CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

7 dicas para ajudar os profissionais de tecnologia a se prepararem a longo prazo nesses tempos de incerteza

(*) Por Rodrigo Vaca, Managing Director da Zoho no Brasil

É difícil enxergar a gravidade de nossos tempos atuais. A maioria dos especialistas concorda que o mundo já está em uma severa recessão. As empresas nas áreas mais atingidas pelo vírus COVID-19 estão sofrendo, assim como a China, Europa e EUA, países que alimentam a economia mundial. Embora o Brasil ainda não tenha sido tão atingido, os efeitos também serão sentidos aqui.

 

Os setores de tecnologia e digital estão sofrendo, e o mais surpreendente é que algumas empresas de e-commerce, que não dependem obrigatoriamente de pessoas se deslocando até o trabalho, estão demitindo funcionários ou saindo desse campo de negócios. Isto é, à primeira análise, contra-intuitivo, mas, durante esse período, muitos consumidores e empresas estão reduzindo os gastos que não são essenciais. Startups de e-commerce, chamadas de DTC (direct-to-consumer) foram particularmente afetadas.

 

No entanto, sabemos que isto vai passar, e é mais importante do que nunca que os profissionais de tecnologia, digital e e-commerce tenham uma visão a longo prazo de suas carreiras e empresas. Se você tem uma carga de trabalho reduzida ou simplesmente tem um tempo extra disponível e não precisa lidar com o trânsito ou eventos profissionais ou sociais, existem algumas maneiras pelas quais você pode usar esse tempo para sua vantagem a longo prazo.

1- Atualize suas habilidades profissionais

Uma das melhores coisas de trabalhar no mundo da tecnologia é que ela está em constante mudança. Quando o mundo voltar ao normal, quando retornarmos às nossas rotinas diárias, será difícil aperfeiçoar suas habilidades novamente. Use esse tempo para acompanhar há de melhor e de mais novo. Sejam as melhores técnicas de gerenciamento para sua empresa, marketing digital, e-commerce, uma nova linguagem de programação ou até soft skills para comunicação ou realização de reuniões. Existem muitos recursos gratuitos disponíveis, como o Sebrae que oferece uma infinidade de cursos on-line para empresas e profissionais no Brasil, ou sites em inglês como o skill-share, que oferece gratuitamente a versão premium por 2 meses.

 

Além disso, é importante que todos nos acostumamos a “aprender on-line”. Embora a educação on-line tenha sido pouco usada no passado, é previsto que a situação atual levará a uma rápida aceitação desta funcionalidade.

2 - Oferecer treinamento para seus funcionários

Não pense em treinamentos só para você, mas também para seus funcionários e isso pode assumir várias formas. Por um lado, se você tiver os recursos, poderá investir em cursos de treinamento on-line para seus funcionários, para que eles tenham as habilidades necessárias para enfrentar maiores desafios quando esses tempos difíceis passarem. Mas não é o bastante apenas os que outros oferecem. Existem vários tópicos que são específicos da sua empresa nos quais você pode treinar seus funcionários. Você pode usar esse tempo para treinar um membro da sua equipe sobre como fornecer excelente serviço ao cliente, como descobrir informações no seu CRM ou dedicar um tempo extra para explicar um novo processo.

3 - Seja criativo com seus parceiros de negócios

A maioria das empresas depende de uma rede de parceiros para realizar as coisas. Sejam distribuidores, canais, varejistas, todos operamos em um ecossistema. Especialmente no mundo da tecnologia. Durante esse período, estreite seu relacionamento com esses parceiros.

 

Por exemplo, na Zoho, oferecemos regularmente treinamento e certificação para nossos parceiros que implantam e configuram nossas soluções para os clientes. Cobramos regularmente até US$ 700 em treinamento e certificação. Mas agora nossos parceiros têm um tempo extra e alguns deles não têm tanto dinheiro, por isso decidimos liberar gratuitamente esses treinamentos e certificações por 90 dias para nossos parceiros do Brasil e em outros países. A resposta da nossa rede de parceiros foi muito positiva e os clientes ficaram satisfeitos em apenas dois dias. Claro, isso representa um custo para nós que precisaremos nos comprometer (todos os cursos são ministrados ao vivo por um de nossos treinadores ou equipes de produtos). Ainda assim, a longo prazo, isso é algo que vale a pena.

 

Pense em como você e seus parceiros de negócios podem reunir recursos ou trabalhar em iniciativas que vão beneficiar a todos em longo prazo. Melhores treinamentos, integrações mais estreitas, melhor entendimento dos clientes, novas possibilidades trabalho – algo que vocês possam fazer juntos.

4 - Aprenda um novo idioma

Sou apaixonado por aprender novos idiomas. Claro, o Google Tradutor é ótimo, mas nada supera o desafio mental de aprender um idioma ou a maneira como você pode se conectar melhor com as pessoas depois de falar apenas um pouquinho do idioma delas, Além disso, você pode gastar 10 minutos no Instagram ou 10 minutos aprendendo um idioma. Qual é o melhor a longo prazo?

Agora que você não está gastando tanto tempo no seu trajeto diário, este é o momento perfeito para se comprometer a aprender uma língua que você sempre quis. Seja para melhorar seu inglês, aprender espanhol ou outra, agora é a hora de fazer. Eu uso dois aplicativos gratuitos, Duolingo e Drops (procure na sua loja de aplicativos). Ambos oferecem bons planos gratuitos que permitem que você aprenda de graça, usando o seu smartphone.

5 - Invista em atividades de marketing de longo prazo

No dia-a-dia, as atividades de marketing que produzem resultados a curto prazo geralmente ocupam o maior tempo. Mas, nesse período, empresas e profissionais precisam reavaliar a situação. Eventos são cancelados e os orçamentos são apertados. Esse pode ser o momento perfeito para sua equipe de marketing investir em atividades a longo prazo, como a produção de conteúdo educacional que, embora seja mais difícil e demorado para ser criado, e certamente mais lento para que os resultados apareçam, produzem resultados a longo prazo . É uma ótima maneira de começar a planejar o futuro para quando as coisas voltarem ao normal.

6 - Ajude sua área de especialização

Com muitas pessoas em todo o mundo agora estão trabalhando em casa, várias empresas estão ajudando e oferecendo vários planos gratuitos de seus produtos. Zoom e Slack são um exemplo. No Zoho, também criamos nossa suíte de trabalho remoto, Zoho Remotamente, totalmente gratuita até 1º de julho, para que as empresas possam se acostumar facilmente ao trabalho on-line sem o bloqueio de custo adicional. Um de nossos parceiros, a Oten Tecnologia, está oferecendo serviços gratuitos de implementação do Zoho CRM para pequenas empresas. E não é apenas tecnologia, também vimos pessoas oferecendo aulas fitness gratuitas via Zoom, pessoas oferecendo aulas de desenhos gratuitas para ajudar a manter as crianças entretidas. De qualquer forma, existe uma maneira de ajudar. A conexão pode não ser clara, mas ajuda a estabelecer sua marca, até sua marca pessoal, para quando as coisas voltarem ao normal. Mais importante ainda, não custa muito e é uma maneira de ajudar a todos.

7 - Apenas ajude!

Por fim, e mais importante, não importa se você está no setor de tecnologia, digital, e-commerce ou outro, não importa o que você faça, sempre há uma maneira de ajudar. Se sua situação permitir, você pode ajudar outras pessoas menos afortunadas, seja com dinheiro ou com o seu tempo livre, há sempre uma maneira. Em toda a internet, você pode encontrar vários exemplos de empresas e pessoas ajudando outras nesses tempos de incerteza, e em muitos casos, de maneiras que não tem a ver necessariamente com suas profissões ou atividades diárias. Todos estamos nisso juntos, e que melhor maneira de nos prepararmos para o futuro do que nos ajudar?

Rodrigo Vaca

(*) Rodrigo Vaca é Managing Director da Zoho no Brasil

OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO