Artigos

TV e Digital trabalhando juntos em 2019

Somente trabalhando juntos é que a TV e o Digital se tornarão um verdadeiro canal omnichannel

 

A televisão continua sendo a principal categoria de mídia em toda a América Latina, sendo responsável por 73,7% do gasto total em publicidade em 2018. Dada a sua capacidade de oferecer uma vasta audiência aos anunciantes e o seu enorme potencial de ROI, não me surpreende que o mix de mídia da América Latina permaneça altamente tradicional.

No entanto, para que esse tipo de publicidade ainda tenha efeito em 2019, é necessário que os profissionais de marketing direcionem seus orçamentos de forma astuta e criem campanhas de TV em um mundo em que o digital ganha cada vez mais relevância. Somente trabalhando juntos é que a TV e o Digital se tornarão um verdadeiro omnichannel.

 

Trabalhando de forma mais inteligente com informações de dados

Apesar de a América Latina apresentar uma das maiores taxas de penetração de publicidade em TV em todo o mundo, são esperados menos de 5 milhões de assinantes de TV paga até 2023. Os anúncios digitais, entretanto, estão crescendo rapidamente e devem representar um terço do total de gastos em mídia em 2022.

O atual ecossistema de mídia digital permite que os profissionais de marketing tenham acesso a uma ampla variedade de dados. Essa riqueza de informação em tempo real pode ser aproveitada para analisar o desempenho dos anúncios de TV. Além de medir as métricas tradicionais, como GRPs, CPMs e ratings, as marcas podem também analisar a resposta do público no próprio dia, como atividade de pesquisa, tráfego da web e instalações de aplicativos. Isso fornece informações valiosas, permitindo que os anunciantes identifiquem quais os gêneros, programas, canais, dias e anúncios mais eficazes a impulsionar a participação da audiência.

Em média, uma campanha normal de TV no Brasil atinge 797 milhões de visualizações. Este alcance pode ser aproveitado para impulsionar a participação online e offline, através da adaptação dos anúncios à resposta do consumidor. Consequentemente, os profissionais de marketing podem otimizar o desempenho de suas campanhas de TV fazendo alterações o rapidamente para oferecer o melhor ROI possível e ampliar o impacto do seu orçamento.

 

Prospere em 2019

As marcas que investem tanto nas mídia online como offline, focando-se em métricas específicas, veem as suas estratégias de marketing crescer e as suas campanhas de TV e Digital prosperar. Assim sendo, que truques os profissionais de marketing estarão implementando em 2019 para atingir seus objetivos de negócio, permitindo que esta mídia offline trabalhe com as mídias digitais em 2019, independentemente do tamanho do orçamento?

 

1. Comece com uma retrospetiva do desempenho da TV

Os profissionais de marketing precisam aproveitar os KPIs baseados em desempenho específicos da marca para descobrir a eficácia das campanhas de TV anteriores. Isso fornecerá informações valiosas para otimizar iniciativas futuras, garantindo que elas não percam relevância no espaço digital ao fazer a transição da mensagem da marca da mídia offline.

 

2.Prepare-se para medir e otimizar

Implemente as ferramentas analíticas certas para gerar informações em tempo real sobre o desempenho das campanhas de TV. Estes dados podem informar alterações na campanha enquanto ela decorre. Identifique os dias, horários, programas, redes, gêneros e criativos que geram a resposta mais forte do consumidor digital.

 

3. Aplique o conhecimento adquirido em campanhas futuras

Os anunciantes devem aplicar os conhecimentos que recolheram para maximizar o desempenho de futuras campanhas. Ponderando as suas escolhas de forma a incluir elementos que funcionam melhor – e eliminar aqueles que não funcionam – garantem o crescimento da performance tanto nos canais online como offline.

 

4. Estratégias Omnicanal

À medida que o mundo digital cresce rapidamente, os anunciantes podem obter informações valiosas através de colaborações e alinhamento de estratégias. As informações digitais, como a atividade de pesquisa, deverão se tornar muito mais prevalentes em campanhas offline.

A TV está bem posicionada para trabalhar em conjunto com o digital. Os profissionais de marketing devem ficar na linha da frente, medindo e compreendendo o impacto das suas campanhas, o que, em última análise, melhora o ROI e justifica orçamentos numa era de progressão digital.

Brett Gillett

é apaixonado por utilizar dados para impulsionar o crescimento do marketing. Com base em seus 15 anos de experiência no setor, ele é responsável por ampliar a distribuição para mais mercados e fornecer consultoria estratégica aos clientes, enquanto trabalham com a TVSquared para alavancar suas campanhas globais de TV. Antes de ingressar na TVSquared, Brett ocupou altos cargos na Sociomantic Labs, TapValue e DataTherapy. Ele também passou 8 anos trabalhando para a Dow Jones Financial Information Services, fornecendo informações essenciais através de dados e análises para investimentos em Private Equity e Venture Capital na Global Markets.

Comentários

PUBLICIDADE