Artigos

Melhore a versão mobile do seu site para obter um ótimo posicionamento

Recentemente, o Google lançou seu novo algoritmo para mobile. Agora, os usuários das plataformas mobile têm um papel muito mais forte que antes.

Hoje em dia, vários sites já contam com um desenho adaptado. É um fato importante considerando que, o tráfego e o e-commerce mobileainda estão em crescimento. Você sabia que as transações mobile aumentaram 82% e o seu rendimento cresceu 105% em 2014? (fonte:Barômetro da Performance mobile 2015) Mesmo assim, ainda há muitos sites que não são equipados completamente para dispositivos mobile. Assegure-se de otimizar seu site e brindar uma ótima experiência  para o usuário mobile e melhores rankings nos resultados de busca.

É fácil navegar pelo seu site nos diferentes dispositivos?

Existem diferentes maneiras de comprovar a usabilidade de um site ( nos diferentes dispositivos)

1. Acesse sua página web desde (os diferentes) dispositivos mobile

O passo mais fácil é entrar no seu próprio website desde um dispositivo mobile para comprovar que todas as funções estão dando certo. As perguntas que você deve responder são: Está tudo funcionando corretamente? É fácil navegar em todas as páginas? O fato de revisar sua página de uma forma lógica e crítica, permite descobrir melhoras potenciais.  É recomendável pedir para amigos testarem a funcionalidade do site para obter outro tipo de comentários.

Checklist para ajudar você:

    • A página está organizada corretamente? Está usando a tela sem deixar espaços em branco? Ou precisa mover horizontalmente para enxergar a informação?
    • O texto é legível? Fontes muito pequenas ou muito grandes causam problemas de uso. O ideal seria que o visitante não precisasse fazer zoom do texto para conseguir lê-lo.
    • As imagens estão bem adaptadas?  O ideal é contar com imagens de vários tamanhos.
    • O menu/navegador funciona corretamente em qualquer dispositivo? Assegure-se de comprovar em miniatura e tela completa, tanto em mobile como em tablet.
    • Clique em algum link para testar o direcionamento.
    • A página carrega rapidamente? Sites lentos, geralmente, causam muita frustração para os usuários, dando lugar a uma taxa alta de cancelamento e rankings mais baixos (de mobile)
    • Todos os elementos do site estão localizados corretamente no dispositivo mobile? Tabelas, comparadores, o formato do site, são alguns dos elementos que podem causar problemas de visualização.

 

Google criou um guia com conselhos e dicas sobre o acesso para o usuário do suporte mobile.

2. Use a ferramenta Google Mobile Friendly

Google procura entregar uma experiência ótima para o usuário, inclusive, depois de ter abandonado a ferramenta de busca.  Para adaptar os usuários,  lançaram a ferramenta Mobile-Friendly no ano passado. A ferramenta escanea seu website em vários aspectos e providencia dicas de otimização relevantes que podem ser aplicadas diretamente no seu site.  Aplique essas dicas o mais rápido possível para se beneficiar do crescimento do mercado m-commerce. Analise seu site em Feedthebot.com .Esta ferramenta não oferece somente dicas de otimização, mas também, uma explicação detalhada do por quê de cada conselho.

é Head of Operations Sales Brazil na Zanox

Comentários

PUBLICIDADE