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A comunicação dos advogados em meio à crise

(*) Por Rafael Faria Gagliardi

Estamos vivenciando um momento atípico em função da pandemia de coronavírus. No âmbito do direito, Medidas Provisórias e outros atos que impactam a vida do empresário brasileiro têm sido constantemente anunciados. O Congresso também tem redigido e votado Projetos de Lei em caráter de urgência de um jeito nunca visto (inclusive, remotamente). Nesse meio tempo, incerteza e descrença estão forçando o mercado a tomar decisões e estabelecer novos processos para manter os negócios rodando, as pessoas trabalhando e as contas fechando.

 

Em contato com dezenas de advogados, acompanho o grande esforço que está sendo empregado nas ações de comunicação, tanto internas quanto externas, para manter profissionais, agora em regime de home office, operando com produtividade e clientes constantemente informados.

 

A respeito desse segundo ponto, noto o quão importante está sendo o papel que os escritórios de advocacia assumiram de produzir conteúdo relevante para empresas que sentem a crise global de forma completamente diferente em função de seus nichos de mercado. 

Inclusive, muitos advogados extrapolam seus papéis de consultores jurídicos ao se aprofundar nas questões específicas dos ramos de atuação de seus clientes, aplicando o conhecimento da lei para interpretar fatos e, por meio de artigos, boletins e comunicados, levar dados, projeções e opiniões para seus clientes.

 

Essa operação não é uma novidade, mas neste período turbulento, estamos vivenciando uma intensificação desses esforços de comunicação no setor jurídico e a grande pergunta em torno desse tema é: isso está fazendo efeito?

 

É fato que há uma hiper saturação da informação entorno da Covid-19 e de seus impactos. Basta abrir qualquer rede social que já nos deparamos com lives, guias para fazer download, reedições de MPs e assim por diante. Mesmo assim, advogados alocam muita energia para divulgar as novidades em seus canais enquanto a notícia ainda está vigente e antes de seus concorrentes.

 

Analisando todo esse cenário, listo aqui percepções sobre a efetividade das ações de comunicação dos escritórios de advocacia em meio à crise, principalmente nos veículos digitais:

A frequência de comunicados

Os escritórios têm produzido uma enorme quantidade de conteúdo sobre a pandemia da Covid-19. Por um lado, os assuntos se repetem constantemente, mas devemos, também, levar em consideração que cada escritório possui seguidores e listas de contato diferentes. Dito isso, devemos ponderar que empresas de grande porte são, eventualmente, assistidas por mais de um escritório e, neste caso, é interessante tomar cuidados para não produzir materiais genéricos ou muito parecidos com o dos concorrentes. Segmentar a distribuição, para casar o tema com o perfil do leitor é uma boa estratégia.

 

Além disso, para aqueles que se preocupam com as métricas de visualização, clique e leitura, saibam que, além de concorrer com outros escritórios e veículos de comunicação, se a frequência de divulgação é muito grande, é possível que suas postagens estejam disputando espaço entre elas se o intervalo de publicação for pequeno.

 

Os meios de comunicação

Os canais digitais estão em alta. O isolamento social forçou profissionais a se conectarem de novas formas. Algo que, para alguns, era uma utopia. Até os famosos cafés da manhã, organizados constantemente por grandes bancas, foram substituídos por lives e webinars para manter o escritório em contato com seus públicos.

 

Abaixo, listo algumas dessas práticas:

 

  • Criação de blogs ou Landing Pages específicas sobre a Covid-19;
  • Criação podcasts;
  • Envio de boletins informativos via e-mail marketing;
  • Lives no Instagram e no YouTube;
  • Publicações no stories do Instagram;
  • Reuniões por videoconferências;
  • Vídeos compartilhados no IGTV do Instagram.

O público

A melhor forma de agregar valor para seus eventos, comunicados e postagens é divulgar para o público correto. É preciso vincular o que está sendo produzido com os destinatários para que seus conteúdos não deixem de ser relevantes e para alcançar o efeito esperado da ação. Por isso, seja no disparo de um e-mail ou no convite para uma palestra online, segmente o seu mailing.

 

Outro item que preocupa é a audiência. Muitas vezes é mais vantajoso estabelecer parcerias com clientes, câmaras de comércio, associações de classe ou organizadores de evento para ter quórum alto em um live, por exemplo. Nem sempre a rede de contatos do escritório tem capacidade de engajar um bom número de pessoas, tendo em vista o volume de eventos que estão ocorrendo neste período de isolamento social.

A forma de expor informações

Esse assunto não é novo, mas, neste período onde todos estão ansiosos por informações sobre como a pandemia da Covid-19 irá impactar suas vidas, o diálogo entre advogados e seus públicos precisa, mais do que nunca, ser claro. É hora de deixar de lado o “juridiquês” e transmitir informações para atingir o público de forma eficaz.

 

  • Crie um título chamativo;
  • Discorra sobre o tema;
  • Informe como isso impacta a vida do leitor, ouvinte ou telespectador;
  • Seja consultivo e considere expor a opinião do escritório sobre o assunto.

 

Por fim, do ponto de vista de marketing, esse pode ser um excelente momento para experimentar novas técnicas, arriscar colocar em prática iniciativas pioneiras e tirar da gaveta planos antigos de retenção, prospecção e reativação de clientes. Na crise, nem todos estamos no mesmo barco, mas o advogado pode e deve assumir um papel de protagonista para auxiliar clientes a atravessarem toda essa turbulência.

Rafael Faria Gagliardi

(*) Rafael Faria Gagliardi é especialista em Marketing Jurídico e fundador da LETS Marketing.

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