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Seja o vendedor de sucesso que todo consumidor procura

Pois é, todos nós sabemos que o mercado de trabalho não está fácil – independente da área. Em um universo de competição acirrada e recrutadores cada vez mais exigentes, o profissional que deseja obter sucesso precisa se destacar, mostrando, por exemplo, uma capacidade que o diferencie dos demais.

A constante busca por esse diferencial é o que motiva muitos profissionais a ir além, buscando mais do que aquilo que qualquer um pode fazer. É o que ocorre, por exemplo, no universo das vendas. Um “vendedor de sucesso” não pode se fixar apenas nas obrigações comuns, é preciso pensar nas tendências para esse novo universo, que inclui a fidelização dos consumidores, a disseminação de conteúdo e a criação de relacionamentos.

– Planejamento

Adquirir o hábito de seguir um planejamento diário é importante para qualquer vendedor, já que a administração do tempo faz com que tudo fique mais organizado. É preciso reservar momentos para resolver pendências anteriores, estabelecer novos contatos, realizar estratégias de pós-venda, entre outros. Disciplina e foco são as palavras de ordem aqui!

– Conhecimento/informação

Conhecimento é fundamental. Em primeiro lugar, é preciso conhecer exatamente quem é seu público-alvo e as realidades de seu mercado de atuação. Realizar uma análise da concorrência, conhecer bem seu produto e o tipo de comportamento de seu cliente também são atitudes fundamentais.

Por outro lado, existe a informação. Um bom vendedor precisa saber o máximo de detalhes sobre a empresa e os processos que envolvem seu trabalho para que consiga desenvolver argumentos que convençam e cativem os consumidores.

– Produto

Descubra a melhor maneira de apresenta-lo aos clientes com base na pesquisa prévia a respeito de seu público-alvo. Destaque seu produto a partir das necessidades e interesses principais dos consumidores, diferenciando-o dos demais e destacando benefícios e serviços adicionais. É a melhor maneira de não errar na abordagem!

– Ética/clientes/comunicação/fidelize

É preciso agir com ética em todos os momentos. Em vez de criticar a concorrência, por que não aproveitar o tempo para adquirir mais conhecimento a respeito de seu produto e diferenciar sua empresa das demais?

A ética também deve estar presente em qualquer relacionamento com os clientes. É preciso analisa-lo ao fundo, descobrindo seus interesses e suas reais necessidades, para oferecer aquilo que todo consumidor busca: segurança e bom atendimento. Um cliente precisa ser ouvido. Lembre-se disso a cada venda!

A comunicação também é essencial, principalmente para vendedores. Foque sua atenção no cliente, fale com entusiasmo e demonstre interesse em saber mais sobre ele. O contato visual, neste caso, também é um diferencial, pois estreita os relacionamentos e cria um sentimento amigável entre as duas partes, o que é essencial para a fidelização. É preciso transformar a sua marca em uma referência para aquele produto – o que também fará com que clientes “amigos” indiquem outros clientes.

– Imagem

Além de possuir toda informação e conhecimento necessários e adotar uma postura ética e confiável, um bom vendedor precisa manter uma postura profissional de respeito ao consumidor e à sua própria empresa, o que aumentarão sua credibilidade. É preciso transmitir segurança aos clientes, para que eles se sintam confortáveis no momento de realizar a compra – o que é ainda mais importante na internet, onde existe um nível de desconfiança maior em relação à procedência das lojas.

A última – e não menos importante – dica é trabalhar com paixão e muita dedicação. Fazer algo que nos dá satisfação traz resultados mais rápidos e o esforço sempre será recompensado. Persista no começo e faça tudo que estiver ao seu alcance para colher os melhores frutos no final!

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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