Notícias

ColaborAmerica discute tecnologia e modelos alternativos de economia

Maior festival de novas economias da América Latina, o ColaborAmerica traz como tema central de sua programação “Inovar é Regenerar”

 

Você provavelmente já ouviu falar de termos como economia colaborativa, cultura “maker” e impacto social, mas talvez não saiba a fundo seus significados ou mesmo o que isso tem a ver com o dia a dia de empresas, de órgãos governamentais, do meio ambiente e até da sociedade. Após sucesso de estreia em 2016, que contou com mais de 230 especialistas de 21 países, o ColaborAmerica realiza, entre os dias 23 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, a sua segunda edição, reunindo no mesmo espaço líderes empresariais, políticos, ativistas e cidadãos interessados em contribuir de alguma forma com um modelo econômico mais consciente e mais colaborativo, para a América Latina.

A expectativa é receber mais de seis mil pessoas em três dias de encontro, que este ano oferece uma programação totalmente gratuita, entre dezenas de palestras e painéis, workshops de empreendedorismo, debates sobre novas economias e oficinas criativas.

Alguns dos destaques dessa edição são as apresentações de Pedro Tarak, co-fundador e presidente do conselho do Sistema B, Soledad Nuñez, Ministra de Moradia e Habitat do Paraguai, Patricia Shaw, membro do conselho da Schumacher College e autora do livro “Complexity and Emergence in Organizations” e Ricardo Abramovay, professor de economia da Universidade de São Paulo e autor do “Muito Além da Economia Verde”.

Segundo os organizadores, a ideia é promover uma intensa troca de possibilidades, compartilhar experiências que nos ajudem, como sociedade, a repensar os antigos modelos de desenvolvimento econômico. “Passamos por uma crise de confiança generalizada entre instituições, governos, indivíduos e organizações, por isso, o conceito escolhido para esta edição foi a Responsabilidade Regenerativa, porque acreditamos que é preciso recriar as nossas relações nas mais diferentes formas. Afinal Inovar é regenerar”, afirma Manuela Yamada, uma das fundadoras do ColaborAmerica e representante do OuiShare no Brasil.

O ColaborAmerica 2017 é uma realização do OuiShare, do Sistema B e da MateriaBrasil e tem o patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o patrocínio da OLX e do Instituto C&A e o apoio cultural do Oi Futuro e do Sebrae.

O ColaborAmerica reforça o propósito da Oi e do Oi Futuro, que é melhorar a vida das pessoas e da sociedade por meio da inovação e da criatividade. Acreditamos que esse objetivo só pode ser alcançado com trabalho colaborativo e disseminação de práticas e conhecimentos em rede, e esse encontro fortalece essas conexões e inspira transformações”, diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro.

 

Serviço – ColaborAmerica

Quando: 23, 24 e 25 de novembro

Horário: das 10h às 22h

Onde: Hub Rio, Av. Prof. Pereira Reis – Santo Cristo – RJ

A programação completa está disponível no site do evento

Comentários

PUBLICIDADE