Praticar um bom “marketing de conteúdo”, ou o Inbound Marketing, como é conhecido no termo em inglês, significa apresentar um material relevante e interessante através de vários canais que sejam valiosos para os clientes. Esse marketing posiciona a sua empresa como uma especialista no assunto e na sua área de atuação.
Atualmente, o consumo do varejo está amarrado ao conteúdo que a empresa fornece aos seus clientes.
Por exemplo, a página de uma agência de viagens pode oferecer dicas sobre como arrumar as malas, lugares para ir, dicas de roteiros, etc. A empresa poderia produzir um podcast ou vídeo no YouTube sobre o mesmo assunto. Essas ações podem posicionar sua empresa de tal forma que quando as pessoas estiverem prontas para comprar elas vão considerar esta empresa uma ótima opção.
Para criar conteúdo relevante, é necessário entender a ação de algumas influências principais;
• Os desafios ou dificuldades que os clientes estão enfrentando;
• Os comportamentos que os clientes exibem – podem ser considerados dados demográficos e de estilo de vida;
• O contexto onde acontecem as buscas e compras;
• A visão sobre o ciclo da compra – Quantas vezes, quando e por que as pessoas compram o seu produto ou serviço.
Ultrapassando os conhecimentos de marketing, os conhecimentos técnicos das plataformas passa a ser essencial para a estratégia. Os sites existem mas precisam ser encontrados nos motores de busca. Isso se dá com um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), sigla em inglês para otimização do motor de busca, que ainda é uma dinâmica pouco conhecida e utilizada nas empresas.
Uma das técnicas usadas em SEO é o uso de palavras-chave. Desenvolver uma estratégia com o uso das palavras corretas, para determinar quais as pessoas mais digitam nos motores de busca quando querem saber mais sobre o seu tipo de produto ou serviço é fundamental. Inclua essas palavras nos seus conteúdos e mensagens.
Mas o texto não pode ser produzido para robôs. Ele tem que ser interessante para as pessoas.
Garanta que o seu conteúdo seja digno de ser partilhado. Quando as pessoas compartilham o seu conteúdo nas redes sociais, isso pode ser muito mais eficaz do que qualquer tipo de marketing.