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Teoria x Prática: quando o assunto é marketing digital, qual desses conhecimentos faz mais diferença?

“Fiz um curso de AdWords, mas não consegui bons resultados.”

No nosso ramo de atividade, esta é uma queixa que, infelizmente, está se tornando cada vez mais comum. E o verdadeiro problema por trás dessa queixa pode ser este: a facilidade com que é possível operar (e digo apenas operar) algumas das ferramentas que englobam o marketing digital.

Acontece que, por mais fácil que pareça quando nos deparamos com a usabilidade dessas ferramentas, e por mais que tenhamos fácil acesso a inúmeros conteúdos e conhecimentos sobre esses temas, o fato é: quando vamos executar uma campanha de marketing digital, não é tão fácil conseguir bons resultados.

Como sabemos, estamos na era da informação. Portanto, há muito conteúdo para todos os gostos; multiplicam-se os vídeos tutoriais, bem como gurus e especialistas em temas diversos, incluindo-se aí o marketing digital. Acho isso fantástico; porém, quando um leigo consome esse tipo de conteúdo e acredita que sabe tudo simplesmente porque assistiu ao vídeo em que um especialista em marketing digital (que vende curso para vender curso) fala que aquilo é bom para a empresa dele, o que mais ocorre é: ele executa exatamente o que ouviu desse especialista e, no final, não obtém resultados. E aí a “culpa” pela ausência de resultado passa a ser do marketing digital, claro.

Muitas vezes, quando fico sabendo dessas ocorrências, penso: “Para que eu estudo e trabalho com isso há 16 anos, se posso me tornar um ‘especialista’ somente vendo alguns vídeos no YouTube?”.

Quando alguém me vem com a ideia de que esse tipo de conhecimento é fácil de se adquirir e que não há motivo algum para pagar um profissional que execute esse tipo de serviço, proponho a seguinte analogia:

Pense que a sua empresa é um avião e que, obviamente, você está dentro dele. Esse avião irá decolar, e você precisa escolher um piloto (um especialista em marketing digital) para levá-lo ao seu destino (o sucesso).

De um lado, você tem um “ótimo” piloto, que é regrado e muito consciente do seu conhecimento. Ele tem 10 anos de atuação em simuladores e estuda cerca de 8 horas por dia. De outro, você tem um cara que aparentemente não é tão bom piloto assim, mas que pilota aviões há 10 anos, e todos os dias. Ele já levou mais de 12.000 passageiros em total segurança, sem nunca ter havido qualquer tipo de transtorno em seus percursos.

E então: pensando que a sua vida está baseada nessa decisão, quem você escolheria para pilotar o seu avião?… E quanto à sua empresa: por que você acha que, para que ela finalmente decole no marketing digital, algumas horas de estudo são o suficiente?

De certo, o conhecimento adquirido por meio de estudo é superimportante para o desenvolvimento profissional de qualquer ramo de atividade, e jamais questionarei isso. Contudo, quando estamos falando de conhecimento aplicado –aquele a que normalmente chamamos de “experiência” –, ele será muito mais efetivo em termos de resultados.

E, no segmento em questão, duas coisas devem ser consideradas para se contratar o nosso tipo de serviço.

1- Tempo

O tempo que os empresários perdem ao tentar executar um projeto de marketing digital seria muito mais valioso para eles mesmos se, em vez disso, fosse aplicado em outras atividades referentes ao negócio.

É possível que o marketing digital seja confortável para a maioria que já está conectada. E, por esse motivo, a administração e os números, que nunca foram ensinados, ficam de lado.

Assim, vemos empresários preocupados em obter informações mais específicas do segmento de marketing digital, como qual o CPC e o CPA do Google AdWords, qual o valor mais recomendado para investimento em anúncios, etc.  Porém, muitas vezes eles não sabem dizer qual é o faturamento da sua empresa, não têm informações referentes aos seus próprios custos…

2- Conhecimento aplicado

Mesmo verificando que um projeto de marketing digital ocupa muito tempo (e mesmo que se tenha esse tempo disponível), a verdade é que os resultados dessas tentativas tendem a ser frustrantes!

O conhecimento está ali (por exemplo, ao alcance de um vídeo); no entanto, o interessado não dispõe de experiência alguma com negócios on-line, e esse é o principal diferencial para a contratação de uma empresa de serviços.

Compre conhecimento, e não serviços!

 

Assim, basicamente, gostaria de deixar claro o valor do conhecimento aplicado e o quanto isso deve ser levado em consideração na hora de optar pelo “barato” ou pelo “faça você mesmo”, no lugar de contratar um serviço profissional.

Se você já teve uma experiência com esse tipo de contratação, compartilhe com a gente nos comentários!

 

é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.

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