Quando o isolamento social chegar ao fim, a humanidade terá um novo desafio: enfrentar o cenário de desemprego e de incertezas em todos os setores da economia. Dentre as dúvidas sobre o amanhã estão os questionamentos: quais serão os impactos deixados pelo novo coronavírus no mercado de trabalho? Novos modelos de trabalho vão surgir? Tudo vai voltar ao que era antes? Teremos que pensar em um plano B?
No primeiro episódio do SAS Talks Live, Cassio Pantaleoni, country manager do SAS Brasil, bateu um papo com a empresária Luiza Helena Trajano sobre liderança em meio à pandemia da covid-19, transformação digital, o papel da tecnologia na sociedade pós-crise, responsabilidade social corporativa e muito mais.
Desde o momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, ainda em março, o mundo nunca mais foi o mais o mesmo. Todos os setores econômicos da sociedade sentiram e ainda sentem, direta ou indiretamente, os impactos causados pela covid-19.
O novo coronavírus mudou para sempre o cotidiano das pessoas e mostrou o quanto os dispositivos eletrônicos são importantes para executar atividades básicas do dia a dia, como fazer compras ou conversar com amigos. No caso das empresas, o uso de tecnologias se tornaram ainda mais necessárias, dentre outros fatores, para melhorar a eficiência operacional em tempos de instabilidade econômica.
A saúde mental dos brasileiros tornou-se pauta durante a atual pandemia causada pelo coronavírus. Com o isolamento social, além de um aumento de mais de 80% nas ocorrências de ansiedade e estresse, os casos de depressão mais que dobraram. É o que aponta um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O confinamento da população como política preventiva para combater a Covid-19, favoreceu a expansão de outra pandemia: a econômica. Em 2020 vamos a ter a pior recessão dos últimos 120 anos, o Ministério da Economia projetou uma contração de 4,7% do PIB. Muitos negócios em todo o mundo estão no dilema de continuar com suas operações com perdidas ou fechar suas portas definitivamente.
Quatro em cada dez mulheres da classe mais alta do país estão consumindo mais produtos por meio da Internet do que faziam antes da pandemia, indica uma pesquisa do Instituto Qualibest sobre esse público. Foram ouvidas 400 mulheres residentes em São Paulo entre os dias 14 a 22 de maio por meio de um questionário online. A margem de erro do estudo é de 5 pontos percentuais.
Em meio a uma experiência sem precedentes que o mundo todo enfrenta, as marcas têm um papel essencial com a sua audiência. A Ogilvy já tinha definido momentos como esse muito bem: “Usar sua experiência ou capital de marca para ajudar durante uma crise não é uma vantagem ou lucro comercial. Trata-se de fazer a coisa certa para a sociedade e mostrar os verdadeiros valores e cidadania de uma empresa”.
Migrar de mecanismo e ir para a nuvem, espaço conhecido como Cloud Computing, é um processo ainda temido. Mas o movimento tem marcado o posicionamento de pequenas e médias empresas que buscam a valorização das suas informações internas.
E, para compreender as vantagens e saber como é possível implementar a ferramenta ao seu negócio, Higor Franco, diretor geral de Varejo da Locaweb, contextualizou como a tendência pode ser incorporada no seu serviço.
A pandemia gerada pela covid-19 já é um grande marco na história mundial e responsável por uma série de profundas transformações em todos os setores econômicos e no comportamento das pessoas. Tais impactos estão desafiando as empresas em sua capacidade de operarem com sucesso nas novas condições e entenderem os melhores modelos de se relacionarem com este novo consumidor.
Os impactos gerados pelo efeito pandêmico do coronavírus, causaram alterações profundas no modelo de funcionamento do mundo e em esferas que transcendem os aspectos de saúde por consequências epidemiológicas. Estamos vivenciando também uma mudança estrutural, financeira, econômica e social sem precedentes, afetando todos os mercados e segmentos.
As relações de consumo, comportamento do consumidor, padrões de exigência, como o mesmo se relacionar com as marcas e suas próprias empresas, jamais serão os mesmos após passarmos pela fase Covid-19….
A Covid-19 é um marco que transformou definitivamente a realidade do mundo em diversos aspectos na saúde, comportamentais, políticos e socioeconômicos. Trata-se de um enorme desafio humanitário que terá efeitos a longo prazo no modo de convivência das pessoas, como nos divertidos, consumimos e trabalhamos. Todos os mercados foram impactados com a chegada deste cenário pandêmico em diferentes níveis e certamente muitas transformações vieram para ficar.
Você se lembra a última vez que entrou em uma banca de jornal? Pois é, há muito tempo ela mantém seu modelo de negócio mesmo com o mercado editorial encolhendo 21% nos últimos três anos e com 77% dos brasileiros lendo notícias pelo celular. Hoje todos os mercados precisam inovar, o que ficou mais claro do que nunca com a crise do coronavírus que impactou o mundo.
A Covid-19 é um enorme marco histórico que alterou completamente nosso comportamento e hábitos de vida. Todos os mercados foram afetados com maior ou menor impacto conforme seus nichos de atuação, mas um ponto é comum entre todos eles: muitos dos ganhos tecnológicos e mudanças de processos que foram realizadas rapidamente neste período, serão mantidas e aprimoradas em um mundo que ganhou escala digital rapidamente e um novo senso de urgência.
A covid-19 impactou todos os mercados e o ecossistema de startups certamente não será o mesmo pós-pandemia. Nos últimos anos ele passou por um amadurecimento muito relevante. Dados da Associação Brasileira de Startups apontam que o número de startups vem crescendo 20% ao ano, isso reflete no amadurecimento também dos empreendedores, que estão mais cientes de como funciona uma startup e estão mais preparados para a gestão do negócio, desde a captação de recursos até a atração e manutenção de um time qualificado.
Um movimento está começando a tomar forma no dispositivo inteligente que temos em nossas mãos. Os esforços contra a crise global da saúde acabam de reunir milhões de reforços potentes e, além disso, está sendo erguida uma plataforma capaz de acelerar a transformação digital e integrá-la à vida cotidiana de cada pessoa. A tecnologia, como base para enfrentar esta e futuras pandemias, deu origem a DAVID19: uma solução histórica que leva muito mais longe a capacidade humana de trabalhar em conjunto.
A esta altura, todos já sabemos que os impactos da pandemia são inumeráveis. Não conseguimos mensurar com exatidão o número de mortos e de infectados, nem medir os impactos reais na economia global, nos diferentes mercados, na vida de cada um.
Mas, sem dúvida alguma, um dos pontos mais preocupantes deste período trágico que estamos vivendo é o fechamento das escolas e a continuidade da educação na pandemia. Primeiramente porque ninguém gosta de ver crianças e adolescentes fora da sala de aula.
A Covid-19 mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam, compram e vivem. Lojas físicas, empresas de delivery e até e-commerces estão se reinventando para garantir que os negócios continuem funcionando diante das mudanças no comportamento do consumidor brasileiro nas últimas semanas. As vendas online voltaram a subir, atingindo seu maior pico de conversões em 26 de março, de acordo com um levantamento da Social Miner.
Seja dentro ou fora do Brasil, a pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para empresas de todos os segmentos. Muitas tiveram que adaptar o seu modelo de negócio para continuar funcionando e passaram a ter um olhar mais atento ao mundo digital, reinventando velhos hábitos.
Esses e outros temas relacionados ao assunto fizeram parte da roda de conversa “O amanhã dos negócios”, dentro do Festival Digital Novo Mundo.
O DMEXCO realizou mais uma pesquisa de tendências com profissionais do Marketing. O levantamento contou com respostas de tomadores de decisão da Alemanha e de outros países ao redor do mundo.
Assim como a primeira que demonstrou como a pandemia do coronavírus acelera a Transformação Digital e fortalece a economia digital, o Digitalks traz com exclusividade para o público brasileiro…
A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa no início de 2020, impactando todos os setores da sociedade de forma sem precedentes. Enquanto consumidores, nossa forma de pesquisar, comprar, receber produtos e nos relacionarmos com as marcas foi transformada drasticamente. Para as empresas, o impacto não foi menor, ainda mais diante de inúmeras restrições para vender, manusear e entregar produtos.
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe consequências para diversos setores como o de saúde pública, social e econômico. Pensando no impacto direto às empresas, o investimento em projetos de inovação podem ajudá-las na busca de novas soluções, além de torná-las mais competitivas perante ao mercado.
Ainda assim, organizações têm buscado medidas que ajudem na redução de custos.
Desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, a 2ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” faz uma radiografia de como andam os investimentos em transformação digital, automação e treinamento dos funcionários que atuam nas empresas do varejo brasileiro, assim como ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.
Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), instituiu o dia 23 de abril como “Dia Mundial do Livro”. A data é celebrada para promover o prazer da leitura e foi escolhida por marcar a morte e o nascimento de grandes autores. O renomado escritor italiano, Umberto Eco, disse: “Vivemos para os livros”. Uma definição simples e filosófica.
A recessão causada pelo coronavírus está atingindo as esferas sociais, políticas e econômicas de todo o mundo. Por aqui, não seria diferente. Os desafios do isolamento social têm despertado a preocupação de milhões de brasileiros.
Diante desse cenário, trabalhadores autônomos, microempreendedores, entre outros profissionais vivem em um contexto de incertezas em meio à crise.
O surto de coronavírus obrigou pequenas e médias empresas (PMEs) de todo o país a adaptarem rapidamente seus regimes de trabalho à nova realidade. E também a investir.
Quase metade das PMEs brasileiras com até 250 trabalhadores tiveram que adotar novas tecnologias para operar em regime de home office devido à crise do coronavírus.
Estamos repletos de incertezas e dúvidas sobre o que vai acontecer com o mundo dos negócios após a quarentena.
Muitas empresas e pequenos negócios tiveram que fechar as suas portas temporariamente e isso gera expectativa sobre o futuro.
É claro que para este momento o ideal é que todos sigam as regras do Governo Federal e fiquem em suas casas.
A pandemia do novo coronavírus é a crise global mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. As restrições da Covid-19 afetam todos os países e a economia global deverá entrar em recessão em 2020, de acordo com a Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado. No entanto, a magnitude da desaceleração dependerá da duração das restrições.
A ABRADi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais realizou um levantamento com seus associados para medir os impactos da pandemia da Covid-19 no ecossistema de marketing digital brasileiro. 54 agentes digitais participaram no estudo entre os dias 03 e 08 de abril.
A pesquisa apontou que 80% dos agentes já tiveram pelo menos um contrato de prestação de serviços com escopo de trabalho reduzido.
A agência de marketing digital Gupta Media, de Boston, nos EUA, levantou que o preço global da publicidade no Facebook atingiu seu patamar mais baixo nesta semana, dando números ao impacto do coronavírus no setor.O CPM ou custo por mil impressões (o valor mínimo que um site avisa querer do anunciante para cada mil visualizações do anúncio) bateu …
Esta carta aberta é um convite para o ecossistema brasileiro jogar no ataque, se tornar mais antifrágil e conseguir aproveitar o que pode ser uma oportunidade imensa de transformar o Brasil por meio da inovação.
De startups que podem ajudar a mitigar os impactos do COVID-19 na economia e nos negócios, a iniciativas a serem abordadas por demais investidores e corporações…
Está em casa e se questionando sobre como poderá se ocupar neste momento tão conturbado em que se sente de pés e mãos atados? O seu negócio parou e não sabe o que o futuro lhe reserva? Já pensou que agora pode ter chegado o momento de aproveitar o tempo livre para tirar da gaveta aquele projeto que está parado há meses ou há anos por falta de tempo? O momento do online chegou.
A quarentena compulsória atingiu muitas empresas de surpresa. Para alguns, acabou sendo natural trabalhar de casa e continuar a interação com a equipe de forma remota. Mas e para os profissionais que acabaram de iniciar uma nova jornada na empresa e não tiveram nem a chance de conhecer fisicamente os colegas?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi aprovada em 2018 e entraria em vigor em agosto de 2020. No entanto, com a pandemia de Covid-19, o Senado Federal aprovou o adiamento do início da vigência da LGPD para 1º de janeiro de 2021, com aplicação de punições previstas às empresas somente a partir de 1º de agosto do próximo ano. A matéria agora segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Ainda precisaremos de muito tempo para entender todos os impactos que a pandemia do novo coronavírus vai trazer para a sociedade, seja em termos políticos, econômicos ou sociais. Mas uma coisa que já podemos ir medindo e avaliando é o impacto que o isolamento tem no comportamento de compra e consumo das pessoas.
O DMEXCO, evento líder de negócios digitais, marketing e mídia com uma forte comunidade atuante de tomadores de decisão da indústria digital, realizou recentemente uma pesquisa com profissionais do Marketing em cargos de tomadas de decisão. O levantamento foi realizado em âmbito nacional, na Alemanha, e internacional, com profissionais de outros países ao redor do mundo.
Como serviços de streaming, empresas e pequenos empreendedores estão faturando em meio a crise
No final de 2019 surgia uma nova doença que mudaria completamente os hábitos de consumo no mundo inteiro. A família de vírus que causa infecções respiratórias e que ficou popularmente conhecida como Coronavírus, teve origem na China, foi descoberta em 31 de dezembro do ano passado, e tem feito os diversos setores reagirem de diferentes formas.
A tecnologia cloud se refere a Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. O cloud permite o uso online de recurso da computação, tendo a internet como meio de funcionamento. Essa tecnologia está sendo uma grande aliada das empresas, com soluções para equipes home office.
As medidas e recomendações de autoridades para as pessoas ficarem em casa afeta diretamente o mercado de aplicativos (apps). Alguns dos segmentos reforçaram os investimentos, com o intuito de atingir esse público isolado, outros cortaram as aplicações em publicidade por seus setores estarem impedidos de trabalhar ou por já experimentarem um aumento de demanda orgânico.
Uma abordagem estratégica e sistemática em cinco etapas para fortalecer a resiliência dos modelos de negócios atuais das organizações é a chave para a continuidade dos negócios, durante a pandemia de coronavírus, de acordo com o Gartner, Inc.
Os próximos meses serão imprevisíveis e temos que nos manter unidos e ajudar uns aos outros. Foi com esse mindset que nossas equipes de SEO do Brasil e Inglaterra compilaram 40 dicas de SEO para pequenas empresas aplicarem durante esse período de reclusão. As dicas foram divididas com base nos 5 pilares do SEO. Uma metodologia que aplicamos em todos os nossos clientes.
Com o surto de coronavírus, as equipes de experiência do cliente em todo o mundo estão tendo que se adaptar rapidamente em meio a picos de ingressos, cancelamentos de clientes, volatilidade do mercado e aumento da incerteza. A cada semana, o mundo está mudando e os negócios simplesmente não são mais os mesmos. A maioria das equipes que respondem aos clientes está migrando para um ambiente de trabalho…
Para reduzir os impactos ao paralisar as atividades por conta da Covid-19 em meio ao cenário sem precedentes que vivemos, muitas empresas do Brasil e do mundo se viram obrigadas a aderir a uma tendência mundial que a cada dia vem ganhando mais espaço. O home office, cujos benefícios dessa prática são muitos, como não pegar trânsito, ter flexibilidade de horários e melhorar sua qualidade de vida.
Apesar de ser notícia na China desde o ano passado, o novo coronavírus atingiu boa parte das empresas de surpresa. Os negócios que não se atentaram para a Transformação Digital e mantinham operações dependentes do trabalho presencial tiveram que tomar medidas repentinas.
O que não foi o caso do Opinion Box, empresa responsável por pesquisa de mercado e CX.
Com lojas, shopping e estabelecimentos sendo obrigados a fecharem as portas, a opção para a sobrevivência de alguns negócios está sendo concentrar as vendas no mercado on line. Toda a população está sentindo os efeitos e impactos que as medidas de segurança contra o Covid-19 está trazendo para a economia brasileira.
Confira uma lista com diversos livros, revistas, jornais e mentorias disponíveis gratuitamente no período de quarentena causado pela pandemia de Covid-19 (coronavírus).
Um estudo global conduzido pela empresa de gerenciamento de anúncios em dispositivos móveis Applift, com 500 companhias de 14 países, revela que a pandemia do novo coronavírus fez com que os investimentos em publicidade para o uso de aplicativos fossem modificados.
O magnata, empresário e fundador da Microsoft, Bill Gates, revelou, em uma apresentação do TED de 2015, que o mundo não estava preparado para uma nova epidemia. Naquela época, Bill Gates sugeriu que era hora de colocar todas as boas ideias, planejamento de cenários e treinamentos de profissionais de saúde em prática.
Universidades nacionais e internacionais resolveram liberar alguns cursos online de forma gratuita para as pessoas cumprirem as orientações de quarentena e terem conteúdos relevantes para a carreira. Além das Universidades, diversas plataformas online também contribuíram com alguns cursos e treinamentos temporariamente gratuitos.
O mundo vive uma pandemia causada pela COVID-19 (coronavírus). Em meio a toda a situação, principalmente seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas empresas continuam suas operações de forma remota. Entretanto, seguir os processos de trabalho em home office pode ser um desafio para muitos gestores.
A pandemia de Covid-19 atingiu o mundo de surpresa. Todos os impactos causados pelo coronavírus ainda são incertos. Entretanto, a transformação digital é uma aliada das empresas e as tecnologias estão exercendo papel importante na economia global. Seja por conta de informação, entretenimento, trabalho ou educação, a quarentena compulsória seria bem mais …