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[Case de Mercado] Qual foi o impacto da quarentena em empresas digitais

Apesar de ser notícia na China desde o ano passado, o novo coronavírus atingiu boa parte das empresas de surpresa. Os negócios que não se atentaram para a Transformação Digital e mantinham operações dependentes do trabalho presencial tiveram que tomar medidas repentinas.

 

O que não foi o caso do Opinion Box, empresa responsável por pesquisa de mercado e CX. De acordo com o CEO, Christian Reed, o DNA 100% digital foi decisivo para uma mudança “suave” de operações presenciais para o home office. O Digitalks entrevistou o CEO do Opinion Box para saber como foi a transformação de tarefas nesta quarentena. 

Como a pandemia de Covid-19 afetou as operações do Opinion Box? Tiveram algum problema?

Assim como aconteceu com todas as empresas, também tivemos impactos. Mas por já sermos uma empresa com DNA 100% digital e de tecnologia, a adaptação foi relativamente rápida. O mais importante, no entanto, é que não tivemos impacto em nossos serviços e entregas. 

 

Estamos funcionando normalmente, apenas se adaptando a realidade fora dos nossos escritórios.

 

• Colocamos todo o nosso time em Home Office em poucos dias;

• Cancelamos viagens e eventos;

• Estabelecemos recomendações de segurança/saúde;

• Definimos plataformas de comunicação;

• Estabelecemos boas práticas de Home Office; 

• Comunicamos aos nossos clientes e parceiros como estamos funcionando.

Existe um desafio maior na comunicação com a equipe e clientes?

Tanto em relação aos nossos clientes quanto equipe, estamos adaptando bem a nova realidade. Vale lembrar que mais de 80% das nossas vendas já eram feitas sem visitar o cliente e quase todas as aprovações eram por telefone ou e-mail.

 

Nossos canais de comunicação com o público externo continuam ativos: telefone, e-mail, chat e WhatsApp. Em relação ao nosso time, estamos criando novas rotinas e utilizando mais alguns canais: todos os gestores têm reuniões diárias com seus time via Hangout; temos reuniões bissemanais ou semanais de acompanhamento de temas distintos; alguns times criaram grupos específicos de WhatsApp, além de ferramentas com slack e outros para o dia a dia.

Quais ações vocês utilizaram e utilizam para conscientizar e motivar o time?

Antes de mais nada, somos absolutamente transparentes com o time (isso sempre fez parte do nosso DNA), tanto em relação a pandemia quanto aos desafios da empresa. Para manter o time motivado e bem informado, implementamos:


• E-mail semanal de atividades desenvolvidas / implementadas por equipe;

• Dicas semanais de como trabalhar de HO;

• Continuamos informando todos os projetos/clientes novos que são conquistados;

• Digitalizamos as metas da empresa para as pessoas terem acesso a qualquer momento

• Criamos um documento para divulgar eventos culturais online e outras dicas;

• Também aproximamos o nosso RH dos colaboradores: a ideia é que o RH tenha conversas periódicas com cada pessoa para saber das dificuldades, se a pessoa está bem, se a empresa pode fazer algo para ajudar, etc.

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