CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

Fintechs auxiliam empreendedores a superarem os desafios da crise econômica

Benefícios e rapidez para liberação de crédito ajudam pequenos e médios negócios a se manterem ativos diante da pandemia 

A recessão causada pelo coronavírus está atingindo as esferas sociais, políticas e econômicas de todo o mundo. Por aqui, não seria diferente. Os desafios do isolamento social têm despertado a preocupação de milhões de brasileiros.

 

Diante desse cenário, trabalhadores autônomos, microempreendedores, entre outros profissionais vivem em um contexto de incertezas em meio à crise. A paralisação de atividades afeta diretamente o equilíbrio financeiro de quem vive essa realidade.

 

Uma alternativa para conter maiores prejuízos é a procura por serviços oferecidos pelas fintechs de empréstimo. Com o auxílio da tecnologia, optar por elas proporciona alívio por conta da rapidez e facilidade na liberação do crédito desejado. 

O que as fintechs podem fazer pela economia em meio à crise?

A previsão é que as fintechs de crédito participem mais ativamente dos programas de apoio à economia. A intenção é fazer parte das medidas que o Banco Central  e o Ministério da Economia estão tomando para combater as consequências da pandemia.

 

De acordo com informações compartilhadas pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), as fintechs  contam com mais de 20 milhões de contas digitais, distribuídas em mais de  5.500 cidades do país.

 

Metade dessas contas são preenchidas por microempreendedores individuais. Outro dado importante é que 30% dos titulares são integrantes de família de baixa renda. Essas informações reforçam a importância dessas empresas para o contexto atual. 

 

Suas medidas colaborativas de ajuda emergencial à população beneficiária já estão em ação. As medidas estão prontas para aumentar oferta de crédito a empreendedores e profissionais autônomos. Graças às soluções tecnológicas, os recursos chegarão mais rapidamente a quem necessita.

O que são fintechs?

A palavra fintech é a junção de 2 termos em inglês: finance (finanças) e technology (tecnologia). As fintechs, portanto, são empresas que oferecem produtos e serviços financeiros com operações 100% digitais.

 

As fintechs consistem em startups que oferecem empréstimo online de modo rápido, seguro e sem burocracia. Um de seus diferenciais está relacionado às taxas de juros, que costumam ser mais atrativas em relação ao empréstimo convencional. 

 

Essa cobrança é resultado da economia com gastos relacionados à estrutura física, como aluguel, equipe, materiais de escritório, entre outros. Uma das fintechs que atuam no Brasil é o Bom Pra Crédito.

 

A empresa oferece opções de empréstimo online de mais de 30 instituições financeiras, dependendo do perfil financeiro dos seus clientes. O usuário tem a possibilidade de contratar o serviço por meio do site, que pode ser acessado em qualquer dispositivo. 

Como as pequenas e médias empresas podem se beneficiar das fintechs de empréstimo?

Elas oferecem serviços de empréstimo online por meio de atendimento especializado e de acordo com o perfil dos consumidores. Isso implica em uma série de vantagens. 


Juros mais atrativos: Graças à parceria com diversas instituições financeiras, essas empresas são capazes de indicar aos seus clientes uma lista de propostas de empréstimos com taxas de juros que se adequam a cada perfil. 


Ambiente seguro: As fintechs de empréstimo confiáveis operam em ambiente online que garante a proteção e sigilo de dados dos seus clientes. 

Acessibilidade: Graças à oferta de empréstimo 100% online, essas empresas garantem maior acessibilidade e, consequentemente, maior alcance a diferentes municípios brasileiros. 


Agilidade: Nas fintechs, os clientes são capazes de executar todas as operações com muito mais rapidez. Dessa forma, o dinheiro entra na conta em um prazo bem menor em comparação ao serviço de empréstimo convencional. 


Parceria: A parceria com dezenas de instituições financeiras interfere significativamente no custo-benefício do empréstimo pessoal online. Assim, os clientes poderão avaliar qual é o Custo Efetivo Total que mais se aproxima do seu perfil.


Cuidados que devem ser tomados ao pedir empréstimo online

É muito importante que os brasileiros redobrem a atenção para não cair em golpes relacionados a operações de crédito online. O primeiro passo é pesquisar quais são as fintechs de empréstimo com atuação sólida no mercado.


Essas empresas devem contar com serviços autorizados pelo Banco Central e que estejam de acordo com o código de defesa do consumidor. Além disso, o site deve ter certificado de segurança válido.


Essa informação pode ser encontrada no ícone de um cadeado, que fica à esquerda do endereço da página. Vale mencionar que o site deve estar organizado, sem erros de português e com recursos intuitivos.


No rodapé da página deve constar o CNPJ da empresa, bem como endereço e termos de uso e políticas de privacidade do site. 

Também é importante enfatizar que as elas não devem, sob nenhuma justificativa, cobrar taxas antecipadas para aprovação do crédito ou algo do tipo. O mesmo vale para vendas casadas.


Antes de pedir empréstimo, é necessário planejamento e análise da situação. Isso garantirá o pagamento das parcelas em dia e melhor organização financeira. Tomando os devidos cuidados, a população saberá aproveitar as vantagens das fintechs. 

Em momentos delicados como o que estamos vivendo, educação financeira e tomada de medidas assertivas para controle de despesas são fundamentais. 

OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO