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Venda mais fidelizando seus clientes

A verdade é que não é preciso conquistar novos clientes para aumentar as vendas de sua loja. Em vez disso, experimente cuidar melhor do relacionamento com seus consumidores atuais. Os resultados podem ser ainda melhores – e os custos, certamente menores! Quer saber como? Nós te mostramos!

Investir em diferentes anúncios, elaborar novas estratégias de marketing e pensar em outras formas de atrair a atenção dos usuários é muito trabalhoso e, na realidade, sua empresa não precisa depender apenas disso. É possível aproveitar melhor a preferência dos clientes atuais, melhorando o desempenho dos negócios.

Diversos estudos já mostraram que conseguir um novo consumidor pode custar até sete vezes mais do que desenvolver estratégias para manter os que já existem. “Relacionamento” e “atendimento” são as palavras-chave aqui: para garantir satisfação, é preciso dar real importância aos interesses e às necessidades dos consumidores, compartilhando soluções personalizadas e ajustadas a cada perfil de cliente.

Para que isso dê certo, é necessário, em primeiro lugar, conhecer seu público. É essencial entender o que seu cliente quer, o que ele espera de sua empresa e o que faria com que ele não buscasse mais as opções da concorrência. Comece criando um banco de informações para guardar o histórico de compras e navegação de cada usuário. É a melhor forma de entender que tipo de consumidor ele é e também o caminho mais fácil para elaborar estratégias, oferecendo produtos semelhantes aos que já foram adquiridos, por exemplo.

Outro ponto importante é fazer com que seu cliente se sinta especial, único e realmente significante para sua empresa. Experimente oferecer pequenas recompensas ou melhores condições para compras, como descontos, programas de pontos, brindes e ofertas exclusivas. É uma ótima forma de fazer com que o consumidor sempre tenha uma imagem positiva de sua loja, incentivando o relacionamento.

Para fortalecer a relação, também é preciso manter contato. Deixe seu cliente informado sobre promoções, ações para datas especiais, novas coleções, produtos e serviços. É importante que ele se sinta lembrado e as redes sociais são o melhor canal para isso, assim como o e-mail marketing, pois favorecem a aproximação – o que pode se tornar o diferencial de sua loja. Possibilitar o acesso exclusivo e/ou antecipado dos clientes antigos também é interessante.

Já falamos aqui no blog sobre a importância das estratégias pós-venda. Afinal, quantas vezes você comprou em uma loja e foi tratado com descaso após concluir a compra? Sua empresa precisa mostrar ao cliente que ele continua sendo importante. O relacionamento não termina quando a compra é concluída, pelo contrário: esse é o melhor momento para fortalecer sua imagem e se destacar da concorrência! Treine sua equipe para lidar com eventuais problemas ou reclamações. Atendimento de qualidade é fundamental para atrair consumidores. Sempre!

 

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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