Notícias

10 razões para você baixar sua Carteira Digital de Trânsito agora mesmo

Conheça o super aplicativo que poupa tempo e até dinheiro

 

Seu telefone está sempre com você – e os documentos de seus veículos também deveriam estar. Baixe agora mesmo a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e desfrute de pelo menos dez vantagens.

1. Esqueceu a carteira de motorista em casa? Está tudo bem.
Você só precisa estar com seu celular. Mas precisa ter feito a lição de casa: baixar a Carteira Nacional de Habilitação antes de sair de casa e se certificar de que o celular esteja carregado, evidentemente. A versão digital do documento será aceita mesmo que você seja parado em uma blitz.

2. Também podem ficar em casa os documentos de seus veículos
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser deixado em casa se você tem a CDT no celular e já baixou o documento.

3. Você pode imprimir cópias do CRLV em sua impressora
As cópias impressas em casa têm a mesma validade do documento oficial.

4. Não faz mal que não tenha internet no lugar aonde você vai
Mesmo sem rede disponível, a carteira e o CRLV estarão disponíveis no seu celular – desde que já os tenha baixado antes, conforme explicamos nos itens acima.

5. A CNH pode servir como documento de identidade
Vale a pena poder deixar o documento de identidade em casa também, e isso pode ser possível em alguns lugares, inclusive oficiais. “A CNH Digital constitui a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico do documento impresso”, diz a portaria nº 1.657, publicada em 27 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União. De toda forma, como é novidade, talvez seja bom conferir a validade com a autoridade local. Mas, nas blitz de trânsito a CNH será reconhecida, quanto a isso não há dúvida.

6. Dá para gerenciar as multas pela CDT
Vai que você comete uma infração de trânsito. Nesse caso, se tiver a CDT, você receberá a notificação da infração digitalmente. Vai ser mais prático conferir se a ocorrência está correta. Para usufruir dessa vantagem, é necessário que o órgão fiscalizador (que registrou a infração) já tenha aderido ao Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE). Veja a lista.

7. Possibilidade de receber até 40% de desconto no pagamento de multas
São necessárias três condições para receber desconto de 40%: o órgão autuador ter SNE (confira link no item anterior); não querer recorrer da autuação; fazer o pagamento dentro do prazo. Para mais detalhes, consulte este texto.

8. Receber aviso sempre que nova funcionalidade for lançada
O Serpro e Denatran entregaram, inicialmente, as funcionalidades principais da Carteira Digital de Trânsito. Mas muitos novos serviços serão lançados, pois a orientação do governo é concretizar a transformação digital dos serviços públicos o mais rapidamente possível.

9. O serviço é gratuito
Não há taxas envolvidas no uso de sua CDT.

10. É muito fácil baixar sua Carteira Digital de Trânsito
Acompanhe o infográfico e confira como é simples ter sua CDT completinha em apenas alguns minutos:

É muito fácil baixar sua Carteira Digital de Trânsito

Comentários

PUBLICIDADE