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Por que não distanciar sua marca durante uma pandemia

Os consumidores confiam em você e recebem por conectividade e engajamento para passar por esse momento. Saiba como criar essa conexão e ser relevante para o seu cliente

(*) Por Fernanda Negrini

Os tempos são difíceis – não há exagero em indicar que estamos enfrentando uma experiência sem precedentes. Pessoas adoeceram, uma economia global está entrando em recessão. E, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda há muito pela frente.

 

Então, você deve estar se perguntando: “Como posso me concentrar na minha marca quando tudo isso está acontecendo no mundo?”. E acredite, apesar de tudo, você pode sustentar sua marca (com orçamento grande ou pequeno, equipe estruturada ou em reorganização), este momento é mais crucial do que nunca.

 

Ogilvy já tinha definido momentos como esse muito bem: “Usar sua experiência ou capital de marca para ajudar durante uma crise não é uma vantagem ou lucro comercial. Trata-se de fazer uma coisa certa para uma sociedade e mostrar os verdadeiros valores e cidadania de uma empresa “.

 

Embora esteja envolvido na sua cabeça ou no #fiqueemcasa e no distância social (a 1,5 metro), aqui estão três razões para não distanciar socialmente a sua marca da audiência, com ideias para ajudar a inspirá-lo e as regras de engajamento para práticas levadas em consideração .

 

Tenha sempre em mente que: será necessário ajustar sua estratégia ou tempo todo. O que fez sentido duas semanas atrás, talvez já não seja o melhor tratamento desta semana em diante. O mundo inteiro está passando por um período extremamente emocional e altamente sensível – portanto, como profissionais de marketing, precisa fazer o melhor para o consumidor – o que significa caminhar em uma corda bamba enquanto toma essas decisões.

 

Teste rápido para ajudar na decisão: se você não estiver se beneficiando ou se recuperando, então não siga em frente com uma tática que você tem em mente.

1- Os consumidores confiam em você e anseiam por conectividade e engajamento

Embora o eMarketer tenha relatado que mais de 70% dos profissionais de marketing estão fazendo alterações nos gastos no segundo trimestre de 2020, o interessante é que não é isso que o consumidor espera – apenas 8% dos consumidores acham que as marcas devem parar de anunciar , segundo a Kantar.

 

Até esse ponto, 70% dos consumidores podem usar as marcas proibidas, especialmente aquelas que sofrem de dependência. Então, agora não é hora de ficar em silêncio.

 

Medida como as pessoas ao redor do mundo se distanciam socialmente de outras pessoas fisicamente , elas se sentem conectadas e se envolvem com outras pessoas digitalmente – seja videoconferência com um amigo ou lendo um ótimo artigo de uma marca.

 

Lembre-se de que o mundo vive uma sobrecarga de mídia ao abraçar o novo normal #ficaremcasa e interagir digitalmente mais ao longo do dia – ofereça um momento de apoio (ou entretenimento e esperança!) Para eles. E esse momento não precisa empurrar seu produto ou serviço, mas deve estar alinhado com seus valores principais.

Para se inspirar: Ambev - Brahma

As medidas de isolamento social levaram a mudanças radicais na rotina de trabalho, de lazer e de hábitos. E isso também afeta o consumo de mídia de massa dos brasileiros. Com uma mudança de programação, ficamos sem exibições de jogos de futebol e títulos de créditos de novela, dois dos principais pilares da TV do país. É natural então que o foco da atenção das pessoas tenha mudado.

 

Com a maioria das pessoas em quarentena em casa e sem opções de entretenimento, como as vidas usam uma nova forma de atrair a atenção de um grande número de consumidores ao mesmo tempo. Alguns artistas, apoiados por marcas que percebem ou movem e resolvem viabilizar uma iniciativa, executam vidas para se conectar com seu público e promover ações de apoio e arrecadação em benefício de instituições que estão na linha de frente na luta contra o vírus.

 

Foi o que aconteceu no último sábado, dia 4. Uma apresentação da dupla Jorge & Mateus, organizada pela Brahma e transmitida ao vivo pelo YouTube, quebrou todos os registros alcançando um pico de 3,2 milhões de pessoas conectadas em uma transmissão ao vivo e mais de 170 toneladas de alimentos arrecadados.

 

Uma forma criativa de integração entre entretenimento e produto, com mensagem positiva, capaz de reforçar a mensagem da marca e um volume expressivo de consumo.

2. A lealdade vai além da qualidade do produto ou serviço - agora é direcionada por valores

Bons produtos são ótimos. Bons valores são maiores .

 

Quando viramos uma nova década, surgiu uma nova lealdade à marca – baseada nos valores compartilhados. Foram os dias em que os consumidores simplesmente pensam nos mesmos enquanto tomam decisões de compra – é maior do que os mesmos.

 

De volta aos dados – de acordo com Brands in Motion, 83% dos mortos acreditam que as marcas podem usar um papel na oferta; 77% querem que as marcas demonstrem seu apoio ao nosso novo modo de operação em meio à crise e 75% Permitem estar informados sobre as ações que as marcas estão usando.

 

Agora é a hora de conectar-se com seus consumidores em um nível mais profundo – um nível orientado ao propósito da marca. Reforce os valores da sua marca. O que você representa. Como você faz a diferença.

 

Com 95% das decisões de compra ocorridas inconscientemente – exatamente ou localmente onde nossos principais valores operam – os valores são mais usados ​​do que nunca.

Para se inspirar: Ford Motor Company

Por mais de um século, um projeto da Ford como uma montadora americana local – e filantrópica. O slogan dos anos 90 foi o melhor: Tudo o que faz é guiado por Você .

 

Além de oferecer assistência financeira a novos compradores e existentes, eles também estão em parceria com a GE para criar 50.000 ventiladores em 100 dias para ajudar os clínicos no tratamento de pacientes com coronavírus.

 

Guiado por seus valores e verdadeiro cuidado com seus clientes, a Ford está realmente indo mais longe.

3. Com uma marca vem o reconhecimento, e com o reconhecimento vem a confiança

Você construiu sua marca até esse ponto. E, como sabemos, uma conquista do reconhecimento não acontece da noite para o dia – leva tempo, dinheiro e é necessária uma tonelada de criatividade para familiarizar os consumidores.

 

Como uma planta, uma marca precisa ser regada para continuar crescendo. Portanto, para profissionais de marketing, uma marca que vai além de hoje, e a crise que enfrentamos, para amanhã e para o futuro que podemos esperar, recuperando um senso de normalidade junto aos nossos consumidores.

 

Com 81% das pessoas dizendo that precisam confiar em uma marca para fazer o que é certo, não haverá melhor atributo durante um período de crise.

 

Citando Phil Dusenberry, “Uma marca nada mais é do que uma expressão da confiança e da confiança do consumidor”.

Para se inspirar: Natura

Quarta maior empresa de produtos de beleza do mundo após comprar um rival da Avon Products no ano passado, a Natura anunciou uma conversão temporária de todas as suas linhas de produção de maquiagem e perfumaria na América Latina para fabricação apenas de itens de higiene pessoal, incluindo álcool gel e líquido, ajuda a suprir a demanda emergencial do momento.

 

Além disso, uma empresa também comprometeu-se a evitar demissões por 60 dias, preservando assim os postos de trabalho durante o período crítico de pandemia.

Regras de engajamento (e ações a serem utilizadas)

Como mencionado anteriormente, caminhar com nossa marca por uma corda bamba durante esse período, sem tirar a prioridade ou o consumidor no primeiro lugar.

 

Aqui estão algumas regras do engajamento da marca em tempos de crise.

Seja Atencioso

Desde a sua abordagem inicial até todos os pontos de comunicação – considere evoluir seu tom para ajustar o novo cenário, manter-se solidário e positivo em qualquer coisa nova que você possa lançar.

Seja Confiável

Saiba como os consumidores confiam em você e faça mais isso – sem sentir a necessidade de criar novos produtos ou serviços, a menos que se baseie nessa utilização.

Seja Honesto

Os consumidores estão realmente interessados ​​no que está fazendo durante esses momentos difíceis – diga a eles com sinceridade. Afinal, uma honestidade é um excelente ponto de partida para a construção de uma marca confiável.

Seja Consistente

Isso pode parecer difícil quando as mudanças acontecem a cada segundo, embora essas mudanças não devam impedir seu valor principal como marca. Portanto, garanta que sua marca seja sempre verdadeira em tudo o que faz.

Tenha Propósito

Tudo se resume ao propósito. Como marcas, você é responsável por construir uma sociedade melhor, um amanhã melhor. Tenha isso em mente.

 

Embora o desempenho orientado para o ROI mantenha sempre as luzes acesas, uma marca que inspira em tempos adversos é que mantém a energia fluida – lembre-se disso ao enfrentar (e abraçar!) Esses desafios nos próximos meses.

 

 

 

Conteúdo publicado originalmente no Mundo do Marketing. 

(*) Fernanda Negrini é gerente de marketing da Outbrain no Brasil.

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