CORONAVÍRUS
O DIGITAL A FAVOR
DAS EMPRESAS

Co-realizadores Digitalks Action

Coronavírus: soluções e desafios no e-commerce?

(*) Por Thiago Sarraf

Estamos passando por um momento digno de filmes de Hollywood. Ruas vazias, comércios fechados e hospitais lotados, com a população atenta aos números crescentes de afetados. 

 

E isso em uma escala mundial. 

 

Infelizmente não estamos em um cenário positivo, mesmo para o mercado de e-commerce.

 

Claro que nesse primeiro momento haverá uma histeria para produtos como consumíveis e higiene, mas os demais estão em queda. 

Minha previsão, analisando os clientes da consultoria, é que ainda para o mês de março, tenhamos uma queda de 40% nas vendas. E se isso se prolongar pelos próximos 2 a 4 meses, acredito que veremos questão de quedas de até 80%.

 

Não creio que as vendas vão zerar, mesmo porque as lojas, o mercado não ficarão fechado para sempre. Porém o futuro ainda é muito incerto. Decisões mudam do dia para a noite e temos que correr para nos adaptar.

Quais soluções os varejistas podem encontrar no e-commerce?

As pessoas vão se acostumar a comprar online e também vão se acostumar a ficar em casa, por consequência, vão fazer as compras online.

Para quem não tem loja virtual, o momento é agora. Vemos muita gente tentando vender pelo whatsapp, instagram e outros meios online… Mas, por que não criar uma loja?

 

É um investimento que perdura e quando a situação se normalizar, o lojista terá outro canal de venda.

 

O e-commerce dá trabalho sim, exige atenção e é mais do que colocar o produto para vender. No entanto, pode ser um processo mais simples. O produto você já tem (caso venha do loja física); o que resta é investir seu tempo em conhecimento para abrir a loja. 

 

Faça uso de plataformas e ferramentas mais simples, baratas e que supram a sua necessidade de imediato. Mas, não podemos esquecer-nos do planejamento. Abrir por abrir pode causar gastos indesejados e o negócio pode não render como o empreendedor deseja. 

 

Já para quem tem loja, é estimular vendas e não perder o contato com os clientes.

 

Não dispensar ferramentas ou mesmo marketing, pois reconquistar o ranqueamento pode custar mais dinheiro. E estimular a compra dos produtos para ter fluxo de caixa e movimentar a loja.

 

As vendas estão em queda sim, mas é preciso movimentar o mercado também. 

Quais são os maiores desafios?

O grande desafio é passar por isso, no geral. 

 

Muitos pequenos e médios negócios dependiam das vendas mensais para manter a loja, comprar mais produtos, pagar funcionários e aluguel.

As grandes lojas vão sobreviver. Quem realmente precisa lutar no momento são os pequenos e médios. 

 

É se planejar, fazer e refazer as contas todos os dias. Ficar atento às notícias e continuar vendendo para a loja continuar funcionando.

 

E torcer, também, para essa nossa crise não se tornar uma crise de crédito. Porque nesse momento, podemos realmente ficar desesperados.

 

Não vamos discutir políticas neste artigo, mas é bom ficar atento aos pronunciamentos do governo e das decisões que podem chacoalhar o nosso mercado. 

Juntos somos mais fortes

A crise não está afetando apenas uma classe, apenas um grupo de pessoas. Muito menos apenas o país. Estamos falando em escalas mundiais.

Aproveite o tempo “livre” para aprender coisas novas, para sentir que está sendo produtivo. Abrir um e-commerce por exemplo. Colocar no ar aquele projeto que nunca teve tempo para dar muita atenção.


Projetos como esse da Digitalks e muitos outros estão tomando frente para auxiliar empresas e empreendedores a passar por esse momento de crise. 


São profissionais de diversas áreas oferecendo algum tipo de apoio ou conhecimento, times produzindo conteúdos e ficando atentos ao mercado e diversas outras pessoas que trabalham para mantermos nosso mercado.


É uma situação atípica, mas vamos sair dessa juntos.

Thiago Sarraf

(*) Thiago Sarraf é especialista em e-commerce e colaborador oficial do Digitalks Action 

OFERECIMENTO

PATROCINADORES MASTER

PATROCINADORES PREMIUM

STARTUP PREMIUM

STARTUP

Produção da Transmissão Ao Vivo

Plataforma para eventos online, híbridos e presenciais

Produtora Oficial

APOIO