenvolvimento das crianças.

 

Como encontrar o balanço ideal entre o digital e o analógico na educação das crianças
Se usados de forma equilibrada, os eletrônicos podem ser benéficos para a educação infantil.

 

Equilíbrio

Mas como encontrar o equilíbrio entre o digital e o analógico? Para isso, é importante ter atenção ao comportamento, rotina e hábitos das crianças.

Por exemplo, estudar com livros físicos e cadernos deve ter a mesma importância do que aprender usando os e-books e apps.

Pais devem monitorar o tempo dedicado a cada um desses universos. Enquanto os professores já se dedicam a mesclar ambas as ferramentas em sala de aula.

 

Brincadeiras

O mesmo vale para a hora de brincar. Já está provada a importância das brincadeiras para a educação infantil, seja atuando no desenvolvimento físico, emocional, intelectual, afetivo ou social.

Além disso, brincar também é uma forma de aprender novas habilidades, regras e limites, além de promover a socialização.

Por isso, também nesse momento, vale dividir o tempo dos pequenos entre o analógico e o digital. Por algumas horas, eles podem dedicar-se a se divertir – e aprender – com as brincadeiras tradicionais como andar de bicicleta, construir com blocos de madeira ou contar histórias com bonecas e carrinhos.

A outra parte do dia pode se desenrolar em volta dos jogos on-line, por exemplo, que estimulam o raciocínio lógico e a atenção. Atualmente, já existem muitos jogos e aplicativos criados com foco na aprendizagem do público infantil.

 

Tradicional

Já à noite, período em que a criança precisa descansar para absorver bem a aprendizagem adquirida ao longo do dia, é o momento em que pais devem ter atenção com os recursos digitais.

O ideal é deixar as telas de lado, já que elas podem agitar os pequenos e trazer dificuldades na hora de dormir. Os áudios books, no entanto, podem ajudar nesse momento.

De todo modo, no quarto infantil o melhor mesmo é investir em recursos lúdicos e tradicionais, como os livros, os móbiles e o kit montessoriano, que estimula o desenvolvimento sensorial e cognitivo de modo orgânico e intuitivo.

Comentários

PUBLICIDADE