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Tendências da publicidade mobile em 2017

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A palavra de ordem na publicidade é contexto. As marcas que souberem aproveitar os recursos tecnológicos e dados disponíveis levarão vantagem na competição por levar as mensagens adequadas de acordo com o momento do consumidor em sua jornada. Diante deste cenário, a publicidade mobile cada vez mais tem sido reconhecida como a forma mais efetiva de atingir esse objetivo.

Sem dúvida alguma, temas como fraude, Ad Verification, Viewability serão três tópicos que vão dar muito o que falar. Acredito que a compra programática e mídia digital, em geral, vão focar em melhores práticas, em combate à fraude, além de entender e adotar medidas para assuntos que envolvem viewability.
Abaixo destaco essas outras tendências para 2017:

 

Vídeos

O sucesso do Snapchat e o aprimoramento de recursos de outras redes como Twitter e Facebook para oferecer mais soluções ligadas à vídeo revelam o quanto este formato de conteúdo se torna o de maior engajamento entre os usuários. Em 2017, as marcas deverão adotar em suas estratégias formatos em vídeo vertical ou mesmo publicidade em vídeos em 360º que são mais propensos à interação.

 

Geolocalização

Os smartphones estão a todo instante junto com os usuários e se tornaram a porta de acesso aos consumidores em qualquer momento de sua jornada. Se por um lado permite maior acesso às pessoas, por outro exige estratégia precisa para que a publicidade seja percebida como interrupção e faça sentido. Neste cenário, a geolocalização, especialmente indoor, tem sido um recurso precioso e valorizado, pois permite aos anunciantes a comunicação em seus pontos de venda, com ofertas e convites para consumidores dentro das lojas ou como um dos atrativos para levá-los até eles.

 

Criativos Dinâmicos

A contextualização da mensagem é um dos grandes dilemas de qualquer profissional de marketing. Hoje a tecnologia é um aliado fundamental para atingir essa meta. Uma das inovações do mercado mobile em 2016 e que ganhará força em 2017 é o uso de criativos dinâmicos. A solução permite que em uma mesma campanha seja utilizada o mesmo conceito criativo com peças e mensagens adaptadas às variáveis externas como o clima do local em que se encontra o usuário ou a hora do dia, por exemplo. A utilização deste recurso oferece diversos benefícios como: customização da mensagem em grande escala; incorporar estratégias mais complexas ao incluir as variáveis de clima; tempo e localização; melhores índices de ROI ao garantir a personalização da mensagem e consequente engajamento com as peças; otimização da execução das campanhas.

 

ROI é preciso

O retorno sobre a inversão sempre será um conceito importante em qualquer mercado, tanto para quem investe para ter segurança de que não há desperdício financeiro como para o prestador de serviço para comprovar a efetividade da estratégia adotada. Em 2016, observamos o crescimento da adoção da métrica viewability em mobile, que é a forma mais precisa de medir as oportunidades que os usuários tiveram de ver os anúncios. A tendência para 2017 é o aperfeiçoamento desta métrica e maior adoção por parte de todos os players do ecossistema de publicidade.

 

Mais investimentos

O estudo SMoX, realizado pela MMA, confirma que publicidade mobile é duas vezes mais eficiente do que os outros meios na análise do funil de vendas, comprovando a partir de estudos de caso a capacidade desta mídia em gerar retorno financeiro. Além disso, o material mostra a percepção de que muitas marcas ainda estão em período de experiência no que tange os investimentos em publicidade mobile. A análise revela entanto, que já é tempo de apostas mais agressivas, sem risco e com garantia de bons frutos. De acordo com o SMoX, a média de alocação dos investimentos em mobile dentro do mix é de 3 a 5%. O valor apontado como ideal para se obter os melhores números possíveis seria entre 12 a 20%. Este incremento impactaria em uma melhora de awareness (18%), imagem (17%) e vendas (14%).

 

Programática

De acordo com o estudo da Magna Global, os investimentos em mídia programática deverão triplicar entre 2015 e 2019, no Brasil. A expectativa é que os investimentos passem de US$ 239 milhões em 2015 para US$ 897 milhões em 2019. A cada ano, é possível perceber que as agências e anunciantes entendem programática como uma forma de garantir a transparência, automação e eficiência no processo de compra de mídia, permitindo alocar recursos humanos em funções mais estratégicas, por exemplo. Além disso, as marcas e anunciantes têm observado o valor das plataformas programáticas pela maior capacidade de segmentação, garantindo maior customização da mensagem.

é um empresário Digital, fundador da Adsmovil e Bea Digital. Levou companhias de propaganda para a América Latina. Mais de 15 anos de experiência no comércio eletrônico digital e no campo de anúncios mobile, Marketing de Internet, comércio eletrônico, publicidade online, publicidade móvel, Estratégia de Negócios, Plataformas online de Desenvolvimento de Negócios. Trabalhou em vários países da América Latina, como Search Engine marketing, mídia Online, social Media.

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