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7 dicas para extrair o máximo do Google AdWords

Raphael Oliveira, especialista em marketing de performance, orienta quem quer ter melhores resultados na plataforma do Google AdWords

Assim como os consumidores, o processo de decisão de uma compra se torna cada vez mais dinâmico e multicanal. Segundo dados internos do Google Brasil, atualmente 79% dos usuários que são impactados por um anúncio publicitário off-line buscam o produto ou marca na internet em seguida. Essa mudança impulsiona as empresas a buscarem, cada vez mais, agências de publicidade especializadas no comportamento de compra online, as agências digitais de performance.

De acordo com Raphael Oliveira, especialista em Marketing de Performance na agência GhFly, por meio do Google AdWords, plataforma de anúncios do Google, é possível programar a exibição de anúncios nos resultados de pesquisas feitas no buscador e no Youtube. Dessa forma, além de ser impactado no momento da busca, o consumidor vê anúncios de determinado produto ou serviço enquanto procura por mais informações em sites e canais especializados. Além destas, o Google AdWords permite a utilização de uma série de estratégias que irão garantir o melhor resultado em suas campanhas publicitárias.

Confira abaixo sete dicas que o especialista selecionou para extrair o máximo de performance das campanhas no Google AdWords.

 

  1. Acompanhe as conversões e métricas mais importantes

Um dos erros mais cometidos em campanhas de Google AdWords é a falta do acompanhamento das conversões do site. Antes de começar a anunciar, é crucial definir as métricas chave para entender os resultados das campanhas. É importante instalar corretamente as tags de conversão que irão indicar quando ocorrerem vendas no site ou envio de formulários. Não meça apenas os cliques e impressões, seja o mais assertivo que puder, até porque trata-se do resultado do seu negócio.

  1. Utilize correspondências de palavra-chave

Usando apenas palavras amplas, seu anúncio poderá ser exibido para termos de pesquisa que não tem conexão com a palavra que patrocinou. Por exemplo: Ao patrocinar o termo carros usados, seu anúncio poderá ser exibido para a busca de carro que foi usado no filme de ação. Em tempos de crise, um clique pode custar caro, portanto, explore todas as possibilidades de correspondência disponíveis.

  1. Crie anúncios relevantes para o usuário

Mais importante do que aparecer, é ser clicado. O comportamento de busca do usuário é intuitivo e assertivo acima de tudo. Ou seja, quanto mais direto seus anúncios forem, mais cliques terão. Uma boa dica é se apropriar dos termos de pesquisa para escrever seus títulos e reforçar seu diferencial competitivo nas linhas de baixo.

  1. Fique de olho no índice de qualidade

Relevância do anúncio, qualidade da página de destino e valor do lance. Estas são as três variáveis que mais influenciam o índice de qualidade da sua palavra-chave. A dica número 2 te ajudará com o primeiro caso. No segundo caso procure melhorar a velocidade de carregamento da página. Para ajudar, o Google disponibiliza a ferramenta Page Speed Insights que traz uma análise completa dos fatores que influenciam a velocidade de carregamento do seu site. Sobre os valores de lance, ao editar as colunas do seu painel no Google AdWords, você poderá incluir as estimativas de lance de primeira página, lance de primeira posição e lance da parte superior da página e, a partir destas estimativas, poderá escolher a melhor estratégia de lance.

  1. Faça campanhas de remarketing

Com certeza você já foi perseguido por um anúncio. Era de uma campanha de remarketing! Com elas, você pode escolher o momento exato no qual irá impactar novamente um usuário que acessou seu site e visitou um produto específico. Através da criação de listas de remarketing do Google Adwords, é possível mostrar anúncios para todos os usuários que abandonaram seu site, exibindo determinado produto ou serviço. Tal nível de precisão é plenamente possível em campanhas de remarketing, que por sua vez, são as campanhas que talvez tenham o maior nível de entrega de resultados quando falamos de marketing digital.

  1. Diminua o CPC

.Quanto menor seu lance, maior é o número de cliques que você conseguirá sem precisar aumentar o orçamento diário. A maioria das pessoas tem a falsa sensação de que ao aparecerem em primeiro lugar nos resultados de busca do Google, estarão obtendo a melhor performance. Isso não é verdade! Como já foi dito, ser clicado é mais importante do que somente aparecer. Porém, para ser clicado é preciso aparecer muitas vezes. E na maioria dos casos, quanto maior o seu lance, menor o número de vezes que seu anúncio será exibido. Mantenha-se atento ao relatório de informações sobre o leilão. Lá você poderá acompanhar o percentual de buscas para as quais seu anúncio é exibido e terá os dados de referência dos seus concorrentes diretos nas pesquisas.

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