Home / Indicadores de Mercado / Conectividade e interação impactam engajamento dos consumidores com as marcas
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
A tecnologia cada vez mais presente, as novas formas de comunicação e a conectividade que há tempos impactam o consumo têm alterado também a relação das pessoas com as marcas. Em um cenário no qual, de acordo com a Kantar Worldpanel, quase 80% dos brasileiros possuem smartphones, o engajamento sofreu grandes alterações. Segundo o levantamento Connected Life, elaborado pela Kantar TNS, dois fatores interligados guiam essas mudanças: os indivíduos online por cada vez mais tempo – de duas a três horas por dia, sendo que 91% deles marcam presenças nas redes sociais – combinado com o grande volume de comunicação gerado pelas marcas, o que acaba esmagando os consumidores, que ficam expostos a mais anúncios e com isso perdem clareza sobre percepção de marca.
O fato de a interação no ambiente online não ser considerada satisfatória também joga contra as marcas. A presença constante de anúncios – muitas vezes repetidos e de produtos que já foram comprados -, monitoramento e notificações são citadas como questões que atrapalham a relação. Segundo o Dimension, estudo global da Kantar Media, hoje quase todo tipo de ação de comunicação realizada por empresas e por marcas é percebida como publicidade. Já o relatório da Centennials aos 21, feito pela Kantar e que retrata o comportamento dos jovens nascidos após 1997, revela que 48% dessa faixa etária no Brasil é resistente a anúncios. Quando analisados os adultos, o índice cai para 43%.
O impacto dessas mudanças já pode ser sentido na 6ª FMCG (Fast Moving Consuming Goods), os bens de Rápido Consumo ou itens básicos. Análise da Kantar Worldpanel, que leva em conta os 12 meses terminados em setembro de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, revela que as principais marcas lutam para se manter relevantes, perdendo importância no carrinho em um cenário em que o consumidor adquire menos marcas. No entanto, elas ainda são muito importantes, ocupando aproximadamente 60% do gasto dos consumidores, inclusive para a classe DE, que vê nas principais marcas de mercado sinônimo de qualidade.
Para lidar com o novo cenário, é importante que as marcas forneçam uma experiência relevante aos seus consumidores, tanto na compra quanto no uso dos produtos, tendo também um propósito e comunicando o mesmo com clareza, em plataformas multimídias e com uma mensagem consistente entre formatos. Além disso, é imprescindível fazer ações promocionais com estratégias direcionadas por target e por canal.
O Projeto Digitalks é mantido pelas empresas:
O Mercado Shops é a plataforma de lojas online gratuita, sem custos de manutenção ou mensalidades, e totalmente integrada com o Mercado Livre. Conheça todas as vantagens e benefícios exclusivos e venda como se vende hoje.
A Siemens oferece soluções de automação e comunicação industrial totalmente integradas para impulsionar a transformação digital de sua empresa. Com nosso portfólio completo de hardware, softwares e serviços, você aumenta a produtividade, flexibilidade, transparência e eficiência de sua produção e avança rumo à Indústria 4.0.
A WeWork foi fundada em 2010 com a perspectiva de criar ambientes onde pessoas e empresas pudessem se reunir e fazer o seu melhor. Desde a abertura do primeiro escritório em Nova York, nos tornamos um fornecedor de espaços flexíveis presente globalmente e comprometido em entregar soluções tecnológicas, ambientes inspiradores e uma comunidade inigualável.
A AdsPlay é especialista em Mídia Programática, Mídia Mobile e Performance.
Empresa de tecnologia especializada em WordPress, que desenvolve soluções digitais para acelerar negócios no mundo inteiro.
Agência de comunicação especializada em posicionamento estratégico, gestão de imagem e assessoria de imprensa. Atuamos com ações customizadas para startups, empresas e executivos.
A Callwe é especializada em solução de voz com foco na experiência do cliente. Com uma plataforma 100% web, URA inteligente e relatórios personalizados, disponibiliza métricas completas que permitem acompanhar as atividades da operação e a produtividade dos agentes em tempo real. Além disso, faz um trabalho consultivo para identificar oportunidades de melhoria e redução de custos do ambiente de telefonia e atendimento ao cliente pelo canal de voz.
Líder global em cibersegurança, está redefinindo a segurança para a era da nuvem com uma plataforma de proteção de endpoint criada do zero para impedir ataques
Somos uma consultoria focada em oferecer o que há de mais inovador em soluções digitais no mercado.
A Dinamize oferece plataformas de automação de marketing e email marketing que ajudam na geração de leads, vendas e fidelização.
O Droz conta com duas soluções que permitem automatizar contatos e acompanhar a satisfação do cliente em todos os momentos da jornada de relacionamento. O Droz bot é uma plataforma de chatbot que garante a automatização e escalabilidade do atendimento. Enquanto o Droz survey ajuda na execução e gerenciamento de todas as pesquisas de satisfação enviadas ao cliente com muito mais facilidade e integração.
Pioneira e especialista em gestão de mídia programática e personalização de anúncio.
Agência de SEO, Hedgehog Digital. Desde 2009 ajudando empresas no Brasil, Reino Unido e Europa a acelerarem seu crescimento com SEO.
A Monday é uma plataforma Work OS que se adapta às necessidades de cada negócio. Oferece o gerenciamento e acompanhamento de tarefas diárias, além de automatizar processos, integrar a comunicação da equipe e permitir a criação de fluxos de trabalho customizados para gerenciar projetos. A Aktie Now é parceira da Monday e atua na implantação assistida da plataforma, em treinamentos especializados e no suporte para ajustar e configurar o sistema operacional de acordo com as necessidades da equipe.
Nossa missão é democratizar a experiência do cliente. Ajudando empresas a criarem experiências simples, acessíveis e rentáveis.
Organização e automatização dos processos comerciais! É isso que o RD Station CRM oferece a você e toda sua equipe comercial. Mais de 17 mil empresas já optaram pelo RD Station CRM e isso porque com ele, você tem visibilidade e controle sobre seus processos, além de ganhar produtividade para aumentar as vendas. O RD Station CRM é muito fácil de implementar, é uma ferramenta 100% brasileira e, além disso, apoia de forma muito consistente o desenvolvimento e a educação do setor comercial. Isso porque lançamos nossa própria metodologia de vendas, o PEACE, que ajuda você a conectar o seu processo comercial ao CRM.
A VitaminaWeb é uma Produtora Digital focada em Desenvolvimento e Programação de sites, e-commerce, loja virtual, aplicativos e sistemas.
Somos à AceleraVix SEO Marketing & Performance, uma agência de Marketing Digital , focada em melhoria da Presença Digital para empresas e Profissionais liberais.
A Agility é uma empresa focada em serviços de Integração e Consultoria de TI e atua como parceira de grandes fabricantes de soluções em CyberSecurity, DevSecOps, Entrega de Aplicações e Privacidade de Dados.
Mais do que profissionais contábeis, somos uma equipe com atuação completa e personalizada para entender o seu negócio e propor as melhores soluções para cada desafio.
A MarketTrends é uma distribuidora de alto valor agregado que reúne em seu portfólio uma ampla gama de produtos e serviços de marcas líderes globais e locais, baseada nos pilares tecnologia, processos e pessoas.
Fundada há 3 anos, a ROCKY é uma agência de Full Digital Performance, pertencente ao Grupo Raccoon. Vencedora de premiações importantes, como 1º Lugar no Structure for Scale do Facebook e Certificada pelo Prêmio Top Of Mind pelo trabalho com a Pirelli, a ROCKY têm comprovado seu propósito de gerar performance pelo Digital para diversos tipos e momentos de empresas do Brasil e do mundo. Com 200 colaboradores e crescimento acima de 250% nos últimos 2 anos, entregamos o conceito de Full Digital Performance para empresas como CVC, CCP, Telhanorte, Loungerie, EBAC e Heliar.
Maior portal brasileiro de e-commerce. Conteúdo sobre lojas virtuais, comércio eletrônico, vendas, logística, plataformas, search, back office, design e muito mais
O Instituto Mestre GP tem como objetivo conectar, construir e disseminar conteúdos e conhecimento sobre Gestão de Projetos para o mercado publicitário.
Criado em 2013, o Share chegou no mercado da educação para levar conhecimento prático, atual e de qualidade para o maior número de pessoas. O propósito do Share é democratizar a educação para o mercado de comunicação.
A Spin é pioneira no segmento Startup+Indústria no Brasil, e tem por objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias em transformação e investidores interessados em criar negócios exponenciais.
A Wiztartup ajuda investidores a encontrar e investir em startups com potencial de alto crescimento, inovadoras e verificadas de forma segura, conveniente e democrática.
A Zendesk é uma empresa dinamarquesa especialista em softwares de atendimento ao cliente, desenvolvidos com foco total em Customer Experience. Atuando em mais de 160 países, conta com a Aktie Now como principal parceira na América Latina. Com a parceria entre Zendesk e Aktie Now, empresas de diferentes segmentos têm aumentado a satisfação dos clientes por meio de um atendimento omnichannel e com visão 360º do relacionamento entre marca e cliente, tudo em apenas uma plataforma.
Comentários