Notícias

5 passos simples para garantir sua privacidade online

Da Redação

Imagem: fundo azul com mão segurando um cadeado. internet.

Com o avanço das tecnologias de informação, tornou-se quase impossível trabalhar ou realizar atividades diárias sem usar a internet. A tendência só tende a crescer a medida que a Internet das Coisas (Iot) se desenvolver ainda mais. Por esse motivo, é importante manter-se a par dos métodos de segurança. É importante usar protocolos que garantam a confidencialidade dos dados de seus funcionários e clientes e das suas atividades online enquanto pessoa física. Mesmo que a empresa não tenha nada a esconder, é sempre desconfortável saber que alguém pode estar monitorando todas as suas ações na internet sem o seu consentimento. É necessário garantir a confidencialidade dos dados de consumidores, inclusive por lei (LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados), que entrará em vigor em 2020 no Brasil.

Neste artigo, vamos mostrar cinco passos que podem lhe ajudar enquanto pessoa física a manter a sua privacidade na internet:

 

1- USE SEMPRE UMA VPN

Uma VPN, ou Rede Virtual Privada, é um túnel seguro entre dois ou mais dispositivos. As VPNs são usadas para proteger o tráfego web privado da espionagem, interferência e censura.

A VPN torna o seu endereço IP invisível, permitindo que você navegue anonimamente na rede. Você pode ler mais sobre VPN aqui. Usando uma VPN, todas as portas da Internet estão abertas para você e não há sites em que você não possa acessar e ninguém poderá rastrear as suas atividades na internet.

Muitas vezes acontece que determinados sites bloqueiam o acesso dos seus conteúdos a pessoas de outros países. Por exemplo, em alguns sites americanos, você pode assistir a filmes gratuitamente, mas, caso não esteja nos Estados Unidos, receberá a seguinte informação ¨conteúdo não disponível na sua região¨. Uma ótima maneira de contornar essas restrições é usar uma VPN.

 

2- USE UM GERENCIADOR DE SENHAS

A quantidade de sites e plataformas que usamos aumenta a cada dia, e, consequentemente, os nomes de usuário e senhas também vão aumentando. Usar um sistema de gerenciamento de senhas é, até certo ponto, uma necessidade. Alguns chegam a ter mais de trinta nomes de usuário e senhas para vários sites, incluindo por exemplo, contas financeiras, serviços de email, redes sociais e lojas online. O fato aqui é que muitas pessoas usam o mesmo nome de usuário e senha em todos os sites porque é difícil guardar todas. Isso torna você extremamente vulnerável caso uma das contas for hackeada.

A vantagem de usar um gerenciador de senhas é que todas as suas senhas e nomes de usuários estarão criptografados e você pode acessar facilmente todos os seus sites. Você pode ter muitas senhas complexas, uma senha diferente para cada site sem precisar memorizar todas elas assim impedirá que todas as suas contas sejam invadidas.

 

3- MANTENHA O SEU SISTEMA OPERATIVO E TODOS OS PROGRAMAS SEMPRE ATUALIZADOS

Os especialistas de segurança digital recomendam que atualize regularmente o seu sistema operativo e outros programas, como o antivírus que estiver usando. As atualizações são frequentemente lançadas para solucionar vulnerabilidades descobertas no sistema. As versões mais antigas são conhecidas pelos hackers há mais tempo, a maioria dos vírus tem como alvo versões mais antigas.

Os computadores com Windows são infectados com vírus com muito mais frequência do que os computadores com Mac ou Linux. Isso acontece porque a maior parte dos malwares são criados no Windows, porque é usada pela maioria das pessoas.

 

4- TOME CUIDADO AO USAR WI-FI PÚBLICO

Não seja imprudente ao usar qualquer conexão Wi-Fi. Os hotspots de Wi-Fi são geralmente inseguros, pois não codificam informações transmitidas pela internet. Além disso, as ferramentas usadas pelos hackers permitem que eles extraiam nomes de usuário, senhas e outras informações que fornecem acesso a contas financeiras.
Alguns hotspots são criados propositadamente por hackers profissionais para que que você acesse a rede em que eles tem total o controle.

 

5- USE UM ANTIVÍRUS DE CONFIANÇA

Hoje, mais do que nunca, o antivírus não é apenas o software mais popular no sistema de segurança de qualquer sistema operativo, mas também um de seus principais componentes. E se antes o usuário tinha uma escolha muito limitada, agora existem muitas escolhas.

Para escolher um bom antivírus, é aconselhável fazer uma pesquisa prévia. Verifique quais são os que estão no top 5 do mercado.

Nunca opte por antivírus gratuito, porque nenhuma empresa gasta milhões para desenvolver um antivírus para lhe oferecer gratuitamente.

Os antivírus que realmente protegerão seu computador são sempre pagos. Empresas sérias vão lhe oferecer de sete a 30 dias para você testar e confirmar que o seu produto realmente realmente funciona.

Comentários

PUBLICIDADE