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Vantagens de integrar o WhatsApp ao chat online

Incorpore o WhatsApp ao chat online para profissionalizar o atendimento, usar o mesmo número para sua equipe de representantes e vender mais

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil e já faz parte do nosso cotidiano. Levando isso em consideração, diversas empresas já incorporaram o WhatsApp Business como um canal de atendimento ao cliente.

Entretanto, mesmo a versão para negócios do aplicativo conta com diversas limitações que podem impactar negativamente a experiência de seus clientes durante o atendimento.

Um bom exemplo disso é a impossibilidade de transferir conversas mantendo o histórico ou mesmo de utilizar a mesma conta para múltiplos representantes de sua equipe de vendas.

Felizmente, hoje já é possível contornar estes problemas ao integrar o WhatsApp à uma ferramenta de chat online profissional. Neste artigo, apresentamos as principais vantagens de realizar tal integração e como o seu negócio pode aproveitá-las para vender mais.

 

Limitações do WhatsApp Business

Reconhecendo a necessidade de profissionalizar a comunicação através do atendimento, o próprio aplicativo lançou e disponibiliza gratuitamente uma versão comercial denominada WhatsApp Business.

Esta versão oferece recursos projetados para otimizar a comunicação, como atalhos para respostas rápidas, a possibilidade de criar um perfil comercial e informar o nome de seu negócio, endereço de e-mail e até mesmo um recurso de tags para gerenciar o relacionamento com seus clientes.

Entretanto, o WhatsApp comercial ainda é extremamente limitado, pois não te permite:

  • Avaliar métricas críticas de desempenho, como o tempo de resposta;
  • Transferir conversas para outros setores, departamentos e representantes de sua equipe;
  • Cadastrar múltiplos representantes para atender através de um único número de telefone;
  • Garantir a segurança das informações compartilhadas nas conversas dos apps.

 

Exatamente por isso, o WhatsApp é visto como um canal de atendimento que não transmite profissionalismo e, inclusive, pode ser considerado inviável para empresas de médio e grande porte.

Todavia, não são apenas as grandes empresas que perdem ao trabalhar com funcionalidades tão limitadas. A verdade é que todo tipo de empreendimento deve se preocupar com a qualidade do atendimento, mas isso não significa que você precise abandonar este canal, pelo contrário: vale a pena sim atender pelo WhatsApp, basta integrá-lo à uma ferramenta profissional, confira abaixo.

 

Vantagens de integrar o WhatsApp ao chat online

Sistemas de chats profissionais são ferramentas de vendas online capazes de integrar múltiplos canais de atendimento em uma única plataforma, centralizando as informações e armazenando tanto os dados referentes à cada sessão quanto informações de contato dos clientes e leads atendidos.

Além disso, frequentemente tais integrações te entregam ainda mais funcionalidades que àquelas disponíveis no aplicativo original do WhatsApp, entre outras vantagens, entenda:

Utilizar um único número para múltiplos representantes

Como já mencionamos, precisar de uma conta comercial no WhatsApp para cada representante de sua equipe de atendimento e vendas não é ideal, especialmente porque não há como rastrear o histórico de atendimento, ou seja, o trabalho realizado por cada representando com cada cliente.

Com a integração, sempre que um cliente enviar uma mensagem pelo WhatsApp, ela será recebida na plataforma de chat online e o primeiro operador disponível poderá dar início ao atendimento e, caso necessário, transferir a conversa para outros funcionários ou setores.

Aproveite recursos profissionais

Respostas rápidas realmente fazem a diferença, mas que tal ser capaz de abordar visitantes acessando seu site através de convites proativos e chamá-los para uma conversa no WhatsApp ou no chat online?

Este é apenas um dos recursos oferecidos por uma solução profissional de chat online, podemos destacar também a possibilidade de aproveitar todas as funcionalidades nativas oferecidas pelo WhatsApp enquanto usufrui de recursos como:

  • Relatórios de desempenho detalhados, divididos por cada operador com métricas como tempo de resposta, índice de satisfação de clientes, entre outros;
  • Modelos de mensagens para responder com mais agilidade;
  • Integração do WhatsApp comercial ao seu sistema de CRM.

 

Entre outras funcionalidades projetadas para melhorar as suas chances de conversão, comumente oferecidas por soluções profissionais de atendimento via chat online.

Armazenar conversas seguramente em um servidor protegido

Todas as mensagens enviadas e recebidas pelo WhatsApp ficam armazenadas no seu dispositivo, ou seja, em caso de perda ou furto, todas as informações compartilhadas entre você, seus clientes e até mesmo sua equipe ficarão expostas.

Por outro lado, ao integrar o WhatsApp à um chat online profissional, estes dados são armazenados em um servidor seguro, protegido por senha e no qual você tem controle de acesso.

Isso significa que caso precise desligar um funcionário de sua equipe de atendimento, por exemplo, poderá simplesmente bloquear o acesso do mesmo às informações, protegendo seus clientes e sua própria empresa.

Para aproveitar estes e outros recursos, basta escolher uma ferramenta de chat online profissional que possa ser integrada ao WhatsApp.

 

Profissionalize o atendimento com o WhatsApp integrado ao chat online

Profissionalize o atendimento ao cliente e transforme-o em um diferencial competitivo em seu negócio para vender mais e fidelizar cada vez mais clientes não apenas pelo WhatsApp, mas por todos os canais oferecidos por seu negócio.

Dessa forma, você não precisará mais criar um link do WhatsApp e exibi-lo através de um Widget em seu site, basta integrá-lo ao seu chat online e aos demais canais e estará pronto para atender clientes em todos os pontos de comunicação.

Recomendamos conferir a integração entre o WhatsApp e JivoChat e, em caso de dúvidas, converse com a equipe deles, que está disponível 24 horas para ajudá-lo a aproveitar esta solução ao máximo. Boas vendas!

Formado em Sistemas de Informações e se especializou em SEO e produção de conteúdo digital, área na qual trabalha como gerente de conteúdo e tem como foco a produção de artigos e materiais digitais de qualidade que sejam relevantes e úteis para você.

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