Segunda-feira, 28 de agosto de 2023
O Digitalks Expo 2023 entregou tudo que prometeu: conexões, novo negócios, discussões interessantes e uma janela para o futuro do digital. O principal evento brasileiro de Negócios da Economia Digital e Tecnologia terminou com um saldo de 9150 mil pessoas, mais de 500 palestrantes, 18 palcos e 135 expositores, trazendo discussões com grandes personalidades e empresas do meio. No São Paulo Expo, na capital paulista, com 54 mil metros quadrados ocupados, os participantes puderam assistir a dezenas de palestras em mais de 14 trilhas de conteúdo diferentes, que abriram debates com diversas temáticas do mundo digital, fomentando o setor digital, através da abertura de novos mercados, geração de negócios e conteúdo especializado.
O Digitalks Expo é o principal evento de negócios da economia digital e tecnologia do país e segue o benchmarking dos maiores eventos digitais da Europa, proporcionando uma experiência única e integrada ao mercado mundial. O primeiro dia de evento inaugurou as discussões com a condecorada autora Martha Gabriel, especialista na escrita sobre tecnologia, que abriu o evento com uma reflexão sobre a tecnologia e como as novas ferramentas como a inteligência artificial estão substituindo a cognição humana.
Grandes empresas como Shein, Uber, Rappi, Ford, trouxeram seus executivos para fomentar discussões, experiências e expectativas de negócios. A nova sensação do Fast Fashion e gigante chinesa Shein trouxe seu Chairman Latam, Marcelo Claure, para falar sobre as expectativas da empresa no Brasil e região. Assim como no mundo digital, o evento não faltou em chamar influenciadores, com nomes como Igor Coelho, do Flow Podcast, e Fred do Desimpedidos.
No primeiro dia, Martha Gabriel, autora e pensadora digital, abriu o evento com uma reflexão sobre a tecnologia e como as novas ferramentas como a inteligência artificial estão substituindo a cognição humana. Tranquilizando a audiência, ela explicou que novas ferramentas como essa são mais como aumentadores do cognitivo do ser humano, que ajudam a organizar nossas ideias, do que algo que vai nos substituir.
Tecnologias como IA, IoT, 5G, Big Data, Blockchain, Computação Quântica, entre outras mencionadas pela speaker, serão agentes transformadores do trabalho, ainda assim, trazem novas dimensões e desafios. O novo mercado de trabalho não é sobre novas profissões, mas sim sobre novos profissionais preparados e qualificados para lidar com essas novas ferramentas. “91% das vagas de emprego já pedem experiência em Cchat gptGPT e outras inteligências artificiais criativas”, afirmou. Martha terminou sua palestra trazendo outra reflexão: “o humano mediano com a tecnologia correta torna-se melhor do que o melhor expert humano trabalhando sem ela”.
A nova sensação do fast fashion e gigante chinesa Shein trouxe seu Chairman Latam, Marcelo Claure, para falar sobre as expectativas da empresa no Brasil e região. No papo, mediado pela jornalista e editora da Bloomberg Línea, Ana Carolina Siedschlag, Claure comentou sobre os principais desafios enfrentados pela empresa aqui no Brasil, desde as imposições fiscais, até a fabricação local. Afirmou que a empresa firmou um novo compromisso de atingir 2 mil fábricas no País (hoje já são 200) e ter pelo menos 70% dos produtos vendidos por aqui produzidos fabricados nas fábricas brasileiras.
O executivo reforçou a importância do Brasil nos negócios da companhia, trazendo à tona as vantagens competitivas locais, como a qualidade da indústria têxtil e a micrologística avançada. “Nossa ideia é, no futuro, poder entregar roupas em janelas curtas de tempo, de 1 a 2 horas, de forma personalizada, entendendo o que o cliente precisa naquele momento”, afirmou. Completou dizendo que a macrologística brasileira precisa melhorar, mas que estamos no caminho certo e novas empresas já têm ótimas soluções para lidar com os problemas atuais. É questão de tempo.
O segundo dia do evento foi inaugurado com a palestra da empreendedora Monique Evelle, que contou um pouco mais sobre as possibilidades de empreendedorismo para influenciadores e como isso fará parte do futuro desta categoria. O VP de marketing da Ambev, Daniel Wakvaser decodificou as estratégias e estruturas de marketing da Ambev. Outras empresas como Heineken, Oracle, Ambev, Centauro, entre outras também comentaram sobre seus negócios, dando perspectivas e opiniões dentro das de 14 linhas diferentes de conteúdos oferecidos pelo evento.
Sem deixar de lado os influenciadores, o último dia trouxe personalidades como Igor Coelho, do Flow Podcast, Fred do Desimpedidos, Octavio Neto, da Warner, e Carol Plauffer, do Shark Tank Brasil. Além deles, Bruno Goes (Nobru), dos Games, Allan Fernandes, CEO da 3C Gaming e Guilherme Costa, head de Marketing da Smart Fit, que comentaram o incrível poder do e-sports em criar conexões.
Na segunda participação do maior hub de podcasts do Brasil, Igor Coelho, fundador do Flow Podcast, abriu a conversa com os objetivos do Flow como empresa: “Estamos construindo coisas incríveis, mas queremos causar impactos reais na vida das pessoas”. Completando a frase, defendeu o formato de opinião própria do programa, sem muitas amarras, onde é possível alcançar um público maior e as pessoas podem criar suas próprias opiniões sobre um tema em uma conversa multilateral.
Neste evento cheio de inovação, não podia faltar um app cheio de tecnologia. O aplicativo do Digitalks Expo 2023 foi feito em parceria com a Yazo, empresa que faz os aplicativos dos maiores eventos da América Latina. Com ele foi possível que participantes, palestrantes e expositores se conectassem entre si, tivessem as principais informações do evento na palma da mão, se localizassem entre as palestras e organizassem seu dia com a agenda das atrações. Foram mais de 16 mil trocas de contato dentro do app nos dois dias de evento.
Além disso, uma das grandes novidades deste ano foi o Digitalks Startups Race. O projeto é um incentivo à inovação e uma oportunidade para as startups estarem presentes dentro de um grande evento, oferecendo seus serviços/produtos e gerando novos negócios. A startup vencedora recebeu 1,5 milhão em prêmios como R$ 500 mil em mídia OOH oferecido pela NEOOH, abertura de uma rodada de captação na Wiztartup de até R$ 1 milhão, e três meses de consultoria gratuita em PR pela Bendita Imagem.
Comentários