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Calculadora de ROI: ferramenta gratuita auxilia PMEs no planejamento estratégico

Calculadora de ROI, desenolvida pela SinalizeWeb, visa facilitar a estratégia de negócios de empreendedores de e-commerce e PMEs

 

Boa parte dos empreendedores do mercado de e-commerce já consegue precisar os custos de uma plataforma online para abrir uma loja virtual. No entanto, uma das maiores dificuldades é entender os investimentos necessários em marketing digital, SEO e performance para obter sucesso no negócio. A tarefa é árdua na hora de avaliar o Retorno sobre Investimento ou ROI. Porém, o empreendedor precisa saber qual será o retorno que terá para cada real investido, para que possa preparar sua trajetória de maneira mais eficiente.

Foi pensando em facilitar a vida desses empreendedores de e-commerce e empresas PMEs em geral, que a SinalizeWeb – agência com foco em performance, SEO, marketing digital e e-commerce – desenvolveu a “Calculadora online para E-commerce PME”. Trata-se de uma ferramenta gratuita para análise de diferentes simulações online. A calculadora está disponível neste link.

A ferramenta é fácil de usar e permite ao pequeno/médio empreendedor se preparar melhor para suas necessidades no negócio. Assim, ao entrar no simulador, o empreendedor precisará colocar informações tais como: investimento atual e lucro almejado, a margem de lucro do produto (markup), média de vendas de cada cliente na loja virtual (ticket médio de compras). Além disso, também serão necessárias informações relacionadas á estratégia do negócio, tais como a participação das compras a partir de um Marketplace. Aí ele pode simular e verá resultados diversos conforme troque as variáveis”, explicou Abu Amir, Head de SEO e e-commerce da SinalizeWeb.

Ao final da simulação, o empreendedor vai receber um relatório que mostrará os resultados do ROI na configuração simulada (para um novo negócio ou negócio existente), os custos de taxas e informações relativas ao lucro líquido no cenário imaginado.

Segundo o executivo, o empreendedor precisará de alguns conhecimentos para saber avaliar se está com boa performance em marketing digital. “A média para um e-commerce de performance mediana é o ROI 14, ou seja, para cada R$1,00 investido, a empresa tem o retorno de R$ 14,00. Quando os clientes têm um trabalho apropriado de busca orgânica e conteúdo (SEO), boas campanhas de Marketing Digital e um e-commerce na plataforma apropriada e com estratégia assertiva, este ROI pode subir para 34, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, a empresa lucra R$ 34,00”, afirmou o especialista da SinalizaWeb.

 

Jornada de compras do consumidor de e-commerce

Para alcançar o ROI desejado e ter uma estratégia de negócios efetiva, é essencial entender, antes de mais nada, quem é o seu público-alvo. Dessa forma, o empreendedor conseguirá desenvolver campanhas mais personalizadas e assertivas.

“É preciso ter muito claro quem é o seu público consumidor para atraí-lo até sua loja e depois conseguir convencê-lo a comprar seu produto. A matemática de dados aliada às ferramentas de marketing digital, ajudam o empreendedor digital nestas etapas. Ainda, a jornada do consumidor precisa também, criar para os clientes que já compraram, uma experiência excelente, de forma que este cliente volte a comprar de maneira recorrente. E mais do que isso, é necessário o encantamento do cliente com o seu negócio, para que não só ele volte, como também recomende sua loja para outras pessoas”, explicou Uafa Smaili, Head de Projetos da SinalizeWeb.

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