Artigos

Veja o poder do Software de ERP no seu Negócio

Sabe aquela dificuldade de uma empresa de integrar informações, decisões estratégicas e processos internos entre departamentos diferentes?

 

ERP

Quando você utiliza um Software de ERP, esses problemas são solucionados.

O ERP é um software corporativo que tem como objetivo automatizar a gestão empresarial de uma companhia. A sigla ERP, traduzida para o português, significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Esses SAASs são divididos por módulos que são orientados por processos ou por departamentos da empresa. Esses módulos são integrados em um sistema único e as informações são fornecidas em tempo real.

Ou seja, todos os departamentos envolvidos em um processo interno, tem acesso à informação de forma ágil, o que torna a empresa como um todo mais integrada.

 

Benefícios do ERP na Gestão Estratégica:

Para deixar a sua compreensão da ferramenta de ERP mais fácil, ilustraremos a aplicabilidade desse Software com um exemplo prático e comumente observados em empresas.

 

Análise de Sortimento de Estoque

(Quanto devo comprar de cada mercadoria para os próximos meses?)
Durante o planejamento de estoque de mercadorias, é necessário envolver diversos departamentos para que não haja uma compra excessiva ou que falte mercadoria no mercado. Áreas como Vendas, Compras, Produção, Financeiro precisam se comunicar de forma eficiente para que não haja nenhum tipo de ruptura estratégica.

E é exatamente esse o papel do ERP, centralizar informações, dados e se comunicar de forma rápida referente a um processo interno de uma empresa.

Nesse caso, o processo interno citado foi a análise do sortimento do estoque, porém, existem outros diversos processos a serem planejados e analisados dentro de uma empresa.

O ERP evita ruptura, traz agilidade e tomada de decisões mais assertivas.

 

Qual é o ERP ideal para o meu negócio?

Dentre tantas opções disponíveis no mercado, é difícil entender como decidir pela contratação de um Software de ERP. Para ajudá-lo nesse desafio, criamos uma lista de 4 itens importantes que você precisa saber antes de decidir por uma ferramenta.

 

1) Estabeleça um Plano prévio para o seu ERP

Qual é o problema que você está enfrentando na empresa?

Como você acredita que o ERP pode ajudar a solucioná-los?

Esse é o ponto principal que é necessário ser pensado. Solucionar os seus problemas são os requisitos mínimos que um software precisa ter para tornar a sua gestão integrada melhor. Quando você estiver pesquisando por uma ferramenta de ERP, entenda quais funcionalidades serão necessárias para solucioná-los.

Faça uma lista dos problemas e como você imagina resolvê-los.

Além disso, estabeleça objetivos e metas de utilização desse Software para o futuro. Isso porque, mesmo que no presente você solucione o seu problema, problemas futuros podem aparecer e trazer várias dores de cabeça.

Uma análise prévia de onde você quer estar, quais mercados você quer atuar e quais ações você quer tomar (mesmo que elas estejam apenas no plano das ideias) te ajudam a entender se o software desejado te atenderá ou não.

 

2) Analise a Flexibilidade que o Software de ERP te entrega:

O requisito básico dos softwares de ERP é que ele conheça o segmento que a sua empresa atua. Isso porque, para os aspectos como usabilidade, funcionalidade, é interessante que a ferramenta já tenha aplicabilidade para o seu mercado.

Porém, analise se a ferramenta se limita apenas ao seu segmento de mercado. É importante que um software de ERP te atenda a outras realidades, pois se num futuro você decidir expandir o seu mercado para outros nichos menos competitivos (oceanos azuis, por assim dizer), você vai precisar que o seu ERP entenda como esse novo segmento de atuação funciona.

Lembre-se que, a sua empresa é única, ela tem os seus padrões, cultura, comportamento, valores e o Software deve ser flexível para incorporar as novidades que você quer adotar.

 

3) Analise com cautela o Suporte Técnico do ERP:

Sem sombra de dúvidas que o Suporte Técnico de um ERP (assim como qualquer outro Software) deve ser de qualidade. Porém, analise o quanto de promessas que a ferramenta de ERP te entrega em termos de suporte técnico.

Você concorda que a função do ERP é trazer autonomia para o seu negócio?

Pois bem. Um Software que insiste em te mostrar uma gama de vantagens em termos de suporte, pode na verdade se mostrar não ser a ferramenta ideal. Isso porque, se a ferramenta te vende muito a ideia de suporte técnico, isso pode ser um indício de que essa ferramenta não te entrega muito bem fatores como funcionalidades e usabilidades do produto.

O propósito é que você não precise entrar em vários chamados para resolver os seus problemas.

 

4) O que os clientes dessa ferramenta estão falando sobre o ERP?

Certifique-se que as notas de avaliações do software desejado são altas, veja se há credibilidade (principalmente) entre os usuários que a utilizaram. Basicamente, veja o que as pessoas que já usaram ou usam essa ferramenta falam sobre ela. Existem plataforma de reputação, tal como a Kmaleon, que te ajuda a encontrar relatos verdadeiros de uso desses softwares.

É importante lembrar que marca e nome do software, nesse caso, não são os mais importantes. Por isso, contrate ferramentas que efetivamente agreguem valor a sua empresa.

Jéssica Pires Fernandes

Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, é apaixonada por tecnologia e por Marketing Digital. Atua como Analista de Marketing Digital na Kmaleon com foco em estratégias de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo.

Comentários

PUBLICIDADE