Sexta-feira, 05 de agosto de 2016
Hoje, antes de começar uma reunião, comecei a fuçar no meu SnapChat e percebi uma mudança muito radical na forma de utilizá-lo.
Por isso, resolvi compartilhar com vocês a minha percepção de como as empresas devem surfar nessa nova onda, e o quão rápido isso precisa acontecer.
O SnapChat já se consolidou, e isso ninguém mais pode negar.
Ele superou o número de usuários diários do Twitter e, no mês de junho de 2016, chegou a 150 milhões de usuários ativos diariamente.
É a rede com a maior taxa de engajamento em relação aos seguidores, pois o “amigo” que escolhe ver os seus snaps os vê, de fato!
Outro diferencial do SnapChat é a escassez, que move os olhares para as histórias dentro do aplicativo. Afinal, se você não acessá-lo dentro de 24 horas, acaba perdendo tudo o que aconteceu por ali.
Sendo assim, e pensando que o engajamento é verdadeiramente a melhor forma de propagar uma oferta, as marcas estão – ou deveriam estar – desesperadas para aproveitar essa onda.
Porém, no meu ponto de vista, o SnapChat “cagou” em sua última atualização, ao liberar que você poste fotos da sua galeria dentro do App.
Na minha opinião, o grande argumento que dava poder ao SnapChat era justamente o fato de você só conseguir postar fotos da sua câmera.
Era isso que atraía o engajamento para ver o que as pessoas ou marcas realmente vivem no momento, e não as fotos editadas e produzidas para influenciar.
Essa questão de mostrar o que está realmente acontecendo passa muito mais verdade, e o consumidor moderno gosta disso.
Perdemos totalmente o aspecto da naturalidade do Snap, e muito provavelmente ele entrou em uma disputa com os outros Apps que já disponibilizam essa função, como o Instagram e o Facebook.
Se sua empresa ou marca pretende usar essa estratégia dentro do marketing digital, essa é a hora.
Vejam o caso do Itaú, que para mim é fantástico!
A meu ver, o Itaú faz três trabalhos de Marketing através do Snap.
A primeira intenção, que é mais nítida e também divulgada, é expor os setores de trabalho dentro do banco e tirar dúvidas sobre estágios para se comunicar com um público mais jovem e, assim, atrair talentos.
Para mim, existe também um segundo ponto. Ao afirmar que o ambiente de trabalho do Itaú é agradável, o colaborador se compromete com aquele fato, e aí está um excelente trabalho de EndoMarketing.
O terceiro ponto, que indiretamente visualizo, é que até mesmo os jovens que não pretendem trabalhar no banco serão influenciados pelo aspecto da inovação, criando, assim, afeição com a marca. Esses jovens serão os futuros clientes do Itaú!
Portanto, caso sua empresa tenha algum interesse em impactar um público mais jovem, com certeza o SnapChat ainda pode trazer bons frutos, mas em breve outras redes surgirão. Então, aproveite enquanto é tempo!
é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.
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