Notícias

Algoritmo do Instagram mostrará posts por ordem de relevância

instagram-para-marcas“Você ficará surpreso em saber que as pessoas perdem em média 70% de seus feeds de notícias. Com o crescimento do Instagram, tornou-se mais difícil de acompanhar todas as fotos e vídeos que as pessoas compartilham. Isso significa que você frequentemente não vê os posts que você se importa mais. Para melhorar a sua experiência, seu feed será em breve ordenado para mostrar os momentos que acreditamos que você gostará mais.”

Foi com essa introdução que o Instagram anunciou oficialmente ontem sua mudança no algoritmo que mostra como as fotos e vídeos da rede social serão apresentadas aos usuários. Na prática, o feed será apresentado por ordem de relevância, e não mais cronologicamente, e as marcas terão que adaptar suas estratégias à nova abordagem da rede social.

O novo algoritmo ainda está em fase de testes, mas a ideia é implementar a mudança para todos no longo prazo. O Instagram segue o exemplo do que já acontece no Facebook e Twitter – este introduziu recentemente um recurso chamado “Enquanto você esteve ausente”, exibindo no início do feed alguns tweets passados, prática que não agradou muito os usuários no começo.

Em ambas as redes, você pode desabilitar ou ver as postagens cronologicamente – no Facebook, em “Feeds”, basta ver a opção “Mais recentes; no Twitter, em “Configurações”, você pode desativar a opção “Mostrar os Melhores Tweets primeiro”.

 

Estratégia de marca

Se os posts serão medidas por sua relevância, o algoritmo mensura ainda fatores de conteúdo nas próprias fotografias. Isso inclui texturas utilizadas, cores predominantes e objetos que podem aparecer nas imagens.

>> Pesquisa mostra como jovens e teens usam o Instagram

Em novembro do ano passado, usuários relataram uma queda drástica no alcance das fotos no Instagram, que teria sido causada por um bug, segundo a rede social. Fica agora a dúvida: isso já estava sendo testado naquele momento?

O Instagram informou que “levará um tempo para acertar” nessa abordagem e que “ouvirá o feedback” que será dado com o passar das mudanças.

 

>> Como você acha que essa mudança irá afetar a estratégia de sua marca? Deixe sua opinião nos comentários.

*Com informações do Gizmodo e Tech Tudo.

 

Comentários

PUBLICIDADE