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5 Resoluções de RP e Mídia Social para 2017

Por Beth Adan* para Business 2 Community

 

O Ano Novo traz emoção, promessa e uma nova oportunidade para aprimorar suas relações públicas, mídia social e habilidades de marketing digital. Muitas pessoas fazem resoluções pessoais como estabelecer uma alimentação mais saudável e experimentar coisas novas, então por que não fazer algumas resoluções para o seu negócio também?

As cinco intenções a seguir podem ajudá-lo a alcançar novos clientes, fazer conexões com influenciadores e construir o reconhecimento da sua marca.

1 – Resolva fazer um plano de marketing abrangente

Estabelecer uma nova estratégia para 2017 requer chegar a um plano abrangente. Felizmente, isso não tem que ser tão difícil quanto parece! Como Emily Sidley, diretora sênior de Publicidade da Three Girls Media, explicou em seu artigo, Como criar seu plano de marketing em 2017, existem cinco passos simples para elaborar um plano perfeito. São eles:

  1. Reveja o ano anterior, determinando quais estratégias funcionaram e onde possam existir áreas de oportunidade.
  2. Estabeleça novas metas (Específicas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevantes e Oportunas).
  3. Faça um Brainstorm com novas e excitantes estratégias de marketing.
  4. Escreva o seu plano visualmente. É útil fazer isso mês a mês para que você possa ver como as estratégias funcionam em conjunto.
  5. Coloque seu plano em ação e o avalie após 6 meses

 

Algumas estratégias comuns que podem ser úteis para incluir em seu plano de marketing são:

  • Criação e distribuição de comunicados de imprensa;
  • Hospedagem e promoção de eventos locais;
  • Publicação de conteúdo útil, relevante e envolvente nas mídias sociais;
  • Aproveitar o poder da publicidade nas mídia social;
  • Fazer post em blog regularmente;
  • Fazer uma mídia editorial direcionada;
  • Criar e enviar e-mails ou newsletters impressas da empresa;

 

2 – Resolva ser mais ativo na mídia social

Existem incontáveis razões pelas quais sua empresa deve estar em mídias sociais; você terá a oportunidade de alcançar uma nova demografia,  conhecer o seu público em um nível pessoal e até mesmo aproveitar o valor de canais sociais para o atendimento ao cliente, o famoso SAC 3.0. Aqui estão apenas algumas das muitas razões que vale a pena investir em uma presença na mídia social:

  • A mídia social tem uma taxa de 100% mais rápida do que o outbound marketing;
  • 93% dos posts mais interessantes no Facebook incluem imagens;
  • 84% das pessoas que seguem / interagem com as PMEs online, provavelmente compartilharão uma experiência positiva com seus amigos;
  • 74% dos consumidores citados contam com as mídias sociais ao tomar decisões de compra;
  • 72% dos seguidores sociais são mais propensos a fazer uma futura compra;
  • 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência de mídia social com uma marca estão mais propensos a recomendar essa marca a outros;
  • 70% daqueles que tiveram suporte da empresa por meio das mídias sociais, regressarão às redes sociais como clientes no futuro;
  • 50% dos consumidores já fizeram uma compra com base em uma recomendação através de uma rede social, este número só aumenta;
  • 47% das pessoas que seguem marcas em redes sociais são mais propensas a visitar o site da empresa.

 

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente está preso pelo tempo; publicar atualizações em mídias sociais pode ser a prioridade mais baixa na sua lista. Entendemos que nem sempre há tempo para manter consistentemente seus perfis sociais.

 

3 – Outra dica importante: resolva fazer melhores conexões com jornalistas

Um grande item para se concentrar neste Ano Novo é formar relações mais fortes e mais sólidas com escritores, influenciadores, repórteres e jornalistas. Eles são a sua porta de entrada para o mundo; os que estarão contando sua história. Aproveite o tempo para conhecê-los e também sobre os assuntos que eles escrevem, certifique-se de seus artigos são bem criados e relevantes, e que você sempre oferecerá algo de valor para os leitores deles.

Escrever artigos perfeitos e elaborar excelentes notas à imprensa pode não se transformar em uma estratégia de sucesso, se você não tiver um plano sólido para manter boas relações com a mídia. Construir fortes conexões com os jornalistas neste Ano Novo pode ser uma das melhores maneiras de obter seu passo à frente. Aqui estão 4 maneiras para você começar a estabelecer essas relações:

Faça comentários nos trabalhos recentes do jornalista: procurar a especialidade do repórter, ler os artigo recentes dele e deixá-lo ciente que você gostou do trabalho dele pode legitimar o fato de você querer contatá-lo . Para pontos extras, leia as histórias dele até seis meses atrás ou mais e então tenha a certeza que ele já não cobriu ou falou sobre uma história ou tendência similar.

Sempre seja agradável e respeitoso nas iterações: jornalistas são pessoas ocupadas com rápidos deadlines e reviravoltas no seu trabalho. Eles também recebem muitos conteúdos todos os dias, então, talvez eles possam ficar incomodados com sua comunicação não solicitada. Chateá-los por horas para que eles façam a cobertura de um evento ou assunto da sua empresa, pode ser uma maneira fácil de garantir que eles não cubram a sua história.  Seja agradável, amigável e respeitosamente persistente na forma de abordá-los.

Contate os jornalistas onde (e quando) eles quiserem ser contatados: Além de ler histórias recentes dos jornalistas,  você deveria revisar os contatos preferidos deles. Jornalistas mudam as suas publicações frequentemente, tenha certeza que a informação está atualizada, que eles não tenha mudado de cargo companhia e que você os contate em horários apropriados durante o dia.

 

4 – Resolva a ser mais acessível

Neste Ano Novo, torne uma prioridade ser mais aberto e acessível para seus stakeholders, fãs e clientes. Uma parte de ser acessível é ter uma presença nas mídias sociais, mas outra tática é aumentar o reconhecimento da marca e criar um serviço único para quem precisar de mais informações sobre sua empresa ou seus produtos.

Considere criar um PressKit eletrônico, no qual você irá apresentar todas as informações relevantes sobre o seu negócio online. É importante se lembrar que um press kit eletrônico é escrito para jornalistas, não clientes, então, esse material não deve conter linguagem de vendas. Um ótimo EPK inclui os seguintes elementos:

  • Informação de contato: Como você prefere ser contatado? Liste isso em todos os topos do seu EPK, assim será fácil te encontrar. Tenha certeza que você incluiu um número de telefone e um e-mail, desta forma os jornalistas poderão contatá-lo rapidamente.
  • Benefícios únicos: O que a sua companhia faz, e o que a torna especial? Isso deve estar claro no primeiro  parágrafo dentro do seu EPK. .
  • Detalhes específicos da indústria: existe alguma coisa na qual a sua empresa é especialista e você precisa explicar?
  • Detalhes sobre o fundados da empresa: Seria Would it be útil incluir detalhes sobre você como fundador da empresa ou proprietário? Para algumas companhias isso faz sentido, embora para outras isso não é necessário.
  • Preçço do produto: Quanto custo o seu serviço ou produto?
  • Localização da empresa: Onde está localizada a sua empresa? Como os consumidores podem contatá-lo?
  • Ideias de notícias: O que seria uma boa história sobre o seu negócio? Nós sugerimos que você apresente de 3 a 5 notícias para os jornalistas.
  • Informação extra: Existe alguma coisa mais que você acha que deveria ser incluída? Algumas empresas tem uma interessante história de como começaram ou tem uma iniciativa legal para compartilhar.

 

5 – Decida tirar proveito das oportunidades do marketing sazonal

Quando nós apenas passamos pela estação das férias, o Ano Novo é uma época perfeita para planear sua abordagem de marketing sazional para o próximo ano, além de determinar o sucesso de suas campanhas anteriores. Dê uma olhada no que funcionou e o que não funcionou, tome notas dos desafios e das oportunidades e pense em uma nova maneira de abordar as oportunidades sazonais. E não se esqueça dos outros feriados, como Dia dos Namorados, Dia do Trabalho e o aniversário da sua empresa também.

Existem várias maneiras de chegar nos seus clientes durante as férias. Elas envolvem a combinação de técnicas tradicionais de marketing com táticas digitais:

  • Organize seus perfis sociais com imagens sazonais;
  • Inclua website e links sociais em todos os materiais de marketing impressos;
  • Realize uma competição sazonal e envolva os fãs na mídia social;
  • Crie um produto sazonal de edição limitada;
  • Envie e-newsletter de saudações, desejando aos clientes que se divirtam durante as férias;
  • Faça parceria com outra empresa para realizar um evento local;
  • Compartilhe fotos de preparação sobre as férias via Instagram, Twitter e Facebook;
  • Realize uma promoção com o foco nas férias.

 

Estas resoluções de mídia social e relações públicas vão colocar o seu negócio no caminho para o sucesso no Ano Novo.

Artigo escrito originalmente para o portal Business 2 Community  por Beth Adan* – publicitária seniôr e designer gráfica da Three Girls Media.

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