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Seu WhatsApp agora é SnapChat. Hã?!?

Isso mesmo! Recentemente, o WhatsApp lançou um recurso com a mesma função do Instagram e do SnapChat.

Agora, o maior aplicativo de mensagens do mundo disponibilizou para você uma função de compartilhar fotos e vídeos que só podem ser vistos por todos os seus contatos do WhatsApp no período de 24 horas.

E essa guerra não começou hoje (rsrsrsrsrs)…

Em 2013, o portal Globo.com (na minha opinião, um dos portais mais sérios que existem no Brasil) divulgou que o SnapChat recusou a oferta de US$ 3 bilhões que o Facebook lhe fez.

Uau!!! O Facebook, o maior grupo de redes sociais do mundo, ofereceu a bagatela de US$ 3 bilhões para adquirir o SnapChat, a rede social que mais crescia no ano de 2013, e o seu presidente e cofundador Evan Spiegel recusou a oferta, no intuito de aumentar a quantidade de usuários e, assim, elevar o valor do App.

Mas será que recusar essa oferta foi uma boa ideia?…

A questão é que, quando o SnapChat recusou a oferta, foi (na minha humilde opinião) como se tivesse declarado uma guerra contra o Facebook! O titio Mark não gostou muito de ser ignorado e, por esse motivo, logo em seguida, ele lançou em um de seus aplicativos (o Instagram) a função de História, que nada mais é do que um SnapChat dentro do Instagram.

Claro que, por alguns outros motivos que vão além do lançamento de uma função que já existia no Instagram, o SnapChat perdeu muita força, e a entrada de novos usuários reduziu drasticamente.

Acredito que essa redução aconteceu porque o Instagram já possuía mais usuários e maior engajamento. Além disso, parece-me que o SnapChat também tem uma falha: a usabilidade do Snap é um pouco mais complexa – o que não era um problema para o público mais jovem, mas acontece que, para crescer, é necessário alcançar todas as idades, e o Instagram sabe muito bem disso.

Agora que essa nova função entrou no WhatsApp (e imagino que o engajamento será muito maior do que nas outras), podemos refletir no quanto vale para a sua empresa estar presente nesta rede.

Apesar de existirem muitas dúvidas no mercado empresarial sobre como usar efetivamente o WhatsApp para a estratégia de negócio, é bom começarmos a pensar um pouco mais seriamente nessa questão, pois esse novo recurso muda completamente o rumo da prosa!

Acredito que agora será tão essencial que a sua marca esteja presente no WhatsApp quanto já é essencial que, hoje, ela esteja presente no Facebook.

Como especialista em marketing digital, vejo que a experiência do usuário quanto a se relacionar com a sua marca dentro do WhatsApp traz a possibilidade de reduzir ainda mais a distância entre marca e consumidor, sendo que, em breve, essa novidade será o futuro do relacionamento digital!

Portanto, seja ousado e arrisque; vale a pena chegar primeiro e ser visto pelo seu público. E tenha atenção, invista em estratégias para conseguir o número do celular dos seus prospects e clientes, já que é nesse contato que está o futuro do relacionamento!

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é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.

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