CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

Pandemia do coronavírus acelera a Transformação Digital e fortalece a economia digital

Pesquisa de Tendências DMEXCO traz visão global de tomadores de decisão do Marketing

Escrito pela redação do Dmexco*

Traduzido por Gabriela Manzini**

O DMEXCO, evento líder de negócios digitais, marketing e mídia com uma forte comunidade atuante de tomadores de decisão da indústria digital, realizou recentemente uma pesquisa com profissionais do Marketing em cargos de tomadas de decisão. O levantamento foi realizado em âmbito nacional, na Alemanha, e internacional, com profissionais de outros países ao redor do mundo. Apesar do cenário econômico ser diferente do Brasil, a matéria gerada a partir dos dados da pesquisa traz insights interessantes a respeito de como esse público está enxergando os impactos da atual pandemia do coronavírus no globo.

 

Enquanto o Digitalks prepara seu material e posicionamento a respeito dos impactos da pandemia do coronavírus especificamente nos negócios do Brasil, trazemos com exclusividade o artigo dos colegas alemães para o público brasileiro. Confira a seguir.

Pesquisa de Tendências DMEXCO: opiniões e perspectivas sobre a Pandemia do coronavírus

Ao redor de todo mundo, só existe um tópico de importância para a comunidade dos negócios e a sociedade como um todo: a pandemia do coronavírus. Com o número de pessoas infectadas e de vítimas ainda em ascensão, é difícil prever os impactos sobre nossa vida social e na economia. Trabalho de casa, ferramentas de colaboração e chamadas de vídeo devem agora estar em todos os lugares, mas a economia digital também está sofrendo atualmente com os impactos da COVID-19. Cerca de dois terços (62%) dos tomadores de decisão do Marketing da indústria alemã descrevem que o impacto em seus próprios negócios é “bastante negativo” ou “negativo”. A visão comparativa no âmbito internacional é de 60%. Apenas 14% (nacional) e 13% (internacional) dos pesquisados estão gerando lucro neste momento.

 

Para o longo prazo, no entanto, surge uma perspectiva positiva. Por exemplo, a maioria dos respondentes (70% nacionalmente; 66% internacionalmente) esperam que a economia digital se beneficie da pandemia, com a Transformação Digital sendo acelerada como consequência. Essa é a conclusão da Pesquisa de Tendências DMEXCO com 527 respondentes nacionais e 305 internacionais da comunidade do DMEXCO.

 

Apesar da situação econômica desses empresários estar comprometida, apenas 19% dos respondentes da comunidade DMEXCO na Alemanha estão preocupados com seus trabalhos no momento (25% internacionalmente). 

Pandemia do coronavírus acelerará o passo da Transformação Digital

94% dos respondentes internacionais e 78% dos participantes da pesquisa no setor digital na Alemanha estão trabalhando completamente de casa. A comunidade DMEXCO espera que isso se torne um case no futuro. A maioria dos respondentes afirma que trabalhar de casa [o chamado “home office”] será muito mais aceito no futuro (nacionalmente 85%; internacionalmente: 78%). As ferramentas de comunicação e colaboração que agora aumentam em utilização durante a crise também estão ganhando uma importância duradoura (nacionalmente: 71%; internacionalmente: 59%). A comunidade DMEXCO concorda em outro ponto central: a pandemia do coronavírus acelerará o passo da Transformação Digital de acordo com 70% dos alemães e 66% por respondentes internacionais. 

 

Cancelamentos de eventos estão tendo um impacto particular no setor digital: 56% dos respondentes alemães alegaram “efeitos fortes ou muito fortes” comparado aos 64% internacionalmente. 

 

Dr. Dominik Matyla, Conselheiro Chefe no Dmexco, resume: “como nossa atual pesquisa de tendências mostra, a situação atual está tendo diferentes impactos no setor digital. Orçamentos serão cortados no curto prazo e a economia sofrerá. Por outro lado, companhias no setor digital estão se tornando crescentemente importantes nos esforços em prover as ferramentas necessárias e tecnologias para a colaboração remota. As atuais restrições que nos forçam a trabalhar de casa, com chamadas de vídeo e ferramentas de colaboração, também são uma oportunidade de obter insights em profundidade sobre os benefícios da digitalização. Isso acelerará significativamente o passo da Transformação Digital na era pós-coronavírus”. 

Sobre a pesquisa

A Pesquisa de Tendências DMEXCO não-representativa foi conduzida pelo DMEXCO em formato online em março de 2020. Foram avaliadas 527 respostas de profissionais alemães e 305 de participantes internacionais da comunidade DMEXCO. Este grupo é composto por visitantes, exibidores, palestrantes e jornalistas. 

 

Você confere o material completo [em inglês] em: https://go.dmexco.com/de/press-downloads-dmexco 

Sobre o DMEXCO

*DMEXCO é um local de encontro e uma comunidade para agentes-chave do mercado de negócios digitais, marketing e inovação. A organização visa facilitar o encontro de líderes de indústria, marketing e profissionais da mídia assim como líderes de tecnologia e inovação em um local central para, em conjunto, definir a agenda digital. 


Em evento, oferece um ecossistema de palestras com palestrantes internacionais, exibidores de marcas líderes e seminários práticos – todos com uma visão para as tendências digitais e potenciais negócios futuros. Em torno de 38 mil visitantes, 1 mil exibidores e mais de 700 palestrantes de todo o mundo fazem o DMEXCO o maior evento da indústria, em Colônia, na Alemanha.


De acordo com Christopher Menke, Diretor de Vendas e Operações no DMEXCO, as feiras de negócios estão entre os principais impulsionadores da economia digital e, por isso, cancelamentos de eventos-chave estão gerando um impacto profundo nos negócios da nossa indústria. 

Considerando o cenário, as preparações do DMEXCO para setembro continuam, apesar do time alemão estar constantemente acompanhando a situação para garantir a saúde de visitantes e exibidores. 


O DMEXCO 2020 acontecerá em Colônia, na Alemanha, nos dias 23 e 24 de setembro.

** Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação desde 2008 e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero com nanodegree em Marketing Digital. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

Gabriel Dias

*Gabriel Dias é analista de Conteúdo do Digitalks 

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

AGÊNCIA DE VIAGEM OFICIAL

HOSPEDAGEM OFICIAL